Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/07/2010 - 07:53

Vera Lucia Barbosa Lima, em Perfil

Na FedEx há 18 anos, como gerente sênior de operações há 14 e com 35 de carreira, a carioca Vera Lucia Barbosa Lima, 55, Barbosa Lima herança do jornalista e tio avô Barbosa Lima Sobrinho, foi a primeira brasileira e mulher a substituir um norte-americano expatriado, assumindo assim o controle geral na área de operações terrestres da empresa. Vera é encarregada de mais de 250 profissionais em quatro estados brasileiros, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Entre suas responsabilidades estão: desenvolver projetos, coordenar cinco estações de coleta, viajar periodicamente, ser consultora e gerenciar equipes nas quais 80% são homens.

“Dona Vera”, como é conhecida pelos funcionários, é enérgica no trabalho, mas é quase uma grande mãe quando aconselha os couriers, 149 entregadores de encomendas, que saem pelas cidades diretamente atendidas pela FedEx imbuídos pelo compromisso de cumprir horários impreterivelmente. “Com um trânsito como o de São Paulo por exemplo temos que manter a calma. Eu digo para eles sempre colocarem a cabeça no lugar. Agirem sempre com cortesia e pensarem antes de seguir o impulso. Muito mais do que o trabalho, é a vida deles e a dos seus semelhantes que está em jogo.”

Em um ambiente em que cada minuto é cronometrado, a aplicação da logística implementada pela empresa é fundamental. A estrategista Vera está sempre a par de tudo, seja via relatórios ou pessoalmente, quando acompanha as operações nos centros de coleta que começam às 7h da manhã e acabam às 22h. “Às vezes espero os couriers voltarem para agradecer pessoalmente pelo dia de trabalho. Não é demagogia, não. Na FedEx nós realmente nos importamos com as pessoas.”

As pessoas importam - Purple Promisse, PSP - People Service Profit and Sales e Commitment são termos utilizados por todos na empresa, do cafezinho à diretoria, e não há quem os desconheça. Na FedEx, investir, incentivar e premiar talentos são mais que uma tradição, são promessas de uma vida profissional que se estende à vida pessoal. “Às vezes, chega a ser engraçado ouvir comentários como no outro dia, quando um dos funcionários contou que estava com dor de cabeça, mas a mulher mandou ele trabalhar, pois onde já se viu faltar um dia de trabalho em uma empresa como essa”, comenta Vera.

Trajetória - Com formação em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Gama Filho no Rio de Janeiro, além de cursos de especialização ao longo da carreira, Vera começou cedo uma trajetória internacional que certamente contribui para seu atual estágio. Aos 15 anos, com o pai militar, a família mudou-se para Washington (EUA) onde estudou até os 20. Ao retornar ao Brasil, com o domínio da língua inglesa, foi contratada pela extinta americana PanAm. A falência da empresa, no entanto, acabou contribuindo para seu retorno aos Estados Unidos, Nova Iorque, onde estudou Administração de Empresas na Universidade de Columbia. Meses depois Vera ingressaria na FedEx, onde está até hoje.

Todos os dias, ao deixar sua sala com mapas, planilhas e softwares de monitoração, Vera segue para Jundiaí onde mora com o marido, Alberto Barbosa, que trabalha em Campinas, e os dois filhos Jorge, 24, e Felipe, 23 “Jundiaí está praticamente no meio do caminho para meu marido e eu. Adoro aquele lugar. A casa vive cheia de amigos e sempre aparece alguém para um churrasco, aliás, meus amigos são sempre mais novos do que eu”. Mas quem pensa que Vera chega em casa e vai para a frente da TV está enganado. Ela faz musculação toda noite em uma academia da cidade. “Lá tem um DJ animadíssimo que toca muito bem. A gente se diverte e eu adoro. Faz bem para a alma depois de um dia de trabalho.”

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira