Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/07/2010 - 08:51

Parceria real no mundo virtual

Uso da internet deve ser controlado sem repressão e ter participação dos pais.

Curitiba– Incentivo à leitura, desenvolvimento da coordenação motora, acesso a diferentes culturas, diversidade de informações, novidades a todo instante. São inúmeros os benefícios que a internet trouxe, mas quais os cuidados especiais que devem ser tomados quando quem acessa o mundo virtual são as crianças? No período de férias, elas tendem a dedicar mais tempo às atividades no computador e é nesse momento que os pais devem redobrar a atenção aos filhos.

Para o professor Ricardo Beck, supervisor de Informática do Colégio Positivo, definir horários e limitar o tempo para que as crianças acessem a internet é a melhor maneira de se promover o entretenimento e a busca por conhecimentos sem exageros. “Não há um limite de tempo exato para que a criança fique diante do computador, mas entre uma hora e uma hora e meia consecutiva é suficiente”, afirma o professor, apontando a necessidade de a criança exercitar o corpo e descansar a visão. O limite diário de acesso pode ser maior e deve ser definido pelos pais, mas é importante que seja diluído em intervalos de tempo, de acordo com a orientação de Beck.

Para ter o controle do que a criança busca na internet sem invasão e autoritarismo, o ideal é que o computador seja colocado em um local dentro do campo de visão dos pais. Perguntar para o próprio filho quem são seus amigos e o que eles conversam auxilia na construção de uma relação confiável e faz com que a própria criança deixe os pais a par das suas amizades virtuais. “A palavra-chave é parceria. Se os pais entenderem a necessidade dos filhos, os filhos vão obedecer aos pais e o meio termo será encontrado em consonância”, diz Beck. Incentivar o acesso a sites educacionais, auxiliar as crianças na busca por jogos não violentos e orientá-los a fazer pesquisas somente a partir de fontes seguras, conhecidas por sua credibilidade, é uma forma de os pais colaborarem com o uso saudável da internet.

Prós e contras - Para o professor, a quebra dos limites geográficos está para a internet assim como a facilidade de locomoção está para o automóvel. “Da mesma forma, os resultados provocados por alguém que dirige na contramão estão para o carro como a falsa ilusão de relacionamentos sinceros está para quem usa a internet sem a perspicácia necessária”, afirma.

A oportunidade que as crianças e jovens têm de se comunicar com pessoas de todo mundo é um avanço sociocultural. Mas, “aqueles menos orientados pelos pais, muitas vezes, acabam apresentando o mapa da vida familiar, facilitando a atuação de pedófilos e sociopatas”, alerta Beck.

Para o especialista, sem dúvidas, a internet é um instrumento de informação, comunicação e entretenimento, que influencia positivamente na vida de crianças, jovens e adultos. Mas é preciso reconhecer seus riscos e, assim, a importância de os pais dedicarem muita atenção à vida virtual dos filhos.

Colégio Positivo– Em Curitiba, o Grupo Positivo atua com Colégio Positivo, a instituição de Educação Básica que compreendem três colégios, onde nasceu e se desenvolveu o modelo de ensino levado a todo o país e exterior. As três unidades são: o Colégio Positivo Júnior, o Colégio Positivo - Jardim Ambiental e o Colégio Positivo - Ângelo Sampaio. O método de ensino combina tecnologia, material didático atualizado por um centro de pesquisas pedagógicas próprio e professores qualificados, com o compromisso de formar cidadãos conscientes e solidários. Os alunos têm à sua disposição atividades complementares esportivas e culturais, do basquete ao teatro, além de aulas de informática e de idiomas (inglês e espanhol). A solidariedade, a cidadania e o espírito crítico também são estimulados por meio da promoção de projetos e atividades pedagógicas e de cunho social. O Grupo Positivo, do qual o Colégio Positivo faz parte, é a maior corporação de Educação e Tecnologia do Brasil, conta com mais de 7,5 mil colaboradores e atua no Brasil e nos Estados Unidos, além de países da Ásia, América do Sul, África e Europa. Colégio Positivo na Internet: www.colegiopositivo.com.br. Informações: (41) 3335-3535 – Colégio Positivo Júnior. (41)3360-1900 – Colégio Positivo - Jardim Ambiental. (41) 3322-8944 – Colégio Positivo - Ângelo Sampaio.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira