Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/07/2010 - 09:08

Vendas de motos crescem no segundo trimestre de 2010

Brasília- Neste período, os concessionários emplacaram 4.515 unidades, contra 4.329, na mesma época do ano passado, o que representou uma alta de 4,3%.

Brasília - Pesquisa do Sindicato dos Concessionários de Veículos do Distrito Federal (SINCODIV/DF) revela que, no segundo trimestre de 2010, os emplacamentos de motos no DF tiveram um crescimento de 4,3%, em relação ao mesmo período do ano passado. Nesta época, os concessionários que atuam no ramo venderam 4.515 unidades, contra 4.329 em 2009.

Entretanto, nas vendas de junho, quando 1.357 motos foram comercializadas, houve queda de 11,6% frente a maio, mês em que os empresários do setor emplacaram 1.535 motocicletas. No acumulado do ano, considerando a soma de tudo que foi vendido no primeiro semestre, o segmento também registrou um recuo nas vendas. Foram 8.400 motos em 2010, contra 8.895 unidades, em 2009.

Para o diretor de Motocicletas do SINCODIV/DF, Sérgio Morais, o recuo nas vendas foi decorrente da redução de estoque nas concessionárias para atender prontamente a demanda. "A procura por motos aumentou. Mas, em junho, as fábricas não conseguiram suprir esse crescimento, o que atrapalhou um pouco. Mas acredito que a indústria, em julho, vai retomar a produção e a situação vai se regularizar", considera.

Apesar da queda no sexto mês do ano, Morais ressalta que a alta observada no segundo trimestre de 2010 comprova que o setor tem se recuperado da crise financeira global. "Mas a retomada dos patamares de crescimento percebidos em 2008 ocorrerá de forma gradativa. Aos poucos, os fabricantes aumentam a produção, a liberação do crédito por parte dos bancos fica mais fácil e as concessionárias começam a oferecer vantagens aos consumidores", argumenta.

Outro resultado positivo para o mercado de motos do DF é o fato de queda em junho ter sido menor do que a obtida em nível nacional. De acordo com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motos (Abraciclo), houve um recuo nas vendas de 16%, em comparação com maio. "A diminuição nas vendas foi menor no DF, o que mostra a força do mercado local", conclui Sérgio Morais.

Ranking - Das cinco marcas de motos mais vendidas em junho todas registraram queda nos emplacamentos, em relação a maio. A Honda mantém a liderança no ranking, com 961 unidades comercializadas, contra 1.057, no mês anterior, o que significou um decréscimo de 9,1%.

Logo em seguida vem a Yamaha, que registrou um recuo nas vendas de 18,6%. A montadora vendeu no DF 153 motos em junho, contra 188 em maio. Com 70 unidades emplacadas, a Suzuki teve uma queda de 17,6%, em relação ao mês anterior, quando 85 unidades foram vendidas. A Dafra comercializou 65 unidades, o que representou uma queda de 14,5% na comparação com maio, período em que a montadora vendeu 85 motos no DF. A Kawaski finaliza o ranking com 55 motos vendidas em junho. No mês anterior, a montadora emplacou 51 unidades, o que representou uma queda de 7,8%.

Perfil- SINCODIV-DF é filiado à Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) e conta com 47 associados. A entidade é responsável pela pesquisa mensal sobre os emplacamentos de veículos no DF. Entre as suas principais atribuições está a realização do Festival das Autorizadas do Distrito Federal (AutoFest), que ocorre duas vezes ao ano. O evento se configura hoje como o maior feirão de carros zero quilômetro do DF.

Ranking das marcas mais vendidas em Brasília em junho de 2009/(Motos): 1º Honda-961 unidades | 2º Yamaha -153 unidades | 3º Suzuki -70 unidades | 4º Dafra - 65 unidades \ 5º Kawasaki - 55 unidades.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira