Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/07/2010 - 08:36

Petrobras inicia produção no pré-sal do Espírito Santo


O poço do pré-sal de Baleia Franca começará a produzir cerca de 13 mil barris de petróleo por dia (bpd) de petróleo leve, estimado em 29 graus API. A previsão é que atinja a capacidade máxima, de 20 mil bpd, ainda este ano. Ainda, até o final do ano, está previsto que a plataforma seja interligada a um total de nove poços. Serão três poços produtores e dois injetores em Cachalote, e três poços produtores - dois destes na camada pré-sal - e um injetor em Baleia Franca. O pico de produção está programado para ocorrer em dezembro de 2010, com expectativa de volume de 100 mil barris de óleo por dia e 1,35 milhões de m3 de gás natural.

A Petrobras iniciou, no dia 15 de julho (quinta-feira), a produção de petróleo da camada pré-sal do Campo de Baleia Franca, localizado a cerca de 85 km da cidade de Anchieta (ES), no complexo denominado Parque das Baleias, na Bacia de Campos. As acumulações do pré-sal do Campo de Baleia Franca foram descobertas em dezembro de 2008.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, participaram da cerimônia de extração do primeiro óleo da camada pré-sal do Campo de Baleia Franca. Na ocasião, o presidente Lula afirmou que a descoberta do pré-sal pela Petrobras foi “fundamental para o forte desenvolvimento da indústria naval e petroquímica no Brasil, em menos de cinco anos”.

Durante o evento, o presidente da Petrobras ressaltou que esta é “a primeira produção comercial permanente do pré-sal brasileiro, e que já utiliza materiais adaptados e preparados para responder às características específicas da produção de petróleo no pré-sal”. O projeto adotará tecnologias pioneiras, concebidas para operar nas condições geológicas do pré-sal. Entre elas, novos modelos de risers flexíveis (tubulações para o escoamento de petróleo que ligam o poço à plataforma) e novas soluções tecnológicas para colocar os poços em produção (completação). O uso dessas tecnologias permite a melhoria da eficiência operacional e representa um novo passo no desenvolvimento dos reservatórios do pré-sal.

A produção foi iniciada através da conexão do FPSO Capixaba ao poço 6-BFR-1-ESS. O FPSO Capixaba é afretado para a Petrobras pela empresa SBM, e operava anteriormente no Campo de Golfinho. Para aproveitar a oportunidade de antecipação de produção dos Campos de Cachalote e Baleia Franca, foi realizada uma adaptação na planta de processo da plataforma, para viabilizar a instalação no Parque das Baleias.

O poço do pré-sal de Baleia Franca começará a produzir cerca de 13 mil barris de petróleo por dia (bpd) de petróleo leve, estimado em 29 graus API. A previsão é que atinja a capacidade máxima, de 20 mil bpd, ainda este ano.

O FPSO faz parte do Projeto de Desenvolvimento Integrado de Cachalote e Baleia Franca e permite a interligação dos dois campos. A Plataforma já produz desde maio deste ano no pós-sal do Campo de Cachalote, através do poço 7-CHT-5HA-ESS, localizado a 5 km de Baleia Franca, e desde junho de 2010 no poço 7-CHT-7HP-ESS, totalizando uma produção de 44 mil bpd.

Até o final do ano, está previsto que a plataforma seja interligada a um total de nove poços. Serão três poços produtores e dois injetores em Cachalote, e três poços produtores - dois destes na camada pré-sal - e um injetor em Baleia Franca. O pico de produção está programado para ocorrer em dezembro de 2010, com expectativa de volume de 100 mil barris de óleo por dia e 1,35 milhões de m3 de gás natural.

As características técnicas do FPSO Capixaba são a capacidade de produção de 100 mil bpd, capacidade de compressão de gás de 3,2 milhões de m3/dia, capacidade de armazenamento de 1.600.000 barris, capacidade de injeção de água de 22.000 m3/dia, capacidade de operar em local onde a profundidade seja de até 1.500 metros, comprimento ded 345 metros (equivalente ao comprimento de três campos de futebol), peso total carregado de 254.444 toneladas (corresponde ao peso de 300 mil carros populares), acomodações de 96 trabalhadores embarcados.

Na ocasião foi também anunciado estudo para implantação de um pólo-gás químico no Espírito Santo.

"Nós estamos desenvolvendo projetos, portanto, ainda em fase de projetos, mas se tornarão realidade dentro em breve, para desenvolver a química do gás natural, para produzir produtos químicos no Estado do Espírito Santo", disse o presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli

“O Espírito Santo é o segundo maior produtor de petróleo no país com 165 mil barris diários de petróleo e cinco milhões de metros cúbicos de gás. E já está a caminho dos 500 mil barris por dia nos próximos anos. A gente quer fornecer gás para o Brasil, mas não quer ser meramente fornecedor de matéria prima, queremos agregar valor e dar oportunidades para os capixabas", avaliou o governador Paulo Hartung

Hartung informou que a localização do novo pólo deverá ser próxima à Unidade de Tratamento de Gás Natural de Cacimbas, em Linhares.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira