Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/07/2010 - 09:25

Dharma Digital


Como desenvolver a consciência espiritual na era da informação, Dharma Digital faz a conciliação entre o domínio espiritual e as novas mídias.

“Eu comparo este livro a O Tao da Física, de Fritjof Capra. Capra nos mostra que há paralelos entre as metáforas da ciência moderna e as da tradição espiritual. Vedro nos mostra que há paralelos entre as metáforas das tecnologias da comunicação e as da espiritualidade. Sim, é possível iniciar-se no pensamento espiritual através da internet e da Infosfera, principalmente se você tem a ajuda de Dharma Digital”

Amit Goswami, autor de O Universo Autoconsciente e A Física da Alma.

Dharma Digital, do consultor e aficionado em telecomunicação Steven Vedro, é um guia teórico e prático para os experts em tecnologia e estudiosos da espiritualidade que buscam o caminho para uma nova consciência. Através dos conceitos de gurus da comunicação, como Marshall McLuhan, e dos ensinamentos de mestres espirituais, como Ken Wilber, o autor detalha os efeitos da tecnologia no desenvolvimento humano.

Para isso, Vedro, que produziu nos anos 1980 a primeira série da TV norte-americana sobre o consumo de aparelhos eletrônicos, traça um paralelo peculiar entre a sabedoria oriental e as tecnologias revolucionárias dos últimos tempos. Assim, utiliza os meios de comunicação para expandir o autoconhecimento e os limites da consciência com o auxílio dos 7 chacras de energia da yoga: básico (órgãos excretores), sexual (órgãos reprodutores), plexo solar (órgãos digestivos), cardíaco (coração), laríngeo (pulmões, órgãos da fala), terceiro olho (mesencéfalo) e coronário (neocórtex).

Em cada capítulo de Dharma Digital, Vedro descreve um dos chacras ligando-o com um símbolo das novas mídias. Por exemplo, conecta o chacra laríngeo com a internet e, por meio desta ponte, desenvolve teorias sobre ambos, como a ideia de que este meio nos desafia a falar a verdade e confrontar as mentiras. Ao final de cada tópico, são propostos exercícios práticos de visualização para que o leitor consiga entender e aplicar os conceitos.

É por meio desse universo que Vedro apresenta o sistema que se tornou a base de um novo mundo – a "Infosfera". Segundo o autor, ela atua como um campo que abrange o corpo físico e mental, capaz de afetar os sonhos e a vida cultural dos seres humanos. É isso que o livro chama de "dharma digital": ver em tudo, inclusive nos "ensinamentos" das redes eletrônicas, uma oportunidade para refletir conscientemente sobre a verdade mais profunda de nossa existência.

O autor - Steven R. Vedro é um reconhecido consultor na área de telecomunicações nos Estados Unidos. Em 1980, desenvolveu a primeira série da TV norte-americana sobre o consumo de aparelhos eletrônicos. Recentemente, tem atuado como conselheiro de universidades, de agências e emissoras públicas de vários estados norte-americanos no âmbito do planejamento e gerenciamento de redes de ensino a distância e de novas iniciativas de tecnologia digital.

Refletindo sua profunda formação espiritual, os trabalhos de Vedro sobre transformação pessoal incluem também trinta anos de prática de meditação.

Trechos do livro - Vemos, em cada uma de nossas redes externas de telecomunicações, não apenas um reflexo do estado de nosso desenvolvimento sociocultural, mas também o principal desafio interior que cada um de nós precisa superar para subir na escala das comunicações conscientes. Nessa perspectiva, nossa mídia torna-se guia para o progresso. Avaliar o imenso impacto social da conectividade na internet apresenta lições paralelas à nossa vida íntima. O dharma do quinto nível pede-nos para que vivamos com o coração transparente num mundo avassaladoramente diversificado. Esse modo de vida exige filtros energéticos apropriados, para que não captemos sinais negativos e indesejados [...] Num mundo em que a “transparência” não traz uma grande verdade única, mas, nas palavras de Gibson, “pontos de vista delirantemente variados, lançados com informações errôneas, propositadamente enganosas, teorias da conspiração e um grau cotidiano de loucura”, precisamos cultivar o poder de discernimento do quinto chacra. Na internet, como em toda comunicação, são necessárias interfaces apropriadas entre meio e mensagem – entre o universo em expansão dos produtores de informação e a nossa consciência interior. Isso significa praticar a arte budista da atenção: tanto a atenção consciente como a desatenção consciente.

.[ Dharma Digital, Steven Vedro | Tradução de Marcello Borges | Editora Aleph | R$39,90 | 224 Páginas].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira