Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/07/2010 - 10:24

Projeto Brahman Pilar obtém os primeiros touros Brahman com escore 10 para Maciez da Carne

Após quatro anos de seleção assistida pela tecnologia dos marcadores moleculares Merial/IGENITY o criatório de Sérgio Rutowitsch conquista o objetivo em tempo recorde.

Desde que as primeiras amostras de pêlo foram enviadas para o laboratório do programa IGENITY , da Merial Saúde Animal, que o pecuarista Sérgio Rutowitsch, proprietário do Projeto Pilar Kilombo (PPK), persegue o objetivo de se tornar o primeiro selecionador de gado zebu da raça Brahman no país, a selecionar um animal com escore 10 para maciez da carne com o auxílio da biotecnologia molecular da análise de DNA.

O feito considerado inédito foi conquistado durante o primeiro semestre de 2010 e é o resultado de acasalamentos direcionados realizados nas fazendas PILAR, KILOMBO e Mucugy. O casal de bezerros com IGENITY Maciez 10 é filho de "Fort Knox", um Reservado Grande Campeão Americano, em Miss PILAR POI 1223, uma filha de Tom Cat também Grande Campeão em Houston.

De acordo com pecuarista, a conquista do “IGENITY Maciez 10” representa o mais importante passo já alcançado pela pecuária brasileira na busca por uma carne macia que possa atender mercados mais exigentes. “O Projeto Pilar Kilombo (PPK) ao mesmo tempo busca promover melhora em outras características de interesse da pecuária como ‘Eficiência Alimentar’ e ‘Marmoreio’”, complementa.

Segundo Guilherme Gallerani, gerente da divisão de serviços genéticos IGENITY da Merial, o fato que mais chama a atenção no feito está no curto espaço de tempo entre as primeiras análises realizadas no ano de 2006 - antes mesmo de o programa ser comercializado no Brasil - e a conquista do objetivo maior da seleção assistida por marcadores moleculares, que é a confirmação do mérito genético dos touros obtido por meio de análises em laboratório.

“Isso representa um ganho genético fantástico, e ainda em tempo recorde”, pontua o gestor do programa IGENITY, que projeta que se fossem utilizados métodos tradicionais de seleção genética, o mesmo ganho para esta característica poderia levar de 15 a 20 anos, ou talvez isso nem mesmo fosse possível. “Esta é uma prova de que o custo x benefício do programa IGENITY é muito favorável”, finaliza.

Na opinião do proprietário do projeto Brahman PILAR, a maior vantagem da utilização da análise do DNA bovino está na perenidade dos dados, isto é, uma doadora que possui IGENITY Maciez 9, por exemplo, contribuirá sempre com sua excepcional genética e, nessa característica, trará mais contribuição para nosso plantel do que qualquer outra fêmea de escore menor. “Isto significa que identificar os animais de melhor escore para cada característica que se considere prioritário gerencialmente é acender um farol na estrada do futuro genético e de desempenho de seu plantel”, declara Rutowitsch.

O IGENITY é o único programa do gênero no mercado nacional que possui um painel exclusivo para animais da raça Brahman. Isto, somado à redução temporal no processo de escolha, fez com que o pecuarista optasse pela parceria com a Merial e ainda tivesse a possibilidade de selecionar animais para Eficiência Alimentar, focado no objetivo de selecionar um animal CAR 2 (Consumo Alimentar Residual). “Sem o uso da tecnologia IGENITY, sequer teríamos iniciado o programa pela total ausência de alternativas economicamente viáveis para aprimoramento de tais características no plantel”, finaliza.

Perfil IGENITY – É um teste de DNA que revela o potencial genético de bovinos de corte e de leite (raças taurinas e zebuínas), para características economicamente relevantes. IGENITY orienta o melhoramento genético dos animais na fazenda, permitindo a tomada de decisões de manejo, seleção e acasalamento e ainda na orientação de compra e venda de animais, com base no conhecimento do perfil genético.

A avaliação de potencial genético (escore ou VGMs/Valores Genéticos Moleculares) é feita a partir de amostras de pelos coletados da cauda do bovino, que são enviadas para análise em laboratório. Os dados são analisados e a partir dessas informações o produtor conhece melhor o potencial genético do plantel.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira