Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/07/2010 - 08:52

II Congresso de Cirurgia e Técnicas Minimamente Invasivas da Coluna Vertebral

Reúne especialistas de 17 países em São Paulo, de 22 a 24 de julho. Encontro consolida novo paradigma na abordagem intervencionista de doenças na coluna vertebral.

Cerca de 40 conferencistas de 17 países já estão confirmados para o II Congresso Brasileiro de Cirurgia e Técnicas Minimamente Invasivas da Coluna Vertebral - Cominco, que acontece no Sheraton São Paulo – WTC Convention Center entre os dias 22 e 24 de julho, na capital paulista. Um dia antes da abertura, o Hospital Roberto de Abreu Sodré, da AACD, recebe um Pré-Congresso, o VII Simpósio Internacional de Cirurgia Minimante Invasiva, que terá inclusive transmissão de cirurgias ao vivo.

O encontro vai mapear o atual estágio da cirurgia minimamente invasiva, consolidada no Brasil e no mundo como novo paradigma na abordagem intervencionista de doenças na coluna vertebral. Tem por objetivo também contribuir com a conscientização da população, uma vez que um dos agravantes da problemática da coluna é a falta de informação sobre diagnóstico e tratamento.

Presidido pelo ortopedista e cirurgião de coluna Pil Sun Choi, fundador do Comitê de Cirurgia Minimamente Invasiva da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC) e representante brasileira em diversas Sociedades Científicas Internacionais, tais como a ISMISS, IITS e SICCMI, o II Cominco pretende se tornar um verdadeiro marco em relação ao tema.

“Nosso principal objetivo é estabelecer um novo padrão de conduta para os especialistas no tratamento de doenças da coluna vertebral, por meio de um conceito de cirurgia, mais moderno e menos agressivo”, afirma Pil Sun Choi, ressaltando que as chamadas dores nas costas acometem de 80% a 90% da população em alguma fase da vida.

Para confrontar o passado, o presente e o futuro, estarão reunidos especialistas que atuaram decisivamente no ensino, desenvolvimento e divulgação da cirurgia minimamente invasiva em todo o mundo. Entre eles, o suíço Hansjoerg Leu (Presidente da Sociedade Internacional de Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna), o francês Jean Destandau e o norte-americano Richard Fessler, ambos pioneiros na cirurgia endoscópica da coluna. Os três serão homenageados durante o Congresso.

Avanços Tecnológicos – Aliados ao trabalho dos especialistas, os avanços tecnológicos tornaram os estudos anatômicos mais detalhados e permitiram o desenvolvimento de novos aparelhos e instrumentos cirúrgicos, que revolucionaram o mercado. Até então, especificamente no caso da coluna, localizada no eixo central do corpo e cercada pela massa muscular que a sustenta e permite a posição ereta, o acesso para tratamento cirúrgico convencional era considerado difícil.

Na cirurgia minimamente invasiva, porém, não são feitos cortes, mas sim, furos na pele e/ou pequenas incisões. Por meio de um navegador cirúrgico que se utiliza de raios infravermelhos ou através de radioscopia, os instrumentos cirúrgicos são “guiados” dentro do corpo humano em tempo real e o médico pode realizar a cirurgia com precisão milimétrica. Por isso, proporciona não só a redução dos riscos existentes em cirurgias convencionais – muitas vezes os procedimentos são realizados com anestesias locais e menores períodos de internação - como também recuperação mais rápida e volta às atividades normais em tempo reduzido.

Além de acarretar em mínima agressividade e máxima efetividade no tratamento (se bem indicado), uma vez que não causa grandes agressões a outros órgãos do corpo não envolvido na doença, a técnica pode ser realizada em qualquer área da coluna, em casos como doenças degenerativas (hérnias e degenerações de disco), fraturas, deformidades, infecções e doenças inflamatórias.

“É um método já consagrado, mas que permanece em constante evolução acompanhando a evolução tecnológica. O Congresso é parte de um processo de educação continuada com profissionais da área, no Brasil e na América Latina. São abordadas as tecnologias utilizadas, sua indicações, contra-indicações e como a difusão desse conhecimento pode beneficiar médicos e pacientes”, completa Pil Sun Choi, que no último dia 1º de junho, em Las Vegas (EUA), foi eleito presidente do III WCMISST (Congresso Mundial de Cirurgia e Técnicas Invasivas da Coluna, agendado para 2012, no Iberostar Beach Resort, Salvador (BA), simultaneamente com a realização do III Cominco.

Histórico - As dores de coluna acometem 90% da população adulta em alguma fase da sua vida. São também conhecidas como lombalgia e lombociatalgia, se acompanhadas de dores nas pernas. São a segunda causa de incapacidade para trabalho e a primeira em adultos com menos de 45 anos.

Para o Dr. Pil Sun Choi, fatores como o aumento da longevidade e do sedentarismo da vida moderna, a tendência é um agravamento do quadro de doenças deste tipo. Por isso, o Conselho das Sociedades de Coluna Vertebral dos EUA decretou a Década da Coluna (2001-2010), visando divulgar, conscientizar, ensinar e incrementar a pesquisa na área da coluna vertebral.

.[ II Cominco - Congresso Brasileiro de Cirurgia e Técnicas Minimamente Invasivas da Coluna Vertebral, de 22 a 24 de julho de 2010, no sheraton são paulo – WTC Convention Center, Avenida Nações Unidas 12559 - Brooklin Novo · São Paulo (SP). Programação: www.cominco2010.com.br. Organização: Connect Eventos].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira