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17/07/2010 - 08:52

Monsanto renova patrocínio do projeto “Crianças Saudáveis, Futuro Saudável” e amplia atuação

Iniciativa, que já beneficiou mais de 100 mil crianças e suas famílias com informações importantes sobre higiene em São Paulo, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais e Santa Catarina, chega agora ao Paraná.

A Fundação Monsanto acaba de renovar a parceria do projeto “Crianças Saudáveis, Futuro Saudável”, realizado em conjunto com a ONG Inmed Brasil. O programa, que tem como objetivo contribuir para a redução de doenças como anemia e verminose – que atrasam o desenvolvimento das crianças – e conscientizar a população sobre a importância da higiene pessoal, atua junto a estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental de escolas públicas do Brasil.

Com a renovação da parceria, o projeto, que já atendeu mais de 100 mil crianças, de 200 escolas, com o envolvimento direto de mais de 5 mil professores, está presente nos estados de São Paulo, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais e Santa Catarina, chega agora ao Paraná. O primeiro município beneficiado é Andirá, na região Norte do estado.

Técnicos do projeto, com a ajuda dos professores, visitam as escolas periodicamente para medir e pesar os alunos, acompanhando o desenvolvimento das crianças. Também são realizados exames de saúde para detectar doenças como verminose e anemia. As crianças doentes recebem tratamento. Ainda com o objetivo de incorporar bons hábitos de higiene, todas as crianças recebem orientação sobre a importância da escovação dos dentes diariamente e kits com escovas infantis e creme dental.

Com o projeto “Crianças Saudáveis, Futuro Saudável”, a Monsanto espera contribuir para reduzir um problema de saúde pública. Estudo recente da Secretaria de Saúde da Criança, da Prefeitura de São Paulo, revelou que 57% dos alunos da rede pública de ensino sofrem de desnutrição e 10,5%, de obesidade.

De acordo com Christiane Bracco, coordenadora de Comunicação e Responsabilidade Social da Monsanto e representante da Fundação Monsanto no Brasil, a ação tem enfoque global, uma vez que, além da reeducação alimentar das turmas atendidas, também promove o tratamento de saúde. “Além do tratamento com medicamentos e vitaminas, o programa tem um caráter educativo, pois conscientiza a população da importância da prevenção de doenças e transforma as crianças em agentes de mudança dos hábitos da casa, incluindo a manipulação correta de alimentos”, afirma Bracco.

A Monsanto doa medicamentos e vitaminas para a criança infectada e para toda sua família, além de complementar o lanche escolar graças à implantação de hortas dentro das escolas. Trata-se do programa “Horta Brasil”, no qual educadores, merendeiras, pais e comunidade ligados às escolas integrantes do projeto passam a ter consciência sobre hábitos saudáveis e trocam informações entre eles, além de cultivar vegetais que complementam suas dietas diárias e contribuem para uma melhora significativa no status nutricional da população

Histórico - A Inmed Brasil trabalha com a Monsanto desde 1998 no desenvolvimento de programas sociais para comunidades carentes nas cidades onde a empresa atua. A parceria com a Fundação Monsanto existe desde 2000.

Na parceria com a Monsanto, a Inmed Brasil implementou um programa de nutrição e hortas escolares em dez municípios, envolvendo crianças, familiares, professores e membros das comunidades.

Os dez municípios já beneficiados pelo programa são os seguintes: Camaçari (BA), Dias D’Ávila (BA), Ipuã (SP), Morrinhos (GO), Paracatu (MG), Santa Helena de Goiás (GO), São Paulo (SP), Sorriso (MT), Uberlândia (MG) e Xanxerê (SC).

Perfil- A Monsanto é uma empresa dedicada à agricultura. Pioneira no desenvolvimento de produtos com tecnologia de ponta na área agrícola – herbicidas, sementes convencionais e geneticamente modificadas –, a Monsanto busca soluções sustentáveis que proporcionem aos agricultores produzir mais com menos recursos. Para isso, investe anualmente mais de US$ 1 bilhão em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, e compartilha seu conhecimento com produtores para ampliar o seu acesso a modernas tecnologias agrícolas, especialmente em países pobres e em desenvolvimento.

A Monsanto está presente no Brasil desde 1963. Em 2009, destinou R$ 9,4 milhões a projetos socioambientais em todo o país, realizados em 90 cidades, de 12 estados brasileiros. No total, mais de 700 mil pessoas foram beneficiadas. No campo da sustentabilidade, os projetos da Monsanto promoveram a realização de 250 palestras sobre conscientização ambiental, a distribuição gratuita de 30 mil livros e o plantio de 3 mil árvores, envolvendo a participação de 47 mil crianças.

A Monsanto faturou mais de R$ 3,2 bilhões no Brasil em 2009, produzindo e comercializando a linha de herbicidas Roundup, sementes de soja convencional (Monsoy) e geneticamente modificada (Roundup Ready®), sementes convencionais e geneticamente modificadas de milho (Agroeste, Sementes Agroceres e Dekalb), sementes de sorgo, algodão (Deltapine) e, ainda, sementes de hortaliças e frutas (Seminis e De Ruiter). Em novembro de 2008, passou a atuar no mercado de cana-de-açúcar, com a aquisição das empresas Canavialis e Alellyx, do Grupo Votorantim. Em fevereiro de 2009, a Monsanto adquiriu os 49% restantes da MDM, reforçando sua posição no mercado de algodão. [ www.monsanto.com.br | www.twitter.com/monsantobrasil | www.youtube.com/monsantobrasil].

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