Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/07/2010 - 09:08

Casamento Eco-Chic decoração e ambientação ecologicamente corretos


Se preocupar com o planeta é uma atitude que serve para todas as pessoas engajadas e preocupadas com o futuro do planeta e porque não levar essa consciência ecológica para o casamento?

Quando falamos em casamento, o que vem à cabeça é a leveza e pureza da cor branca, não é mesmo? Porém é o verde que está tomando conta das cerimônias, mas não na cor do vestido da noiva, e sim no conceito. Casamento ecológico, natural ou eco chic, não importa a denominação, o que vale é levar a consciência ecológica para a cerimônia de casamento. E é o que o Espaço Aragon, a 25 minutos da Faria Lima, na Granja Viana, está fazendo. Localizado em um cenário único, inspirado nos jardins medievais da região da França, é perfeito para realização de casamentos e eventos ao ar livre.

Muitos casais, preocupados em proteger o mundo para a nova família que estão formando, têm se preocupado cada vez mais com a sustentabilidade do planeta. Você sabe de que forma? Realizando um casamento ecologicamente correto!

Aproveitando que a idéia de união significa planejar um futuro com outra pessoa, nada mais correto que se preocupar com a possibilidade de um colapso ambiental, e adquirir hábitos de consumo conscientes. Uma das principais características do casamento ecologicamente correto ou eco-chic é a realização ao ar livre ou no campo, onde o verde da natureza está presente. Personalizar e abusar da criatividade faz toda a diferença para trazer um ar de sofisticação, é o que explica o decorador do Espaço Aragon, Márcio Silva; “Glamour é ser natural, e Chic é respeitar a natureza. Saber que sua festa não irá impactar negativamente no Planeta é o que vale nos dias de hoje.”. Segundo ele, a utilização de móveis para decoração, como os do Aragon, de madeira de demolição, reaproveitados e de folhas e arranjos plantados, evitando o uso de flores de corte, garante que as plantas possam cumprir sua função de filtragem do carbono.

O ambiente ao ar livre, com sol, ar puro, o canto dos pássaros, são elementos naturais que contribuem para o cenário, no entanto, isso não basta. Já que a intenção é levar a consciência ecológica para a cerimônia, o importante é economizar energia elétrica e tudo o que pode vir a gerar desconforto para a natureza, é o que explica Márcio Silva: “A escolha do horário da cerimônia é muito importante. Quando o casamento tem início à luz do dia, o uso de energia cai em 60%, economia que equivale ao consumo de 5 famílias. Além de aquecedores a gás, em noites frias, também utilizamos luzes mais baixas, e spots de leds, uma tecnologia econômica e sustentável. Também lançamos mão das velas recicladas, a base de cera de abelha, que são naturais, consumidas até o fim e não produzem lixo tóxico da parafina, derivada do petróleo”, ensina o decorador.

Quando os noivos decidem realizar um casamento Eco-Chic, muitas vezes os detalhes nem sempre são percebidos pelos convidados, pois existe o cuidado em realizar uma cerimônia unindo o tradicional, ao moderno conceito da sustentabilidade do planeta. Para isso, é preciso utilizar o máximo de produtos reciclados e saber que o que está verde, deve permanecer assim, e o que está seco, pode se tornar um arranjo sensacional para a decoração. Márcio sugere ainda objetos como os cachê-pôts de madeira reciclada, as gamelas e tigelas de barro, e os papeis reciclados, tanto nos convites e bem casados, que podem trazer também a palha natural. As lembrancinhas podem ser mudinhas plantadas de temperos, e trazerem tags de orientação eco funcionais, de como cuidar, por exemplo. “Nas mesas, em cerimônias ao ar livre, pela manhã ou tarde, podemos usar folhagens secas, como o plátano, no lugar de toalhas, que demandam sabão e máquinas de lavar, o que consome energia elétrica e produtos químicos”, completa.

“Para levar a consciência ecológica a um casamento, os profissionais e noivos não precisam se entregar totalmente a ideologia, propondo, por exemplo, um cardápio 100% vegetariano aos convidados. A idéia é se render ao conceito, com pequenas atitudes e detalhes, que farão com que nosso planeta não sofra as conseqüências do consumo desordenado”, finaliza Alain Pierre Berjeaut, proprietário do Espaço Aragon e entusiasta do conceito.

História do Espaço Aragon - O Reino de Aragon - O Espaço Aragon oferece completa infra-estrutura para os mais sofisticados eventos e casamentos, da assessoria para a escolha de fornecedores, a decoração da cerimônia e recepção, o cerimonial e todos os detalhes para fazer de um sonho realidade.

A inspiração do nome Aragon veio da região onde hoje é a fronteira entre França e Espanha, a leste do País Basco e aos pés da cordilheira do Pirineus, onde o reino de Aragon prosperava sob o governo de seu Rei, Fernando de Aragon...

O francês Guy Pierre Berjeaut, pai de Alain Pierre, nasceu em Bordeaux em 1920, e viveu até seus 30 anos de idade em Toulouse, a menos de 100 km da fronteira entre França e Espanha, local do antigo reino de Aragon, cujas paisagens marcam para sempre quem as conhece. Oficial da resistência francesa durante a segunda grande guerra, veio ao Brasil em busca de um novo país, longe dos resquícios da guerra e da destruição.

No Brasil se estabeleceu e fez fortuna atuando na área de cosmética e beleza, e em 1970 começou a perseguir seu mais ambicioso sonho: ver no país que adotou como seu as paisagens de sua terra natal. A realização deste sonho é uma espetacular estrutura que hoje é o Espaço Aragon.

Alain Pierre Berjeaut, herdeiro do Castelo Aragon, transformou o local, em 2001, num espaço de eventos sofisticado e exclusivo. Ele estudou no Hotel Institute Montreux, na Suíça e é membro fundador da Confraria Internacional de Amigos da Hotelaria, Gastronomia e Turismo, um grupo de Chefs que após se formarem juntos, agora estão espalhados pelos melhores hotéis e restaurantes do mundo.[www.aragonsp.com.br [email protected] | http://twitter.com/espacoaragon

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira