Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/06/2007 - 08:33

Fusões e aquisições de empresas movimentam mercado de TI

Quando é o momento certo para uma empresa de TI participar de operações de fusão ou aquisição? Quais os pontos a se levar em consideração quando tal decisão precisa ser tomada? Para auxiliar as empresas de base tecnológica do Estado a se prepararem para responder a essas perguntas, a Assespro-SC (Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet - Regional de Santa Catarina) escolheu o tema “fusões e aquisições” como um dos principais do II Encontro Catarinense de Empresas de Tecnologia da Informação (II ECETI), que será realizado nos dias 21 e 22 de junho, em Joinville, como parte da programação de encontros temáticos da ExpoGestão 2007.

Um dos palestrantes do II ECETI Thomas Eggers é diretor regional para América Latina e Iberia do Corum Group International, consultoria multinacional especializada em operações de fusão e aquisição de empresas do segmento de software e serviços de TI. Embasado pela experiência pessoal de mais de vinte anos de atuação nas áreas de software e telecomunicações, Eggers conta que o Brasil está chamando a atenção do mercado internacional. “Há quatro ou cinco anos atrás, o país não estava no foco da Corum. Hoje, com a forte valorização da economia brasileira, e da América Latina em geral, a presença no Brasil é estratégica”, diz.

Eggers, que vai palestrar sobre “Fusões & Aquisições - avaliação dos ativos e as etapas dos processos”, aposta na consolidação do mercado nacional de TI e no aumento no número de fusões no país. “As empresas precisam se unir e fortalecer-se para atuar primeiro no mercado interno, e, em seguida, buscar os países vizinhos como lugares de expansão”.

Legislação também será discutida – As operações de fusão e aquisição precisam levar em conta diversos aspectos legais, mas, em um setor que ainda é carente de legislação específica, tais informações podem ser de difícil obtenção para o pequeno e médio empresário. Esses são os pontos que serão abordados pelo advogado especialista em Direito Informático, Marcus Silva (da Silva, Santana & Teston Advogados) na palestra “Aspectos destacados da fusão e aquisição de empresas de TI e da compra e venda de direitos autorais”.

“Atualmente, o setor vem sendo atingido por uma grande onda de aquisições, seja de investimentos de fundos ou de outras empresas de TI. Muitos empresários acabam sendo atingidos por essa onda, assumindo o papel do "investidor" ou do "vendedor", diz.

Estar preparado, segundo o advogado, é essencial para que o processo seja benéfico, e não cause traumas ao dia a dia da empresa. “Nas fusões e aquisições no setor de TI, três temas são fundamentais: proteção à propriedade intelectual; forma de contratação e retenção de talentos; e contingências com clientes”.

Exemplo de transação bem sucedida – Além de profissionais especializados em prestar consultorias em processo de fusão e aquisição, os participantes do II ECETI poderão entrar em contato com dois dos principais dirigentes da Datasul S.A., multinacional catarinense de softwares de gestão empresarial integrada que vem realizou cinco aquisições desde sua estréia no novo mercado da Bovespa, em junho do ano passado. Vão palestrar no II ECETI, o diretor presidente da Datasul S.A., Jorge Steffens, que falará do modelo inovador de gestão da empresa; e o diretor executivo da Datasul Educação Corporativa, Júlio Cunha, que vai falar sobre resultados de negócios para empresas de software que utilizam e-learning em vendas, treinamento e suporte.

As inscrições gratuitas para o II ECETI devem ser feitas antecipadamente no site http://www.assespro-sc.org.br/eceti.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira