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17/07/2010 - 09:56

MAUÁ participa das modalidades elétrica e gasolina na Maratona Universitária da Eficiência Energética 2010

A Maratona premiará os veículos mais amigos do meio ambiente.

Vai começar a 7ª edição da Maratona Universitária da Eficiência Energética e os alunos do Instituto Mauá de Tecnologia estão apostando alto em seus protótipos para vencer e subir no disputado pódio da competição. No evento, que ocorre no Kartódromo Ayrton Senna, de 21 a 24 de julho, alunos de diversas instituições competirão entre si para verificar quem possui o veículo mais econômico e ecológico. E, como em todas as edições passadas, ganha a prova a equipe que conseguir percorrer o maior trecho com a melhor eficiência energética. Os alunos dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção Mecânica e Design do Produto da Instituição criaram e desenvolveram os protótipos EcoMauá 1 e EcoMauá 2 que competirão, respectivamente, nas modalidades gasolina e elétrica.

A Mauá iniciou sua participação na Maratona em 2006, e desde então, vem colhendo ótimos resultados. Um exemplo disso foi a conquista do 3.º lugar na categoria elétrica, logo na estreia da instituição nessa modalidade, no ano passado. “Apesar das modificações, a estrutura do nosso protótipo era bem pesada, pois utilizamos a de um dos veículos da Mauá da categoria gasolina”, relembra o aluno da 5.ª série de Engenharia Elétrica, Tiago Sanches da Silva, capitão da equipe EcoMauá 2. Conforme explica o estudante, a segunda participação da equipe na categoria elétrica trará várias novidades, como um carro mais leve, com linhas aerodinâmicas mais refinadas e itens para auxiliar o piloto a conduzir o protótipo durante a competição.

Como parte da estratégia para vencer, a equipe também contou com a ajuda do aluno da 3ª série de Design do Produto, Rafael Augusto Beloffa, que apesar da estar em sua primeira participação, promete ajudar e muito na competição. O estudante desenvolveu uma carcaça de fibra de carbono, que além de auxiliar na locomoção, confere um visual mais moderno ao protótipo. “O carro da categoria elétrica tem que ser muito leve e o mais compacto possível para uma melhor aerodinâmica e também reduzir a área frontal, que sofre a ação da resistência do ar”, explica.

Outra grande promessa da instituição para o evento é o EcoMauá 1, veículo que competirá na modalidade gasolina e que neste ano traz como diferencial novos sistemas de injeção e ignição eletrônica. “A estrutura desenvolvida no ano passado se mostrou muito boa, e agora para este ano focamos em mudanças no motor”, conta o capitão da equipe da modalidade gasolina, Victor Terence Porto. Segundo o aluno da 5ª série de Engenharia Mecânica, a Instituição será uma das únicas a competir com um protótipo com esses tipos de sistemas.

Além do desenvolvimento estratégico de cada um dos carros, as equipes também contaram com os equipamentos de aferição da Mauá. “Aproveitamos a estrutura da Mauá e realizamos testes no dinamômetro; com isso calibramos bem o motor e garantimos seu máximo rendimento em pista”, afirma Victor.

De acordo com os professores orientadores das equipes, Éd Cláudio Bordinassi e Sergio Ribeiro Augusto, que acompanharam de perto todas as participações da Mauá no evento, os carros desenvolvidos pelos estudantes tiveram grandes evoluções a cada edição. “Na categoria gasolina, melhoramos a cada ano. Já fomos vice-campeões uma vez, e a expectativa é que possamos melhorar nossa marca sempre”, pontua Sergio.

A competição - A Maratona Universitária da Eficiência Energética é dividida em três modalidades: gasolina, elétrica e a nova categoria, etanol. Seu objetivo é envolver os futuros engenheiros e designers no desafio de criar veículos mais econômicos e ecológicos. Nas modalidades gasolina e na etanol, as equipes campeãs serão as que consumirem menos combustível, após completar oito voltas no Kartódromo, com uma velocidade média mínima de 24 km/h. Já na modalidade elétrica o objetivo é completar o mesmo percurso com o menor consumo de energia elétrica fornecida por uma bateria, a uma velocidade mínima de 15km/h.

No projeto, além da eficiência energética, questões como inovação tecnológica, segurança do piloto e impacto ambiental são determinantes para a avaliação das equipes. Em cada categoria serão premiadas as três equipes que alcançarem o menor consumo energético. | Site www.maratonadaeficiencia.com.br

Perfil- O Instituto Mauá de Tecnologia - IMT é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, cujo objetivo principal é promover o ensino técnico-científico, visando a formação de recursos humanos altamente qualificados, que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico do País. Fundado em dezembro de 1961, o IMT, com campi em São Paulo e São Caetano do Sul, mantém duas unidades: Centro Universitário e Centro de Pesquisas.

O Centro Universitário oferece cursos de graduação em Administração, Design do Produto e Engenharia, além de cursos superiores de tecnologia em Gestão Ambiental e em Gestão da Tecnologia da Informação. Na pós-graduação são oferecidos cursos de aperfeiçoamento, especialização e MBA nas áreas de Administração, Gestão e Engenharia e é desenvolvido programa de Mestrado em processos químicos e bioquímicos.

O Centro de Pesquisas dispõe de um quadro de técnicos e engenheiros e, há mais de 40 anos, desenvolve tecnologia para atendimento de necessidades da indústria, além de proporcionar estágios aos alunos do Centro Universitário, que assim complementam sua formação profissional.

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