Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/07/2010 - 10:03

Equipes falam sobre suas expectativas para a Maratona da Eficiência Energética 2010

Na próxima semana, de 22 a 24 de julho ( quinta a sábado), o Kartódromo de Interlagos sediará a 7ª Maratona Universitária da Eficiência Energética, uma competição muito diferente das tradicionais, onde o que importa é o menor consumo e o uso de soluções ecologicamente corretas na construção dos carros.

Com 35 equipes confirmadas até o momento, o evento reunirá professores e estudantes de 17 universidades de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os cursos são os mais variados, desde design e matemática até tecnologia mecânica e muitas especialidades de engenharia.

Estratégias dos Campeões - A Universidade Federal de Santa Maria não conhece derrotas na Maratona. Em três participações, foram duas vitórias entre os carros elétricos (2007/08) e uma com gasolina (2009). Por essas e outras conquistas, seu Centro de Tecnologia foi recentemente homenageado pela Câmara Municipal da cidade.

O coordenador da equipe, Prof. Luiz Righi, antecipou que os protótipos terão muitas inovações este ano, como novos projetos de suspensão, câmbios de duas marchas, carrocerias desmontáveis em seda e bambu e mais segurança para os pilotos com a adoção do HANS, a exemplo das corridas profissionais.

Outra equipe campeã que espera se destacar em Interlagos é a Universidade Federal de Itajubá. Em 2009, seus carros elétricos foram imbatíveis. Fizeram uma "dobradinha" na prova e elevaram o recorde para 39,6 km percorridos com a carga da menor bateria de motocicleta utilizada no país (12V 4Ah).

"Na Maratona estamos sempre aprendendo. Ano passado, detectamos que a estrutura do modelo campeão era muito frágil e a carenagem do segundo tinha limitações aerodinâmicas. Procuramos resolver os problemas e reforçar nossos pontos fortes", destacou o Prof. José Hamilton Gorgulho Júnior.

Entre os modelos a gasolina, uma marca se mantém: os 367 km/l alcançados pela Unicamp em 2007. Se depender do Prof. Caio Sánchez e sua equipe, o recorde será batido, mas seguirá em Campinas. "Trocamos o carburador por uma injeção eletrônica sob medida, inclusive com injetor especial", revelou.

Unindo Forma e Função - Única representante dos designers na edição 2010 da Maratona da Eficiência, a Faculdade de Desenho Industrial de Mauá é sempre uma atração. Desde 2004, os alunos do Prof. Leone Fragassi já construíram 17 protótipos para a prova. Os modelos surpreendem e até ganharam concursos de design.

"Nossa meta principal é criar soluções para serem aplicadas nos veículos em produção. Pesquisamos fibras naturais, plásticos termoformados para painéis de carrocerias, colas estruturais que unem metais, formas que podem reduzir o tempo de construção, entre outras tecnologias", enfatizou Leone.

Fadim K2 em testes.: Desafios do Etanol - A partir da próxima quinta-feira, seis equipes iniciarão uma disputa inédita na Maratona da Eficiência Energética. Tentarão estabelecer o primeiro recorde brasileiro de economia para motores a etanol. As apostas são variadas, desde novos materiais até sistemas de telemetria.

Após estrear na edição passada com um carro a gasolina, a equipe da Univille (SC) alinhará em 2010 também na categoria etanol. O Prof. Gean Cardoso de Medeiros e seus alunos aproveitaram a experiência anterior para construir novos protótipos mais leves, com motores otimizados para as exigências da prova e equipados com câmbios CVT.

Projeto da Univille- Outra equipe catarinense que aceitou o desafio é a UFSC. "Procuramos iniciar a criação de uma tecnologia própria para se trabalhar com o combustível. Investimos em análises computacionais, revestimentos especiais e no projeto de um dinamômetro de pequena capacidade para realizarmos a programação da injeção eletrônica do motor", explicou o Prof. Lauro Nicolazzi.

Os paranaenses da Unioeste também aplicaram os conhecimentos adquiridos na estreia, ano passado, na construção dos novos veículos (elétrico e etanol). Segundo o Prof. Waldimir Machado, as principais novidades são os chassis em alumínio e a utilização de um sistema de telemetria, capaz de monitorar a performance na pista em tempo real.

Carros e Motores para os Campeões - Com patrocínio da Fiat, FPT Powertrain Technologies e NSK Rolamentos, além de apoio técnico da Heliar e VZAN, a 7ª Maratona Universitária da Eficiência Energética premiará as duas universidades que alcançaram o menor consumo (em cada categoria) com carros da Fiat Automóveis para uso didático. As terceiras colocadas ganharão três motores da FPT.

É o evento universitário brasileiro com a melhor premiação. No total, são distribuídos seis veículos e nove motores entre as instituições vencedoras.

Participantes Confirmados: Minas Gerais - CEFET, Federal de Itajubá e PUC (estreante). | São Paulo - Anhembi Morumbi, Engenharia Mauá, FADIM, Mackenzie, Uniban, Unicamp e USP São Carlos. \ Paraná - Unioeste e UTFPR (estreante).| Santa Catarina - UFSC e Univille. | Rio Grande do Sul - Faculdade Cenecista de Osório, FURG e UFSM. | Jornalistas e Público

A competição acontecerá de 22 a 24 de julho no Kartódromo Ayrton Senna (Av. Jangadeiro, 800 - Portão 9-K - Autódromo de Interlagos - São Paulo/SP). A imprensa contará com estacionamento reservado, credenciamento e apoio no local. A entrada para o público será gratuita.

As emissoras de TV podem solicitar aos assessores de imprensa o DVD com as imagens brutas da prova e o roteiro. O envio será feito a partir de 26 de julho (segunda-feira).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira