Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/07/2010 - 09:05

2016 reforça vocação do Rio para turismo e hotelaria

Investimentos na área de hotelaria gera expectativa de 18 mil empregos diretos só no setor de hotéis no Rio de janeiro.

A escolha do Rio para sediar a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016 está proporcionando fôlego à economia carioca, o que certamente irá revitalizar a vocação turística e hoteleira da cidade e do Estado. Quem aposta no crescimento são empresários, arquitetos e construtores representantes do setor, que alertam ser necessário um planejamento e empenho para que os benefícios trazidos pelos eventos perdurem.

De acordo com Alexandre Sampaio, presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes (SindRio), serão construídos mais oito mil quartos de hotéis até 2016, além de reformas em empreendimentos já existentes. “A expectativa é de que serão gerados, só na área de hotelaria, cerca de 18 mil empregos diretos e outros tantos na área de gastronomia”, explica.“Temos que saber o que fazer com essa candidatura no dia seguinte. E fazer o dever de casa, como Barcelona e Sidney, usando essa mídia espontânea para captar incentivo de atividades turísticas”, afirma Alexandre Sampaio, completando que a Zona Portuária, que com a revitalização proposta pela Prefeitura do Rio deverá receber 60 novos restaurantes e pelo menos oito hotéis.

Para Luciana de Sá, diretora de desenvolvimento econômico da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), o negócio de turismo e de construção de hotéis não só vai se tornar mais palatável, como vai aumentar investimentos na construção civil e nas indústrias moveleira e têxtil, que ganharão com o fornecimento de móveis e toalhas para novos empreendimentos. “Existe um amplo campo de investimentos na área de turismo e hotelaria, que é a vocação do Rio, que vai ser mais bem explorado”, explica Luciana.

O arquiteto João Uchôa, que assinou o projeto de interior e iluminação do recém-inaugurado Búzios Breezes Resort, em Búzios, reforça que o mercado hoteleiro também no interior do Estado cresce em volume e qualidade. “ O Breezes é o maior resort da América do Sul e sua construção é um projeto de 4 anos. Certamente vai ser de grande utilidade para a Copa do Mundo e as Olimpíadas” diz Uchôa A obra custou 70 milhões de reais, possui 370 suites, seis restaurantes e tem maior espelho d´água da América do Sul.

Uchôa, que é sócio majoritário da Ciclo Arquitetura, está investindo pesado no ramo pois acredita que no decorrer destes anos o nicho da hotelaria estará muito em alta na cidade e no Estado do Rio. No momento o arquiteto é responsável pelo projeto de ampliação de 50 suítes no Hotel Le Canton, na Serra de Teresópolis e de um exclusivíssimo Beach Resort Premium em Paraty, com 70 bangalôs. Outro de seus projetos na área é um Hotel Boutique para Niterói também com 70 suítes.

O empresário Eike Batista, já alegou que fará um acordo para a compra da empresa detentora da concessão da Marina da Glória. O Grupo EBX, de sua propriedade, anunciou recentemente investimentos de R$150 milhões na revitalização da Marina, em um projeto turístico e de entretenimento integrado com o navio Pink Fleet e o Hotel Gloria, baseados na mesma região e de propriedade do empresário. O hotel, adquirido por Eike em outubro de 2008, também será modernizado, num empreendimento da ordem de R$ 200 milhões.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira