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19/06/2007 - 08:42

Alcoa contrata gerenciamento de performance pró-ativo

Inmetrics aplica serviços de performance no ERP Oracle Applications da Alcoa, reduz o tempo para realizar o fechamento contábil mensal, melhora fases do fechamento em mais de 80%, e inicia o gerenciamento de performance pró-ativo na Alcoa Brasil.

A Alcoa Alumínio S.A subsidiária da Alcoa Inc., está no Brasil desde 1965 e conta com mais de seis mil funcionários com operações em Pernambuco, Minas Gerais, Maranhão, Pará, São Paulo e Santa Catarina, incluindo uma nova mina de bauxita, que está sendo instalada em Juriti (PA). Para sustentar uma potência do porte da Alcoa, a área de Tecnologia da Informação (TI) ficou pressionada nos últimos anos com o crescimento e a forte demanda por melhores resultados. Para otimizar o desempenho dos processos contábeis da Alcoa, a Inmetrics, provedora de serviços especializada em soluções de APM (Application Performance Management, Gerenciamento de Desempenho de Aplicações), foi contratada. A satisfação alcançada com os serviços da Inmetrics foi tão grande, que a Alcoa decidiu implantar na empresa o Gerenciamento de Performance Pró-ativo. “A partir deste ano, a cada seis meses a Inmetrics prepara um raio-X completo da nossa TI, possibilitando prever gargalos, falhas futuras e ainda planejar o nosso crescimento de hardware e volume de dados. A Inmetrics trouxe para a nossa empresa tranqüilidade e resgate da confiança do cliente interno”, completa a gerente de Sistemas da Informação, Tânia Nossa.

A Alcoa tem presente, em suas operações mundiais, equipes e centros de performances atentos ao tempo máximo de execução de processos, No Brasil, a equipe de TI foi desafiada a acompanhar a evolução dinâmica dos negócios da empresa e percebeu uma oportunidade de agilizar seus processos. O fechamento do balanço contábil de oito plantas passou a demorar mais de 3 dias para ser processado (considerando-se as horas extras como úteis). “Temos que seguir um padrão mundial no fechamento contábil todos os meses. O prazo para fechamento é até às 18 horas do primeiro dia útil de cada mês e não estávamos conseguindo cumprir estes prazos”, explica o responsável pela área de aplicativos da Alcoa, Eugênio H. Rodrigues. “Consolidar processos de custos de matéria prima, custos de peças, estoque, folha de pagamento, benefícios, enfim crescemos em conformidade com a demanda, mas o tempo de resposta dos processos precisava baixar para segundos”, completa o executivo.

Eugênio lembra que o cliente interno da Alcoa, aquele que estava com a mão na massa, literalmente estava estressado, pois tudo resultava em baixa produtividade. O executivo, que trabalha na empresa há 24 anos e conhece as linhas e entrelinhas de todas as áreas da Alcoa, foi chamado pela diretoria e pressionado a tomar uma decisão. As perguntas surgiram na reunião. Você precisa de mais hardware? Você precisa de qual tecnologia? Vá para o mercado e encontre uma solução que resolva este problema e devolva a tranqüilidade para o nosso cliente interno, alertaram os diretores. Neste momento pesou sobre Eugênio o conhecimento em performance. Ele estava com a faca e o queijo na mão e poderia aplicar APM (Application Performance Management) sem convencer os diretores, pois o momento era de ação, não importava qual fosse a tecnologia ou solução comprada. “Não pensei em adquirir hardware. Se você tem um processador com capacidade e coloca um processador 10 vezes mais potente, disco 10 vezes mais rápido com certeza este tempo de processamento diminui, mas este custo de aumentar hardware é grande, toma tempo, você não consegue ampliar o hardware da noite para o dia. Com a contratação da Inmetrics e o profundo conhecimento sobre performance do ERP Oracle Applications, em três semanas assentamos os pontos críticos. Se tivéssemos que fazer o mesmo processo partindo para aquisição de hardware não conseguiríamos no mesmo prazo a solução para os problemas e gastaríamos, numa estimativa grosseira, pelo menos dez vezes o valor investido com a contratação da tecnologia e serviços Inmetrics”.

Eugênio explica ainda que os processos têm tempo máximo de execução. Processos de cálculos que deveriam demorar no máximo seis horas, demoravam cerca de 18 horas. Começavam meia noite e iam até às seis da tarde, prejudicando a madrugada e a execução on-line, e com isso a situação começou a ficar insustentável. “O trabalho foi realmente impressionante. Alguns processos reduziram de 90 horas para 40 minutos e, como ganho de negócio, é imensurável o benefício alcançado com os serviços de performance implantados pela Inmetrics”, informa Tânia Nossa.

Aplausos para a TI - Vários são os processos consolidados na Alcoa, como controle patrimonial, folha de pagamento, encerramento de materiais e estoque, fechamento de custos, câmbio, tesouraria, faturamento, entre outros. “Hoje entregamos o balanço contábil do mês anterior até às 18 horas do primeiro dia útil do mês seguinte e às oito horas da manhã do segundo dia todas as informações já estão consolidadas em Pittsburgh, informa o Gerente de Gestão de Processos e Suporte de Desenvolvimento, Abdias Bezerra de Melo. A equipe respira aliviada e agradece a TI por ter encontrado uma solução de performance para resolver as questões. “Antes da calmaria que vivemos e da nossa área de TI ter contratado a Inmetrics a situação era crítica, o trabalho não rendia, os finais de semana eram longos e torcíamos para o primeiro dia útil cair no sábado ou feriado, assim ganhávamos mais um dia para resolver os problemas. Quando isso não acontecia rezávamos e trabalhávamos dobrado. “Alguns processos demoravam mais de 20 horas para serem executados, as paradas nos sistemas eram constantes e o mau humor fazia parte da nossa rotina”, lembra o executivo.

No primeiro fechamento dentro do prazo, em que niguém no departamento contábil teve de fazer hora extra esperando pelo término do processamento, a TI foi aplaudida, literalmente, pelo departamento contábil e financeiro, que fica em Poços de Caldas. “Os fatores tempo, nível de exigência + custo são irrecuperáveis. A TI encontrou a solução certa para a Alcoa, pois entenderam que estudo de tempo e análise de carga de informações são fundamentais para o nosso negócio”, finaliza Abdias.

Migração do Datacenter do Brasil para Pittsburgh - A Alcoa tem em sua TI Servidores HP, Banco de Dados Oracle, ambiente Windows e ERP Oracle Applications R11i. Em 2006 eram quatro Datacenters no mundo (Austrália, EUA, Europa e Brasil). No meio do ano passado o ERP Oracle Applications R11i da Alcoa Brasil foi migrado para os EUA e a Inmetrics acompanhou de perto o processo e preparou o terreno para evitar problemas de performance. “O desafio da Inmetrics era de deixar o ambiente de produção deste ERP o mais leve e estável possível para migração do Datacenter South America para North America, em Pittsburgh”, explica Eugênio. Os backups do ERP da Alcoa no Brasil foram levados em mãos para o Datacenter em Pittsburgh, onde as informações foram restauradas e transferidas. O ERP no Brasil foi parado e em um dia toda a migração do Banco de Dados foi realizada. O Brasil não pediu ajuda para a equipe de TI de Pittsburgh e também não mostrou os problemas, tudo foi resolvido dentro de casa com performance pró-ativa. “Não tivemos nenhum incidente no processo de migração, foi o mais tranqüilo nunca visto em todas as operações da Alcoa”, ressalta Eugênio.

Com o sucesso da migração do ERP para o Datacenter dos Estados Unidos a Inmetrics novamente foi chamada para aplicar performance preventiva, já visando o upgrade da versão 11.5.8 do Oracle Applications para a versão 11.5.10. “A equipe americana nos chamou imediatamente quando soube do upgrade e nos avisou: Reavaliem tudo e sem métricas de desempenho vocês terão problemas”, explica Eugênio. Durante esta conversa a Inmetrics já estava totalmente voltada para o upgrade e o resultado foi a redução para um ambiente 20% menor, e com margem de crescimento. “O inédito aqui foi migrar de versão do ERP e ao mesmo economizar hardware. O ideal em um ambiente é trabalhar com carga balanceada e folga. Nos momentos de pico é aceitável atingir 80 a 90% de carga máxima. Acima disso a margem de segurança fica comprometida,” lembra Eugênio.

Com a migração a Alcoa conta com um site de disaster recovery disponível, além de garantia na estabilidade do ambiente. “Uma migração é sempre um processo delicado. A Alcoa internacional se surpreendeu com o sucesso da migração. Em processos de migração há resistências, riscos do negócio, não sabíamos como o link iria se comportar, mas o gerenciamento de performance preventivo nos assegurou uma migração tranquila”, finalizada o executivo.

A Inmetrics atua na Alcoa de forma pró-ativa na área de projetos, tendo como principal objetivo antecipar eventuais problemas de performance e solucioná-los ou mitigá-los antes da entrada em produção. “Especialização é fundamental e isso a Inmetrics tem de sobra. Experiência e profundos conhecimentos no ERP Oracle Applications para a Alcoa é ponto primordial. “Gostamos do Oracle, atende as nossas necessidades e agora temos um médico especializado para cuidar deste paciente tão significativo”. É difícil mensurar o valor material dos serviços Inmetrics contratados, pois o ganho emocional foi muito maior. O estresse vivido foi muito grande. Cada empresa tem uma necessidade diferente e os aplicativos não assimilam as particularidades e é aí que entra a performance feita por quem conhece do assunto. O Oracle Applications R11i continua o mesmo, mas com um brilho diferente. Hoje nosso ambiente tornou-se estável, temos novas implementações que têm entrado em produção sem sobressaltos. Na eventualidade de incidentes, com o gerenciamento de performance, sabemos que serão solucionados rapidamente. Com a estabilidade também melhoramos muito a capacidade de prever o comportamento futuro de todo o ambiente” completa o executivo.

Próximos passos Inmetrics na Alcoa: Planejamento de capacidade do ambiente e dos links de dados, Gerenciamento preventivo de performance nos módulos de operação de vendas e regras de negócios, e manutenção.

Perfil da Alcoa - Há 42 anos no Brasil, a Alcoa Alumínio S.A. é subsidiária da Alcoa Inc., líder mundial na produção e transformação do alumínio, que atua nos mercados aeroespacial, automotivo, embalagens, construção, transportes e no mercado industrial. A Companhia possui 123 mil funcionários em 44 países e foi nomeada, em 2007, pela terceira vez consecutiva, uma das empresas mais sustentáveis do mundo, durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, Suíça. A Empresa também integra pela quinta vez o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. Alcoa é um das fundadoras da Parceria Americana pela Ação Climática (United States Climate Action Partnership - USCAP), uma associação composta por 10 importantes companhias norte-americanas e ONGs ambientais dedicadas ao trabalho pela redução significativa das emissões de gases causadores do efeito estufa.

Na América Latina, a Alcoa conta com mais de seis mil funcionários e opera em seis estados brasileiros - Pernambuco, Minas Gerais, Maranhão, Pará, São Paulo e Santa Catarina - incluindo uma nova mina de bauxita, que está sendo instalada em Juruti (PA). Possui operações também na Argentina, Chile, Colômbia, Peru e Venezuela. Além das usinas de Barra Grande e Machadinho, a Alcoa tem participação nos consórcios das hidrelétricas de Estreito, na divisa do Tocantins e Maranhão, e Serra do Facão, entre os estados de Goiás e Minas Gerais. A Empresa foi reconhecida no Guia de Boa Cidadania Corporativa 2006, publicado pela revista Exame, nas áreas de Valores e Transparência e de Governo e Sociedade. | site www.alcoa.com.br

Perfil da Inmetrics - Fundada em 2002, a Inmetrics é uma empresa especializada em prover serviços de APM (Application Performance Management, Gerenciamento de Desempenho de Aplicações) ao mercado. Os serviços Inmetrics de diagnóstico e otimização de ambientes de TI atuam em todas as fases de vida das aplicações de negócios, do projeto e desenvolvimento até a correção de falhas de sistemas já em operação. A Inmetrics tem como meta trazer para seus clientes ganhos de desempenho que atingem as marcas de 40% a 200%. Para suportar seus serviços, a empresa desenvolveu em Java dois softwares – o Inmetrics Cockpit e o Inmetrics Expert – que utilizam inteligência artificial para fazer o diagnóstico das falhas atuais do sistema e, também, prever e evitar riscos futuros. A Inmetrics atua em clientes como Banco Santander/Banespa, Banco IBI, Vivo, SPTrans, Motorola e Natura. A empresa tem sede em Campinas, Estado de São Paulo, e é dirigida por profissionais formados pela Unicamp. | Portal www.inmetrics.com.br.

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