Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/06/2007 - 08:43

Mantendo o pique no inverno

O inverno vem chegando e essa é a hora em que os praticantes de atividades físicas precisam lutar contra um de seus principais inimigos: a preguiça. Com a queda da temperatura, as pessoas sentem mais fome, mais sono e o metabolismo do corpo fica mais lento. Além disso, as comidas típicas da estação são mais calóricas e a tendência é engordar. Mas de acordo com a personal trainer Débora Meireles, esse é o momento ideal para entrar em um ritmo mais consistente de treinamento e estar em forma para o verão, sem correr contra o tempo. “Muitas pessoas só pensam em se exercitar um ou dois meses antes do verão. Mas a atividade física deve ser um hábito ao longo de todo o ano”, alerta. “Quem está começando a praticar exercícios físicos agora, com o objetivo de entrar em forma até janeiro, tem muito mais chances de conseguir um bom resultado. Porém, é importante realizar uma carga de exercícios bem dimensionada, hábitos saudáveis e alimentação equilibrada”, explica.

Mesmo quem mantém regularidade em atividades físicas, como os praticantes de uma boa caminhada, tendem a ficar mais parados durante o inverno, fugindo do frio. “Um ventinho mais forte que bate já afasta as pessoas das pistas de cooper e das academias”, afirma Meireles. Mas a personal trainer lembra que é possível manter o treinamento mesmo dentro de casa, com exercícios mais focados no fortalecimento dos músculos, como as ginásticas localizadas. Ela alerta, no entanto, que é importante ter um acompanhamento profissional para que o praticante possa ter todos os benefícios da atividade física sem correr riscos. “A orientação de um profissional vai fazer com que o praticante adote uma carga adequada para sua condição física. Até na hora da caminhada, é imprescindível a orientação de um profissional, para evitar contusões, por exemplo”, diz.

O treinamento durante o inverno, mesmo ao ar livre – para os mais motivados -, tem também outras vantagens. Não há, por exemplo, uma exposição excessiva ao sol, que muitas vezes provoca problemas como a desidratação. E o mais importante: fazer exercício regularmente traz muitos outros benefícios que vão além da estética, como o bem estar, a regularização do sono, o fortalecimento muscular, correção da postura e até a melhora de dores no corpo. Por isso, é preciso ser consistente, mesmo que o frio seja um convite tão sedutor às cobertas e à pipoca na frente da TV. Fazer ginástica em casa ou adaptar as atividades a outro ambiente, o importante é a manter a motivação e a regularidade. E nada melhor que poder aproveitar as delícias do inverno sem culpa.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira