Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/07/2010 - 10:23

Um Teto para meu País se organiza para realizar a maior ação de construção de casas emergenciais pré-fabricadas do Brasil


100 casas de emergência serão construídas em quatro comunidades da Grande São Paulo entre os dias 20 e 25 de julho. Cerca de mil voluntários estarão envolvidos nesta ação.

A ONG Um Teto para meu País (UTPMP), organização latino-americana sem fins lucrativos que há quatro anos atua no Brasil, realizará entre os dias 20 e 25 de julho a maior ação de construção de casas emergências já praticadas no País. Ao todo serão construídas 100 moradias para famílias de quatro comunidades da Grande São Paulo que concentram um dos maiores índices de pobreza do município. Três delas ficam em Osasco (Padroeira, Santa Maria e Colinas D’oeste), a outra está nas proximidades de Guarulhos (Santa Emília).

Desde 2006 no Brasil, a organização já estabeleceu 286 moradias de emergência para famílias de baixa renda, em seis municípios de São Paulo. Taboão da Serra, Guarulhos, Suzano São Paulo, São Vicente e Itapeva. Também foram mobilizados mais de 2800 voluntários de várias universidades paulistas. Nesta ação, a expectativa é contar com a ajuda de aproximadamente 600 pessoas. Voluntários de 18 a 30 anos vindos de várias regiões do Brasil, sua maioria universitários. “Nesse mês de julho teremos centenas de jovens trabalhando em conjunto com as famílias para construir um país mais justo. A hora é agora de mudar a realidade de pobreza que conhecemos.”, comenta Fernanda Lima, diretora social da organização.

Assim como a edificação de casas de emergência, duas seguintes etapas englobam o projeto. A fase de habilitação social, que levanta estratégias que permitam atenuar a situação vulnerável que impede as famílias saírem da condição de pobreza, tais como planos de educação, microcrédito, saúde, assistência jurídica, etc. Por fim, o conceito do projeto é que todos aqueles que vivem em situação de extrema pobreza possam ter acesso a oportunidades que permitam a eles uma melhor qualidade de vida, gerando bairros sustentáveis de acordo com as necessidades das comunidades. No Brasil, a ONG está operando a primeira das três etapas do projeto.

Para as construções das casas nesta primeira fase, a organização conta com doações, principalmente do setor privado e da sociedade. Cada casa custa em média R$ 3 mil, sendo a família responsável pelo valor simbólico de R$ 150,00. Pessoas físicas e jurídicas podem colaborar com qualquer valor. Anualmente, todos os escritórios da organização na América Latina são auditados pela Delloite, uma das mais importantes e respeitáveis auditorias financeiras do mundo.

Por se tratar do maior movimento planejado pela UTPMP no Brasil, uma campanha foi produzida para ser veiculada na internet, no site Youtube, intitulada “Qual será o seu destino nessas férias”, onde convida os jovens universitários interessados a compartilhar do projeto durante o período de férias. (http://www.youtube.com/watch?v=C-omMItyya8). Para assinalar a importância da ação como a mais notável já alcançada pela ONG, os participantes se concentrarão para a saída e retorno no Colégio São Luiz, localizado na Rua Haddock Lobo, na região da Paulista.

Campanha de construção das 100 moradias, de 20 a 25 de julho de 2010, em Osasco e Guarulhos. Ponto de encontro: Colégio São Luís (Rua Haddock Lobo, n°400), às 20h.Encerramento: Colégio São Luís (Rua Haddock Lobo, n°400), às 21h.

Empresas apoiadoras nesta ação: Tintas Coral: doação de tinta para pintar as cem moradias e mil camisetas da campanha; Fundação Monyati Iniatitives (Alemanha): doação da construção de cinco moradias.Vídeo da Campanha: http://www.youtube.com/watch?v=C-omMItyya8 Inscrições para voluntários: www.umtetoparameupais.org.br/blog Doações: Caixa Econômica Federal Conta: 1030-7, Agência: 0238, Operação 003, , CNPJ: 10.513.214/0001-15, Um Teto para meu País – Brasil

Um Teto para Meu País - Por iniciativa de um grupo de jovens universitários apoiados pelo sacerdote jesuíta Felipe Berríos, a organização nasceu no Chile, em 1997. O objetivo inicial é denunciar a pobreza em que viviam milhares de latino-americanos. Em 2001, após dois terremotos na região do Perú e de El Salvador, que pioraram a vida das comunidades daquelas regiões, a ação passou a se expandir. Hoje são mais de 250 mil voluntários e 65 mil famílias já beneficiadas nos 16 países em que a organização está presente: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, México, Nicarágua, Paraguai, Perú, República Dominicana e Uruguai. | www.umtetoparameupais.org.br

.[Fotos: Comunidades de Osasco e Guarulhos receberão as novas moradias].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira