Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/06/2007 - 08:52

Cientista de alimentos dos Estados Unidos receberá a maior honra em alimentos do mundo

Washington - Philip E. Nelson, presidente do Institute of Food Technologists (Instituto de Tecnólogos em Alimentos) em 2002 e professor de ciências alimentícias da Purdue University, foi reconhecido dia 18 de junho, como o vencedor de 2007 do Prêmio Mundial de Alimentos em um anúncio que será feito no Departamento de Estado dos Estados Unidos.

Nelson foi escolhido para a maior honra do mundo em alimentos pelas suas grandes realizações no desenvolvimento de empacotamento e armazenamento asséptico em massa que permite que alimentos altamente perecíveis como frutas e vegetais possam ser distribuídos globalmente em um ambiente esterilizado sem refrigeração e sem uma perda significativa de nutrientes.

O anúncio do dia 18 de junho, contará com a presença do Dr. Norman Borlaug, vencedor do Prêmio Nobel da Paz e presidente do comitê de seleção do Prêmio Mundial de Alimentos, do embaixador Kenneth M. Quinn, presidente do Prêmio Mundial de Alimentos e será presidido por Daniel Sullivan, subsecretário de Estado interino para assuntos econômicos, empresariais e agrícolas.

"O trabalho pioneiro do Dr. Nelson tornou possível produzir quantidades em escala ultragrande de alimentos de alta qualidade", disse o embaixador Quinn. "O alimento pode ser armazenado por longos períodos de tempo e transportado para qualquer parte do mundo sem perder o valor nutricional ou o gosto".

Isto provou ser um avanço crítico em tempos de crises de comida, segundo afirmou Quinn.

Com a ajuda da tecnologia de alimento asséptica água potável e alimentos de emergência foram distribuídos para os sobreviventes do tsunami de 2004 que ocorreu no sudeste da Ásia e para as vítimas do Furacão Katrina em 2005 nos Estados Unidos, bem como para outras situações de crise no mundo todo.

A pesquisa inovadora de Nelson levou ao desenvolvimento da preservação e do transporte de alimentos perecíveis sem refrigeração em tanques de aço carbono, variando de tamanho desde caminhões de entrega a navios de carga. Ao revestir os tanques com resina epóxi e esterilizar válvulas e filtros, o alimento pode ser armazenado e removido sem introduzir organismos contaminantes. Como resultado, volumes enormes de alimentos são armazenados e transportados com segurança em todo o globo para processamento final, empacotamento e distribuição.

"Empacotamento e processamento asséptico em massa é reconhecido entre as maiores inovações em alimento do mundo" durante os últimos 70 anos, segundo afirmou Al Clausi, ex-presidente do IFT e atual membro do Comitê de Consultores do Prêmio Mundial de Alimentos que inclui os ex-presidentes dos Estados Unidos Jimmy Carter e George H.W. Bush e a ex-presidente das Filipinas Corazon Aquino, entre outros.

"Este avanço moderno em ciências e tecnologia alimentícia é comparado com os alimentos congelados de Clarence Birdseye, o forno de microondas e os sucos concentrados congelados" desenvolvidos pelos laboratórios de pesquisas do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, disse Clausi.

Nelson é o primeiro cientista de alimentos e o segundo membro do IFT a receber esta grande honra.

Em 1991, Nevin S. Scrimshaw foi reconhecido pelas suas realizações vitalícias na identificação e fortificação das fontes de alimentos locais para reduzir as doenças associadas com a subnutrição em nações em desenvolvimento mundialmente. Entre as suas outras inúmeras realizações, Scrimshaw também fundou o Departamento de Nutrição, Ciências Alimentícias e Tecnologia do Massachusetts Institute of Technology em 1961.

Nelson está envolvido no armazenamento e empacotamento de alimentos desde criança. Ainda pequeno quando trabalhava no cultivo de tomates e na fábrica de enlatamento da família em Morristown, Indiana, ele recebeu a coroa de "Rei do Tomate" na Feira Estadual de Indiana.

O 2007 World Food Prize e o seu prêmio de $ 250.000 serão formalmente entregues a Nelson em 18 de outubro durante cerimônias que serão realizadas no Capitol Estadual de Iowa, parte do Simpósio Internacional Norman E. Borlaug do Prêmio Mundial de Alimentos.

Mais sobre o Prêmio Mundial de Alimentos e a Cerimônia do Prêmio Laureado e do Simpósio podem ser encontradas no www.worldfoodprize.org

O Departamento de Estado dos Estados Unidos está localizado no 2201 C Street NW.

Fundado em 1939 e com a sua sede mundial localizada em Chicago, Illinois, EUA, o Institute of Food Technologists é uma sociedade científica internacional sem fins lucrativos com 22.000 membros trabalhando em ciências alimentícias, tecnologia e profissões relacionadas em instituições de ensino, governo e indústria. Como uma sociedade dedicada a ciências alimentícias e tecnologia, o IFT traz ciências sadias para a discussão pública de questões alimentícias. | www.ift.org | Por: PR Newswire

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira