Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/07/2010 - 08:59

Após conclusão do curso de Ajudante de Cozinha, sete adolescentes entram para o mercado de trabalho

O Sistema Firjan, em parceria com o Governo do Estado, Novo Degase e Rio Solidário, formou, no dia 14 de julho, sete jovens do Degase que já garantiram vaga no mercado de trabalho. Eles fizeram o curso de Ajudante de Cozinha, do programa Aprendizes da Liberdade da Federação das Indústrias, e foram contratados por empresa prestadora de serviços na área de alimentos, a Masan. A previsão é de que eles estejam trabalhando no início do mês de agosto, com o cargo de auxiliar de serviços de alimentação.

Ocurso, ministrado pelo Senai-RJ, começou em agosto do ano passado e teve duração de dez meses. Nas aulas, os jovens aprenderam as competências profissionais necessárias como Métodos de preparo de alimentos;Equipamentos e utensílios; Preparação de guarnições, acompanhamentos e massas;Preparação de molhos e sopas; e Preparação de saladas e entradas. As aulas práticas foram realizadas na cozinha do Inca, com o preparo de dietas para os pacientes do hospital.

O projeto Aprendizes da Liberdade, que teve início em 2008, tem o objetivo de promover a qualificação profissional e proporcionar aos jovens a oportunidade de saída produtiva do Degase, com reeducação, ressocialização, conquista de emprego e geração de renda. “Através desse projeto, instalamos cinco oficinas profissionalizantes e já conseguimos formar 53 jovens do Degase”, disse a Superintendente do Sesi-RJ e Diretora Regional do Senai-RJ, MariaLúcia Telles, acrescentando que, em agosto deste ano, terá início novo curso de Ajudante de Cozinha, com 20 alunos.

De acordo com o diretor comercial da Masan, Marco de Luca, os novos formandos também entrarão para o quadro de funcionários da empresa. “Esses alunos que se formaram hoje serão exemplos tanto para a sociedade quanto para a Masan. Eles passaram por momentos difíceis e conseguimos colocá-los no mercado. Continuaremos a parceria”, disse Marco de Luca.

Um dos formandos declarou que no início das aulas disse que ele e os colegas só precisavam de uma oportunidade. “Muitos dos que estão aqui hoje pensam até em fazer uma faculdade. Pensam, inclusive, em Direito. Por que não?”.

Para o pai de um dos jovens,Eriovaldo da Silva Lima, a melhora do filho é evidente. “Antes ele não queria saber de estudar, trabalhar. Agora, ele melhorou muito. Levanta cedo, com vontade, e tem praticamente todo o dia ocupado com o estudo”, comentou.

A formatura foi assistida por outros jovens, que também fazem cursos oferecidos pelo Senai-RJ. Ao final, o diretor geral do Degase,Alexandre Azevedo de Jesus, declarou que quer vê-los com seus certificados. “Só depende de vocês. Quero que nos próximos meses vocês também estejam aqui recebendo seus certificados”, festejou. | www.firjan.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira