Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/07/2010 - 08:59

Responsabilidade social no canteiro de obras

A Montana Química, em parceria com a usina de preservação de madeira CM Venturoli e o Senai, realiza curso de Estruturas de Madeira para jovens na Bahia.

Os parceiros CM Venturoli, Montana Química S.A. e Senai Dendezeiros na Bahia unem esforços em uma ação social inovadora no setor industrial-madeireiro nacional. Formataram um curso prático para a preparação de jovens profissionais, de comunidades carentes em Camaçari, que atenderão com qualidade a demanda do setor baiano da construção civil. As empresas e o Senai apostam no sucesso do “Curso de Montagem e Acabamento de Estruturas de Madeira”.

“O objetivo do curso, que tem patrocínio da Venturoli e Montana, é formar os novos profissionais com conhecimentos teóricos e habilidades práticas básicas em técnicas construtivas usando madeira tratada, preparação para acabamento e aproveitamento total das vantagens desta matéria-prima”, destaca o diretor comercial da Montana, Humberto Tufolo Netto.

O programa foi elaborado pela direção acadêmica do Senai, com apoio de técnicos das duas empresas. Além de aspectos da construção, as 180 horas de aulas e treinamento, realizados de 2ª a 6ª, das 13 às 17 horas, incluem conteúdo sobre saúde, segurança, operação e limpeza com destinação adequada de resíduos da obra. “Acreditamos ser interessante tratar, além dos temas técnicos, outros assuntos importantes como ética, segurança e higiene no trabalho, empreendedorismo, produtividade, precificação, entre outros”, explica o proprietário da CM Venturoli, Paulo Venturoli.

Aproveitamento - Paulo destaca ainda a motivação da turma, observada pela presença constante nas aulas e as elevadas médias nas avaliações. Os jovens que passaram pelo processo de seleção têm opiniões que mostram a dimensão e a relevância desta ação.

É o caso de Silvio de Santana que aprimorou seu trabalho. “Tive a oportunidade de enriquecer meu conhecimento, já que atuo no ramo da construção civil e tenho por obrigação saber mais sobre essa matéria-prima que é a madeira tratada”, explica. Já Vagner Lima da Silva declara que o aprendizado renderá bons frutos. “O curso é uma excelente oportunidade para adquirir técnica. Além de ser uma profissão pela qual posso melhorar minha vida e da minha família”, destaca.

O participante Joelino Porto Barros avalia o programa “como uma proposta prática de investimento na formação de mão-de-obra qualificada para atender a curto e longo prazos, a demanda crescente do setor da construção civil”. Leonídio Lopes Queirós espera atender a expectativa de seus futuros clientes. “Certamente farei muitos sonhos de outras pessoas se tornarem realidade por meio da minha formação profissional”, ressalta.

A prova final será a construção de um galpão onde serão comercializados produtos orgânicos fornecidos pelas comunidades locais. As aulas vão até o final de julho e todos os alunos receberão certificado emitido pelo Senai.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira