Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/07/2010 - 09:04

Quintessência é a grande vencedora do Prêmio Excellentia Farma

Rede de farmácias do Rio cresceu 9,45% em 2009, com nível de satisfação de 95%.

Treinamento, qualificação, certificação de matéria-prima, responsabilidade social e escuta atenta do cliente. O conjunto dessas ações e os resultados dos investimentos garantiram à rede de farmácias de manipulação Quintessência a conquista do Prêmio Excellentia Farma. Esta é a terceira premiação recebida pela empresa carioca no período de um ano. Entre os parâmetros avaliados, destacaram-se o crescimento da rede e a satisfação positiva de quase 100% dos clientes.

O Prêmio Excellentia Farma reconhece as farmácias de manipulação com destaque em planejamento e ações gerenciais. Ao todo, concorreram dez empresas. A premiação é oferecida pelo Núcleo de Inteligência Competitiva Setorial – NICS Farma (resultado de parceria entre o Sebrae e a Fundação BIO-RIO). O Objetivo do NICS é oferecer suporte em decisões estratégicas e táticas, o que contribui para aumentar o nível de competitividade das empresas farmacêuticas em diversos estados.

“Nas pequenas empresas, é comum que o dono acumule várias funções, o que limita o tempo para desenvolver o negócio. Na Quintessência, por sermos cinco sócios, conseguimos criar a rotina que possibilita parar para pensar o business de forma estratégica. Isso tem nos possibilitado desenvolver processos de qualidade e alcançar metas ousadas”, avalia Justino Ferreira, um dos diretores da Quintessência.

Inteligência competitiva - Para Murilo de Souza Mauro, também diretor, o acesso facilitado às informações sobre o mercado e às metodologias de gestão para a qualidade foram essenciais para o resultado alcançado em 2009 pela Quintessência, que teve um faturamento de R$ 3 milhões.

“Mas, além de ficar informado é preciso implementar os processos. As empresas que concorreram ao prêmio utilizam as informações da ‘inteligência competitiva’. É exatamente isso que o relatório de análise do NICS Farma busca identificar: qual parte do conhecimento oferecido por eles foi utilizada; o número de projetos acolhidos; o grau de aplicação nos vários setores da empresa e os resultados obtidos”, destaca Murilo.

Entre as ações desenvolvidas pela rede de farmácias estão a gestão de competências de talentos e a capacitação contínua dos colaboradores (todos os manipuladores da Quintessência fazem cursos de boas práticas e todos os gerentes fazem cursos de gestão de recursos humanos). Além disso, a empresa desenvolve constantes ações de responsabilidade social e de relacionamento com os clientes.

Quintessência - O Excellentia é o terceiro prêmio da Quintessência. Em 2009, a rede de farmácias fechou o ano como vencedora do Rio de Janeiro no Prêmio MPE Brasil, sobre competitividade para micro e pequenas empresas, em duas categorias: comércio e responsabilidade sócio-ambiental. Já no ano anterior, recebeu o Prêmio Gestão com Pessoas Luiz Carlos Campos, conferido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RJ), na categoria Micro/Pequena Empresa.

Esses reconhecimentos derivam de ações sociais e ambientais as quais a empresa se dedica. Um dos projetos da Quintessência é o Estou Vidrado Nessa Ideia, que evidencia a preocupação com a qualidade de vida de colaboradores e clientes. Ele tem o papel de reduzir o dano que a atividade exercida pela empresa pode causar no meio ambiente, através da reciclagem de embalagens utilizadas por clientes e pela própria empresa.

Fundada há 24 anos, a Quintessência possui cinco unidades no Rio de Janeiro: Barra da Tijuca, Bonsucesso, Flamengo, Méier e Tijuca. | www.quintessencia.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira