Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/07/2010 - 10:26

Museu do Relógio é excelente opção de lazer para as férias escolares

A visitação é gratuita e acompanhada por monitor. Entre as novidades, merece destaque o relógio atômico, que é referenciado pelos movimentos oscilatórios, a exemplo do que acontece em qualquer outro tipo de relógio. O aparelho que foi adaptado para ter a tampa superior transparente, de modo que o conjunto possa ser visualizado, é um dos poucos relógios atômicos em uso no Brasil e o único que está em exposição no País.

Em 2010 o Museu do Relógio Professor Dimas de Melo Pimenta abriu suas portas com muitas novidades. A casa que passou por uma grande reforma para ampliar o espaço, melhorar ainda mais o layout para receber o Relógio Atômico, é uma excelente opção de lazer para as férias escolares. Situado na avenida Mofarrej, 840, Vila Leopoldina, a visitação é gratuita e monitorada e pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 9 às 11h30 horas e das 14 às 17 horas.

Tradicionalmente, são acrescentados novos itens ao acervo, que hoje conta com mais de 600 peças, incluindo carrilhões, relógios-cuco e os primeiros marcadores de ponto, o “relógio-macaco”, que movimenta os olhos e a boca em sintonia com o passar das horas, além de preciosidades e itens curiosos.

Em dezembro de 2009 foi adicionado o Relógio Atômico, que é referenciado pelos movimentos oscilatórios, a exemplo do que acontece em qualquer outro tipo de relógio. Só que, em vez de a oscilação ser feita por um sistema de pêndulo, balanço ou quartzo, ela ocorre com a estimulação, por meio de ondas eletromagnéticas, dos átomos do Césio 133, que atingem sua frequência máxima de oscilação. Parte do acervo é doação de pessoas que desejam contribuir com o museu, outra parte é aquisição do atual presidente da DIMEP, Dimas de Melo Pimenta II.

Fundado em 1975, o Museu do Relógio Prof. Dimas de Melo Pimenta já virou tradição entre os roteiros de cultura e lazer do paulistano. Em 2009 recebeu cerca de 2.500 pessoas. Além do visitante normal, a atração também recebe excursões de escolas da capital e do interior.

A paixão do professor Dimas de Melo Pimenta, fundador da empresa e do museu, por relógios foi além de um simples colecionador. Sempre fascinado pelos marcadores de tempo, acumulou tantos itens que decidiu montar um museu. A tarefa de agrupar um número tão grande de relógios históricos e curiosos foi bastante árdua. A coleção teve início em 1950, e desde então não parou mais de crescer. Relógios originais são procurados por todos os lugares, em especial nos mercados de antiguidades que se realizam nas mais diversas cidades do mundo.

O relógio mais antigo apresentado no museu foi fabricado em 1620, na Alemanha. Trata-se de um exemplar de bolso, todo em prata, que possui apenas o ponteiro de horas (o ponteiro de minutos só foi incorporado aos relógios a partir de 1670). Também fazem parte do acervo Chatelaine de ouro e pérolas, cravejado de brilhantes. A peça, fabricada pela marca suíça Alliez & Berguer, na segunda metade do século XIX, pertenceu à 2ª Imperatriz brasileira – Amélia de Leuchtemberg, esposa de D. Pedro I.

Algumas peças são bastante curiosas, como os relógios de sol – primeiros marcadores do tempo –, que surgiram por volta dos anos 5000 e 3500 a.C. Também há peças inusitadas como um relógio cujos ponteiros se movem no sentido anti-horário, um modelo que além de mostrar as horas funcionava como cofre e um despertador que faz café, sem dúvida um dos mais curiosos.

DIMEP -Fundada há 74 anos, a DIMEP Sistemas evoluiu da fabricação de relógios de ponto para a condição de desenvolvedora de soluções tecnológicas altamente sofisticadas para os controles de ponto e acesso. Em 1997, obteve certificação pela ISO 9001.

A DIMEP é líder no mercado brasileiro e exporta para diversos países da América, Europa e África, além de manter filiais em Portugal, no México e nos Estados Unidos.

Cada vez mais moderna, a DIMEP tem se empenhado em ampliar sua participação em questões de interesse social. Exemplo disso é o apoio dado à Campanha “Todos pela Educação”, que une governos, empresas e entidades do terceiro setor na busca de soluções para os problemas educacionais do País.

O relógio atômico - Os relógios atômicos são úteis aos sistemas de navegação e de telecomunicações, à telefonia, à padronização de medidas, às pesquisas espaciais. Os relógios de bordo, por exemplo, são sincronizados por sinais emitidos por estações especiais.

Existem sistemas mais modernos, que se baseiam em técnicas de rádio. Estes possuem uma precisão enorme – atrasam um segundo a cada um milhão de anos – e funcionam por meio de sinais codificados e perfeitamente sincronizados, que partem de emissores localizados em pontos bem conhecidos. De qualquer ponto da superfície da Terra, um receptor capta tais sinais e mede a diferença de chegada de cada um deles. Essas informações são combinadas via satélite, o que permite detectar a posição do receptor. É assim que funciona, por exemplo, o GPS (global positto­ning system). O relógio atômico é fundamental nesses sistemas, pois permite fazer a medição das diferenças de tempo com a precisão necessária para que o receptor seja localizado.

Na indústria, os relógios atômicos são usados para calibrar geradores de frequência, sintetizadores, contadores e outros instrumentos que dependem de padrões de frequência. A calibração de osciladores de quartzo comerciais também é feita com relógios atômicos de césio.

Há ainda o relógio atômico de átomos frios, usado em testes científicos que requerem o mais alto grau de precisão, tais como os experimentos de teorias atômicas e os de teorias da gravitação. Seu índice de atraso é de um segundo a cada três bilhões de anos!

.[ Museu do Relógio Profº Dimas de Melo Pimenta, de segunda à sexta – 09h às 11h30 e 14h às 17h, todo segundo sábado do mês – 09h às 11h30 e 14 às 17h, Av. Mofarrej, 840 – Vila Leopoldina, São Paulo/SP | Informações: (11) 3646-4000. Entrada gratuita].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira