Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/07/2010 - 10:33

CAIXA recebe aval do Banco Central para associação com PanAmericano

O Banco Central (BC) manifestou-se favoravelmente a aquisição de participação acionária do Banco PanAmericano pela CAIXAPAR, holding de participações da Caixa Econômica Federal. A aprovação do BC era a última etapa para a finalização do negócio. Na operação, anunciada em 30 de novembro de 2009, a CAIXAPAR adquiriu 49% do capital social votante e 20,69% das ações preferenciais do PanAmericano, o que representa 35,54%, do capital social total do banco. A venda inclui um acordo de acionistas, pelo qual a CAIXAPAR passa a participar da governança do PanAmericano.

Para a presidenta da CAIXA, Maria Fernanda Ramos Coelho, as Instituições apresentam sinergias, permitindo desta forma, a expansão através do crescimento por complementaridade e por similaridade, acrescenta forças para que CAIXA atinja seus objetivos e reforça a estratégia de democratizar a oferta de crédito e o processo de bancarização.

Opinião que é compartilhada por Luiz Sebastião Sandoval, presidente do Grupo Silvio Santos. Segundo ele, desde o anúncio da operação, a CAIXA e o PanAmericano já vinham realizando algumas iniciativas conjuntas e planejando ações mais amplas. “Agora, nossos planos poderão ser acelerados. O potencial sinérgico é muito grande, pois embora as instituições tenham públicos semelhantes, o de baixa renda, a sobreposição de produtos é mínima”, comemora Sandoval.

Na opinião de Márcio Percival Alves Pinto, presidente da CAIXA Participações S/A, a consolidação desta parceria é importante, pois permite maior oferta de crédito, com expectativa de crescimento superior a 40%, neste ano, e aumento da bancarização, contribuindo para a manutenção do crescimento sustentável da economia.

“A parceria sinaliza, para a CAIXA, novas oportunidades negociais com clientes PF e PJ, com ampliação da base de clientes em 2,5 milhões, diversificação do seu portifólio, racionalização dos processos internos, aumento do número de canais para cerca de 52.000 pontos de vendas e de negócios. Tudo isso, com foco no papel de Banco Público, que inclui a bancarização e o atendimento à população de baixa renda de forma sustentável”, complementa Márcio Percival.

Novas oportunidades - A parceria possibilitará a oferta de crédito imobiliário, no PanAmericano, junto ao segmento de baixa renda, utilizando o relacionamento do banco com as classes C, D e E, por intermédio de sua rede de distribuição, que conta com mais de 20.000 agentes e 200 lojas em todo o país. A estimativa é de que, em cinco anos de parceria, seja consolidada uma carteira de crédito imobiliário, originada pelo PanAmericano, da ordem de R$ 5 bilhões.

Já para a CAIXA, a parceria permitirá a atuação em segmentos nos quais a Instituição não opera, como Arrendamento Mercantil e a ampliação de sua participação no mercado de veículos, no qual o Banco PanAmericano já possui destaque no financiamento e leasing. Adicionalmente, outros aspectos que serão positivamente afetados a partir da parceria é a distribuição de produtos conta corrente e cheque especial e melhoria do sistema de cobrança.

“Esperamos também que, com a aprovação do BC, as agências de classificação de risco, que já conferem outlook positivo, elevem o rating do PanAmericano, reduzindo nossos custos de captação. Desta forma, pretendemos ingressar mais agressivamente no financiamento de carros novos”, afirma Sebastião Sandoval. As instituições trabalham também em um projeto de oferecer leasing de equipamentos agrícolas e industriais para pequenas e médias empresas na rede da CAIXA.

Outro projeto em fase de implantação, que será acelerado, é a atuação conjunta na área de crédito consignado. A CAIXA e o PanAmericano já estão atuando em parceria, oferecendo empréstimos consignados para funcionários públicos estaduais. Estima-se um incremento da ordem de R$ 2 bilhões, ao final de cinco anos de parceria. Está avançado, ainda, o processo para que as lojas do PanAmericano atuem como correspondentes bancários CAIXA AQUI, possibilitando que clientes façam pagamentos de contas e movimentem ou vejam o saldo do FGTS, dentre outros serviços.

Outras áreas de grande potencial são as de cartões e seguros. Na área de cartões, as equipes trabalham em projetos de cartões pré-pagos, na gestão de cartões híbridos para os segmentos de supermercados e material de construção, além de um programa de recompensas para seus respectivos cartões. Já no segmento de seguros, o PanAmericano está lançando seu seguro habitacional, que será oferecido tanto na rede do PanAmericano quanto nos correspondentes da CAIXA. “A parceria abriu um universo de novas possibilidades para o PanAmericano. Com isso, esperamos acelerar o crescimento do Banco e diversificar nossa carteira, atualmente concentrada no financiamento de automóveis”, afirma Sebastião Sandoval.

A parceria favorece a atuação conjunta nos segmentos, possibilitando a criação de valor para ambas as instituições, na união de esforços e no intercâmbio de produtos e serviços, por meio da utilização dos canais de distribuição. | www.caixa.gov.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira