Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/07/2010 - 07:43

Fisioterapia pode aliviar dores após cirurgia na coluna

Terapia manual e o trabalho nas mesas de tração e descompressão ajudam a recuperar pacientes que ainda sentem dores crônicas, mesmo após terem passado por algum procedimento cirúrgico.

Brasília - Os problemas relacionados à coluna estão entre as doenças crônicas que atingem 29,9% da população brasileira, de acordo com dados do Suplemento de Saúde da PNAD, do IBGE. Em alguns casos, indica-se a intervenção cirúrgica, o que também nem sempre resolve, dependo da gravidade da patologia.

Ângela Lepesqueur, fisioterapeuta especialista em coluna e diretora do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral (ITC Vertebral), explica que a cirurgia é indicada quando a fisioterapia ou outros tratamentos conservadores não surtem o efeito esperado e, com isso, a pessoa continua a ter dores incapacitantes.

Entretanto, alguns procedimentos cirúrgicos também podem causar lesões. "Uma cirurgia de fixação vertebral, na qual há a necessidade de colocar pinos na coluna, geram complicações, como lesões nervosas, venosas e choque. Também há a probabilidade de ocorrer problemas nos processos de reparo teciduais. Entre eles estão aderências e má cicatrização, sem falar em danos que aparecem em longo prazo, pois a fixação da coluna leva a sobrecarga de áreas adjacentes. Pesquisas mostram que, após um intervalo de dois a cinco anos, os pacientes voltam a ter fortes dores na coluna", considera a fisioterapeuta.

De acordo com Ângela, em situações que a cirurgia não consegue sanar completamente as dores, o trabalho de fisioterapia pode ser uma boa alternativa. "Quando não há uma melhora total do quadro, após o procedimento cirúrgico, é possível realizar um tratamento para facilitar o pós-operatório", completa.

Nestes casos, a especialista indica a terapia manual, bem como o trabalho nas mesas de tração e descompressão, que podem aliviar as dores do pós-operatório, diminuir o risco de aderências cicatriciais e o tempo de repouso, pois melhora a capacidade de regeneração de vários tecidos que sofreram com o ato cirúrgico.

Após a cirurgia, a especialista diz que é possível o fisioterapeuta intervir de maneira precoce, principalmente com a fisioterapia manual. Mas vai depender das condições do paciente. Já as mesas de tração e descompressão podem ser usadas, desde que seja considerado o tempo de reparo e a cicatrização dos tecidos.| Telefone: (61) 3365-2555.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira