Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/06/2007 - 09:13

9º Encontro de RI discute pulverização do mercado de capitais

São Paulo - O 9º Encontro de Relações com Investidores e Mercado de Capitais, realizado pelo Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI) e Associação Brasileira das Companhias Abertas (Abrasca), em São Paulo, discutiu na manhã do dia 18 de junho, as tendências e impactos da pulverização no mercado.

O diretor de RI das Lojas Renner, José Carlos Hruby, expôs o caso da empresa, uma das poucas de controle pulverizado no Brasil, e afirmou que houve valorização das ações após o IPO, em julho de 2005. Segundo Hruby, um dos principais impactos do controle pulverizado foi o aumento de liquidez, sendo que hoje o volume médio negociado diariamente é 3,5 vezes maior em relação a julho de 2005.

O superintendente de operações da Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo), Ricardo Pinto Nogueira, demonstrou que as operações na Bolsa têm alcançado públicos de diversas formas, buscando a pulverização do mercado. Existem atualmente 246 mil pessoas físicas com contas ativas. A diversificação também aparece no crescimento da participação de mulheres, que representam 22% do total de investidores. O sistema homebroker, que possibilita operações on-line, movimenta diariamente a média de R$515 milhões em 60 mil negócios, o que representa 113 mil investidores operando de sua própria casa, contou. Citou ainda os sistemas Bovespa vai até você, Mulheres em Ação e Clube de Investimento como forma de incentivo a novos investidores.

O diretor do Banco Itaú BBA, Fernando Iunes, afirmou que a participação do investidor estrangeiro tem sido fundamental, enquanto a participação do investidor brasileiro é crescente. Mesmo assim, ele apontou que o mercado brasileiro ainda é bastante concentrado em grandes investidores. O superintendente de produtos da Câmara de Custódia e Liquidação (CETIP), Jorge Sant’Anna, falou da importância do mercado de renda fixa como fonte de financiamento corporativo. Porém, ressaltou a necessidade de pulverização, já que o governo detém 90% da renda fixa no mercado nacional.

O diretor financeiro e de investimentos da Petros, Ricardo Malavazi, expôs como desafios da pulverização a atribuição clara do papel dos conselhos e das diretorias nas companhias abertas para que haja cooperação, além do aperfeiçoamento dos controles internos. Como fundamental ao investidor de longo prazo, Malavazi citou prestação de contas, transparência e sustentabilidade.| Por: PR Newswire

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira