Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/07/2010 - 08:38

UCS e ABMACO lançam curso de especialização em compósitos

Um dos principais pólos de transformação do material, Caxias do Sul apresenta elevada demanda por profissionais especializados.

A Universidade de Caxias do Sul (UCS), em parceria com a Associação Brasileira de Materiais Compósitos (ABMACO), desenvolveu o primeiro curso de especialização lato sensu em compósitos do país. Engenheiros e profissionais da área de tecnologia estão aptos a participar das aulas, que começarão em setembro e serão realizadas no Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) da UCS.

Caxias do Sul não foi escolhida por acaso. Segundo Fernando Viana, coordenador regional da ABMACO e gerente de vendas para a Região Sul da fabricante de fibras de vidro Owens Corning, a cidade concentra várias empresas que processam os materiais compósitos. “Caxias e os municípios próximos respondem por cerca de 50% do consumo da Região Sul. Por isso, há uma enorme demanda por profissionais especializados”, afirma.

A aproximação entre ABMACO e UCS teve início no ano passado, quando a associação participou de uma rodada de seminários organizada pela universidade. A UCS, a propósito, é reconhecida nacionalmente por ser uma das pioneiras a promover estudos sobre materiais poliméricos. “A primeira turma de tecnólogos em polímeros do país foi formada pela UCS”, lembra Ademir José Zattera, coordenador do núcleo de polímeros da universidade.

Com duração de 360 horas, o curso de especialização em compósitos será dividido em quatro módulos. Além de mestres e doutores ligados à UCS, executivos da ABMACO farão parte do corpo docente. “A formação de profissionais especializados em compósitos é crucial para o desenvolvimento do nosso mercado. Daí porque vamos seguir buscando parcerias com outras instituições de ensino”, comenta Paulo Camatta, gerente executivo da ABMACO. [ www.abmaco.org.br ].

Perfil ABMACO - Fundada em 1981, a Associação Brasileira de Materiais Compósitos (ABMACO) representa toda a cadeia produtiva dos compósitos ou plástico reforçado com fibras de vidro (PRFV), material que conta com mais de 40.000 aplicações catalogadas em todo o mundo, de caixas d´água e tubos a peças de aviões e foguetes. Presidida por Gilmar Lima, diretor geral da MVC Plásticos, a ABMACO tem 252 associados e mantém, em conjunto com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), o Centro de Tecnologia de Compósitos (CETECOM), o maior do gênero na América Latina.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira