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22/07/2010 - 08:43

Marcas brasileiras estarão presentes na IFLS

Onze empresas nacionais apresentam suas coleções de verão na mostra colombiana.

De olho no potencial do mercado latinoamericano, onze empresas nacionais vão apresentar suas novidades para a temporada primavera-verão 2011 na 22ª International Footwear and Leather Show (IFLS). Século XXX, Tryon, Pimpolho, Pampili, Tanara, Albanese, Pegada, Raphaella Booz, Pé com Pé, Grendene – com as marcas Rider, Ipanema e Grendha - e Walk Way desembarcam em Bogotá, na Colômbia, entre os dias 3 e 6 de agosto, mostrando as apostas da moda e do design brasileiro.

A participação das marcas na feira calçadista é promovida pelo Brazilian Footwear – Programa de Promoção às Exportações de Calçados, desenvolvido pela Abicalçados (Associação Brasileira das Indústrias de Calçados) em parceria com a Apex-Brasil (Agência de Promoção às Exportações e Investimentos), ligada ao Governo Federal, e organizada pela Francal Feiras.

A IFLS absorve nove mil metros quadrados nos pavilhões da Corferias e o público visitante - estimado em 12 mil pessoas - poderá conferir as novidades dos 400 expositores, que desfilam mais de 800 marcas dos principais polos colombianos, como Barranquilla, Bogotá, Bucaramanga, Cali, Cúcuta, Eje Cafetero, Medellín e Pasto, além do Brasil e México.

Mercado alvo - Para a assessora de Marketing do Brazilian Footwear, Vivian Laube, a Colômbia é um destino importante para o calçado do Brasil, já que nos últimos anos, esse mercado registrou um aumento gradual, que chamou a atenção dos fabricantes como um mercado potencial.

“A Colômbia é um mercado alvo do nosso projeto porque tem apresentado perspectivas crescentes na importação de calçados brasileiros. Além disso, a IFLS recebe visitantes de todos os países vizinhos, aumentando assim as possibilidades de negócios.”

A assessora salienta que foi mantido o mesmo número de expositores que participaram em fevereiro, porém novas companhias passam a fazer parte do grupo, tais como Pegada, Rafaela Booz, Grendene e Walk Way. “Nosso mix de empresas é bem variado e atende a todo tipo de comprador, o que aumenta o interesse do visitante. Os investimentos em divulgação local vêm tornando o sapato brasileiro cada vez mais conhecido e desejado pelo publico colombiano”, ressalta.

“Precisamos aproveitar esta boa aceitação do produto brasileiro para aumentar nossos embarques para aquele país. Dos 35 milhões de pares que a Colômbia compra todos os anos, apenas 10% partem do Brasil. Há muito espaço para crescer”, ressalta Abdala Jamil Abdala, presidente da Francal Feiras, que organiza o pavilhão brasileiro na IFLS.

Participação - As onze empresas brasileiras que participaram da última edição da IFLS, em fevereiro, incrementaram em mais de 5% o volume de negócios em comparação com o evento de fevereiro do ano passado. Durante a mostra, foram efetivadas vendas na ordem de US$ 388 mil, enquanto a perspectiva para os próximos doze meses é gerar mais US$ 2,135 milhões. “A feira realmente registrou mais movimento e está se tornando uma porta de entrada para a América Central”, aponta Vivian Laube. O destino dos pedidos será, além da Colômbia, Equador, Peru, Porto Rico e Antilhas Holandesas.

De janeiro a junho deste ano, os colombianos compraram US$ 8 milhões dos brasileiros – o equivalente a 1,5 milhão de pares. O crescimento registrado em 2010 é de 15% em volume monetário e 45% no número de pares, em relação aos primeiros seis meses do ano passado. Em 2009, os embarques para a Colômbia geraram divisas de US$ 15,7 milhões, com 3,2 milhões de pares.

Neste primeiro semestre de 2010, as exportações brasileiras de calçados somam 78,5 milhões de pares – um aumento de 19,3% ante o mesmo período do ano passado -, gerando divisas de US$ 748,9 milhões – incremento de 10,2% na comparação com janeiro a junho de 2009.

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