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19/06/2007 - 09:39

ABIC abre, nesta quinta, o Festival do Café no Inverno

A partir das 15 horas desta quinta-feira, 21 de junho, quando oficialmente começa o inverno no Brasil, a ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café dá por aberto o Festival do Café no Inverno 2007. O evento não tem um único endereço, mas vários; e também não se resume a uma única promoção. Trata-se de uma grande mobilização, baseada em ações compartilhadas entre indústrias e varejistas, principalmente supermercadistas, realizada pelo terceiro ano consecutivo de norte a sul do País, e que conta com o apoio da ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados.

Data integrada ao Calendário Anual do setor supermercadista, julho é desde 2005 o Mês do Café, assim como o verão é a temporada das bebidas geladas e, a Páscoa, o mês do chocolate. A ABIC não realiza propriamente um evento, mas sim incentiva as indústrias a promoverem ações diferenciadas no ponto-de-venda durante toda a temporada. Em parceria com os profissionais de compra e os supermercadistas, as empresas organizam as áreas de vendas, transformando-as em verdadeiras vitrines do café. Uma promoção que aos poucos, também começa a conquistar cafeterias, bares, restaurantes e outros pontos de consumo.

“Essa iniciativa é um apoio da ABIC à área de marketing das indústrias associadas, principalmente as pequenas e médias empresas”, diz Guivan Bueno, presidente da entidade. “Uma das nossas principais propostas é justamente dar este respaldo, mostrar caminhos e estratégias que possam ser realizados e seguidos por empresas e pontos-de-venda de qualquer porte e de qualquer canto do Brasil”.

Suporte e criatividade - A ABIC estimula os industriais a estreitarem os laços com os supermercadistas, e dessa ação conjunta resulta muita criatividade e originalidade. Decoração especial, luzes, cartazes, música, brindes e promoção de degustação. São atividades diversas, adequadas aos costumes, ao modo de vida de cada localidade e à verba promocional das empresas. Mas o apoio da entidade não fica apenas no incentivo: a ABIC produz diversos materiais promocionais, que são fornecidos de maneira subsidiada aos associados. Há cartazes com espaço para inclusão de logomarcas; aparadoras de gôndola com o tema “Festival do Café no Inverno”; folhetos frente e verso com receitas e dicas de preparação e conservação da bebida, além de informações dos benefícios do consumo moderado para a saúde de crianças, adolescentes e adultos.

“Essa estratégia também integra o PQC – Programa de Qualidade do Café, que tem como objetivo educar o consumidor, aguçando sua curiosidade para que descubra, experimentando, que café não é tudo igual. São mais de 200 marcas autorizadas a utilizar os Símbolos de Qualidade ABIC, nas categorias Tradicional, Superior e Gourmet. É essa diferenciação, de qualidade e preço, que queremos também mostrar”, explica o diretor-executivo Nathan Herskowicz.

A proposta da ABIC é criar e fixar, gradativamente, um calendário anual de promoção do café visando, sobretudo, a divulgação da qualidade; das formas corretas do preparo e da versatilidade do seu uso em receitas diversas. “Não se trata apenas de aumentar o consumo per capta, hoje de 4,27 quilos por ano. O que queremos é ampliar o número de consumidores, sejam novos ou aqueles que por algum motivo abandonaram o hábito”, diz Herszkowicz. “A produção e o consumo do café podem ser comemorados o tempo todo. A florada, em setembro, que dá início à nova safra, é exemplo disso, assim como o belo período da colheita. Ao poucos, vamos integrar essas datas às atividades. Por enquanto, temos a comemoração do Dia Nacional do Café, em 24 de Maio, e o Festival do Café no Inverno, duas estratégias que estão, a nosso ver, muito bem consolidadas”.

Alto consumo - Apesar de mais intenso e marcante nas regiões Sul e Sudeste, o inverno é a alta temporada do café em todo o País, quando o consumo chega a crescer 10% - o que equilibra com a menor demanda do verão, que proporcionalmente cai entre 5% e 10% em média. Na verdade, o brasileiro toma café o ano inteiro – e a cada ano, mais. Em 2006, foram consumidos 16,33 milhões de sacas, 5,10% acima do período anterior, quando o volume apurado havia sido de 15,53 milhões de sacas. A meta da entidade é chegar aos 21 milhões de sacas até 2010, volume com o qual o Brasil passará a deter o primeiro lugar no ranking dos maiores países consumidores de café do mundo, posição tradicionalmente ocupada pelos Estados Unidos.

São várias as razões que explicam o sucesso do café no inverno. Primeiro, porque aquece. Segundo, porque desperta e anima, dá aquela energia e vitalidade, espantando a preguiça, seja em casa ou no trabalho. Um outro motivo é a combinação harmoniosa do café com outros ingredientes, resultando sempre em receitas deliciosas. E o café ainda faz bem à saúde. Consumido moderadamente (na quantia de três a quatro xícaras por dia), o café aumenta a capacidade de concentração, a memória e o estado de alerta, sendo indicado para crianças, jovens e adultos.

Com tantos atributos, não é sem fundamento que o café é consumido por mais de 94% dos brasileiros acima de 15 anos e, depois da água, é a bebida de maior preferência nacional. É para este público que as indústrias torrefadoras e o varejo promovem este “Festival do Café no Inverno”. São gôndolas e quiosques repletos de aroma e sabor

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