Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/07/2010 - 07:43

IBM anuncia novo Mainframe zEnterprise™

Lançamento contou com investimento de mais de US$ 1.5 bilhão em pesquisa e desenvolvimento.

A IBM anuncia no dia 22 de julho (quinta-feira), o Mainframe zEnterprise System, uma nova arquitetura de sistemas que permite a integração de aplicativos executados em mainframes, servidores IBM POWER7 e Blades System x em um único ambiente virtualizado. O zEnterprise é o sistema de maior desempenho e o mais eficiente em termos de energia oferecido pela IBM – possui poder de processamento até 60% maior que seu antecessor, o System z10, e utiliza aproximadamente a mesma quantidade de energia1. Isso foi possível por meio de avanços no design do servidor central do novo Mainframe, denominado zEnterprise 196, que possui 96 dos microprocessadores mais rápidos do mundo e é capaz de executar mais de 50 bilhões de instruções por segundo. A tecnologia permite a conversão e distribuição mais eficiente de energia, além de apresentar sensores avançados de controle de resfriamento que monitoram e fazem ajustes baseados em fatores ambientais, tais como níveis de umidade, temperatura e até densidade do ar.

Uma opção de resfriamento à água também está disponível para o novo zEnterprise System, capaz de reduzir o uso de energia em até 12%2. Em um data center normal, o resfriamento à água diminui o fluxo de ar necessário para o sistema em mais de 20%, reduzindo em mais de 70% os níveis de aquecimento de ar do sistema. Isso pode ser particularmente benéfico para centros de processamento de dados com pontos de calor ou com capacidade limitada de energia e resfriamento. Além de sua aplicação em data centers tradicionais, o zEnterprise também pode operar em condições extremas de pressão e temperatura – é possível utilizar a tecnologia a até -30ºC, com uso de energia e limitações de espaço e peso –, permitindo a criação de data centers móveis para utilização, por exemplo, em aeronaves ou navios militares.

Enterprise BladeCenter Extension - A IBM desenvolveu o novo Mainframe para lidar com um dos principais desafios enfrentados pelos data centers corporativos, que acumulam um número cada vez maior de diferentes tecnologias implementadas ao longo do tempo para executar aplicativos específicos, operando em silos e incapazes de se comunicar entre si. Esse cenário exige demais das equipes de TI e representa altos custos e complexidade, em especial pelo volume crescente das cargas de trabalho.

Para atender essa necessidade de integração e redução da complexidade do ambiente de TI, a IBM desenvolveu uma nova arquitetura de sistemas que combinará os recursos do novo Mainframe a servidores Blade System x e POWER7. O IBM zEnterprise BladeCenter Extension permitirá a integração de aplicativos executados nestes três ambientes, bem como de sistemas otimizados para cargas específicas, como ferramentas analíticas e gestão de infraestrutura Web, a partir do novo mainframe. Todo este sistema passa a ser gerenciado como se fosse um único Mainframe. Podem ser integrados ao zEnterprise de um a quatro chassis IBM Blade Center. Assim, uma empresa de serviços financeiros, por exemplo, que gerencia transações de cartão de crédito no Mainframe e utiliza Blades IBM para rodar softwares analíticos, poderá obter informações estratégicas em frações de segundo, ao invés de esperar horas para que os dois sistemas diferentes integrarem seus bancos de dados.

A IBM estima que essa convergência e a possibilidade de gerenciar cargas de trabalho de forma unificada possa resultar em uma redução de até 40% no custo de aquisição do zEnterprise, reduzir o TCO (Custo Total de Propriedade) em até 55%3 e agilizar em até 10 vezes as consultas a bancos de dados4

Informação analítica - A IBM também anuncia o novo IBM Smart Analytics Otimizer – desenvolvido pelo IBM Research –, um acelerador para cargas de trabalho analíticas que será integrado ao novo Mainframe por meio do BladeCenter Extension. Com as funcionalidades híbridas do zEnterprise e do software de análise de dados os usuários do novo Mainframe poderão analisar as informações corporativas e antecipar tendências, capturar novas oportunidades e evitar riscos de negócios de maneira até 10 vezes mais rápida5.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira