Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/07/2010 - 07:43

Mercado de siderurgia em alta

Segundo a diretora de indústria pesada da Spraying Systems, o ano de 2010 reserva surpresas positivas para o setor.

Com a demanda aquecida no mercado interno, as perspectivas para as empresas siderúrgicas são positivas ao longo deste ano. Tanto que as ações das companhias do setor encontram-se na lista de preferências segundo analistas financeiros. Mesmo diante do cenário externo ainda em recuperação, principalmente quando o assunto é preço, as perspectivas para as siderúrgicas são positivas. A demanda interna de aço vem crescendo, o que compensou, em boa parte, a queda das exportações do produto no período mais agudo da crise internacional.

Segundo Christy Hoffner, diretora da divisão da Spraying Systems de Indústria Pesada, responsável pelo gerenciamento global do departamento técnico de desenvolvimento de produtos e pesquisa para “Steel Metals”, a produção da indústria de aço diminuiu significativamente em 2009, a única região que permaneceu estável foi a China. Todos os demais países apresentaram queda de até 50%, entre eles estão: Brasil, EUA e países Europeus. “As usinas siderúrgicas estão voltando à atividade; existe um prognóstico de que a capacidade produtiva de aço em países como Ásia e Índia cresça três vezes até o ano de 2012. Hoje esses países planejam duplicar ou até mesmo triplicar sua capacidade produtiva, mas provavelmente não antes de 2015.”, ressalta a executiva.

Dados do Ministério de Aço da Índia mostram que foram exportados cerca de 106 milhões de toneladas da Índia, de uma produção total de 226 milhões de toneladas, realizadas no ano fiscal encerrado em 31 de março desse ano, onde aproximadamente 90% de suas exportações foram destinadas à China. Para a diretora as expectativas são ótimas no que se refere à empresa. Há mais de 75 anos no mercado, a Spraying Systems é líder mundial na tecnologia de pulverização industrial, para vários setores, entre eles, o de siderurgia. A previsão é de um crescimento no Brasil de no mínimo 40% no faturamento de 2010. “Já passamos pelo pior e, agora, estamos começando novamente. Várias empresas estão pensando em expandir sua capacidade produtiva é um sinal verde”, diz Christy.

Por conta dessa variedade de serviços a Spraying Systems tem o desafio de fornecer soluções completas e não apenas em uma parte do produto. “A preocupação é fazer com que nossos clientes resolvam seus problemas e obtenham recursos onde poderão concluir seus projetos. Nosso amplo portfólio de soluções permite que auxiliemos clientes que atuam em todas as etapas do processo siderúrgico, desde a fundição à laminação, explica Hoffner.

De acordo com a representante da Spraying Systems, o maior problema da indústria de aço é a economia de custos no setor. “Alguns dos nossos clientes nem sabe onde está o problema, por isso, depende de nós para identificar o problema, que muitas vezes está no desperdício de energia”, acrescenta Christy.

A Spraying Systems continua investindo em inovação adquirindo novas tecnologias, só para o setor de aço foram feitas cinco aquisições e outras tantas em demais mercados estratégicos. Essa capacidade de atuar em diferentes mercados, conhecer em profundidade distintos processos, garante a empresa maior expertise e a torna mais competitiva. “Enquanto em 2010, a concorrência estará se empenhando em permanecer focada em um único segmento, nós estaremos investindo capital e aumentando nossas possibilidades.”, finaliza a diretora.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira