Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/07/2010 - 09:21

Maior estabilidade econômica e investimentos externos posicionam Brasil estrategicamente no fornecimento de alimentos e bioenergia

Na 3ª Conferência Internacional de Confinadores Interconf a nova tendência será debatida no painel: ‘Panorama da Economia Global’ .

Entre a crise que atingiu o sistema financeiro das oito maiores economias do mundo em 2008, ao surgimento de um novo bloco de potências econômicas emergentes - grupo liderado por Brasil, Rússia, Índia e China - surge no horizonte do sistema econômico global uma nova configuração formada por países com economia estável e potencial real para engrossar a lista das nações mais ricas e influentes, já nas próximas três décadas.

Inserido nessa nova estrutura de mercado projetada pelos especialistas, o Brasil aparece como o país que tem as maiores chances de se tornar o principal fornecedor mundial de alimentos e fontes de energias renováveis, tudo isso alimentado pelo avanço rápido das tecnologias voltadas ao aumento da produtividade nas lavouras, principalmente grãos, e a forte atração de capital vindo de investidores internacionais interessados em somar dividendos pelas vias do agronegócio.

Por outro lado, países que tradicionalmente desenvolvem forte produção pecuária, muitos no continente europeu, deverão reduzir seus subsídios para a produção, visto que a escassez de dinheiro no continente é uma realidade. O resultado será a busca cada vez maior por novas alternativas para compra de carne bovina mais barata. O cenário então se torna interessante para os grandes produtores de carne bovina, como Austrália, EUA, esses que deverão decidir entre produzir carnes ou energia no longo-prazo, e ainda Argentina, Uruguai, Índia, e principalmente para o Brasil que é hoje o único produtor mundial de carne bovina com condições de elevar sua produtividade, sem a necessidade de causar impacto sobre o meio ambiente e com baixo custo.

O painel “Panorama da Economia Global”, que abre a programação da 3ª Conferência Internacional de Confinadores Interconf quer discutir a fundo esse tema e para isso traz ao Brasil o atual vice-presidente da FAPRI, especialista em economia global, Jay Fabiosa, que apresentará as perspectivas e possíveis cenários que nortearão as economias e os negócios no curto, médio e no longo prazo, abordando temas como: mercados, produção interna, renda, entre outras.

Segundo Sérgio De Zen, DSc/ Esalq-Cepea/USP, moderador do painel, a produção de carne, mas mais especificamente seu consumo está fortemente ligada a renda da população, ou seja, a riqueza que o mercado consumidor produz. “Economia sólida, com fluxo de dinheiro, é sinal de um maior consumo de carne bovina, e vice versa. A produção de pecuária de corte, portanto tem uma forte relação com os impactos provenientes da economia mundial”, explica.

Ainda segundo Sérgio De Zen, outras questões ligadas a geração políticas específicas para o setor, e investimento em capital humano, novas tecnologias e principalmente em infra-estrutura são providenciais necessárias para o setor agropecuário brasileiro continuar a oferecer um alimento de qualidade, com baixo preço e competir internacionalmente na busca por mais mercados. “Neste cenário otimista para o Brasil e observando os cenários de projeções de produção e consumo de alimentos traçados pela ONU, a Interconf e o setor de confinamento têm um papel importante para o futuro da agropecuária nacional e do abastecimento de alimentos no mundo”, argumenta o especialista do Cepea.

Tradicionalmente o país produz gado a pasto e mesmo com o longo período de vida dos animais até serem abatidos, o Brasil consegue exportar para mais de 170 países, com diferentes tipos de mercado e gosto. O confinamento possibilita o setor pecuário nacional aumentar sua produtividade, assim como produzir carne com uma maior padronização e em menor tempo. A Interconf tem o papel de colocar em discussão as alternativas tanto de economia, produção e mercado que o setor terá daqui para frente, mas sempre destacando o potencial produtivo que o sistema de produção de confinamento tem no Brasil, destacando a alta disponibilidade de terras e insumos para o abastecimento global. Estes fatores tornam o país cada vez o centro das atenções globais e um dos maiores players no mercado agropecuário mundial.

Interconf 2010 - Em 2010 a Interconf acontecerá em dois dias, com palestras e painéis no auditório do espaço de eventos Oliveira's Place em Goiânia (GO). O início será com o painel apresentado pelo atual vice presidente da FAPRI, especialista em economia global, Jay Fabiosa, que discorrerá sobre a importância de otimizar recursos na produção e processamento de alimentos no mundo, já pensando no futuro.

No painel sobre regulatórios e competitividade serão debatidas estratégias e novas ideias que visam beneficiar os produtores e o mercado. O objetivo é comparar o impacto econômico das principias tecnologias disponíveis para melhorar o desempenho dos bovinos em confinamento e evidenciar as diferenças entre regras que definem o que está disponível aos produtores no Brasil e o cenário vigente nos principais países produtores de carne do mundo.

No painel sobre tecnologia, além das palestras sobre floculação de milho, mineralização e processamento de foragem ocorrerá a apresentação de dois grandes confinadores, um brasileiro e outro americano, falando sobre os desafios de gestão e tecnologia envolvidos com a atividade nestes dois países.

O painel sobre a evolução do mercado brasileiro debaterá o que significa a carne bovina para o supermercado, restaurante e cozinha industrial. A intenção é mostrar ao produtor qual é o tratamento e a visão de quem compra carne para comercializá-la no Brasil.

As discussões sobre mercado vão além da importante atualização sobre o mercado mundial e o cenário brasileiro. Este ano teremos a oportunidade de ouvir especialistas vindos da China e da Índia e tentar entender se estes dois países são nossos clientes ou nossos concorrentes ou ainda as duas coisas.

O Interconf 2010 contará com a participação de representantes oficiais dos principais candidatos a presidência da república que deixarão suas opiniões, estudos e mostrarão projetos futuros e planos de governo com relação à produção de carne bovina.

No dia 16 de setembro, a Vera Cruz Agropecuária, de Goianésia (GO), empresa do Grupo Otávio Lage, abrirá suas portas para a realização do 'Dia de Campo" para convidados da Interconf 2010. O evento que tradicionalmente encerra a programação da conferência terá programação com ciclo de palestras, almoço e passeio de ônibus pelas instalações do confinamento da Vera Cruz Agropecuária. O encerramento ocorre por volta das 15h00. O Dia de Campo tem sua participação limitada em 400 vagas e as inscrições podem ser feitas pelo site www.interconf.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira