Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/07/2010 - 08:46

PNUD seleciona projetos sociais para comunidades carentes

Desenvolvimento das ações em regiões vulneráveis contará com o apoio institucional e técnico da Caixa Econômica Federal.

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) publicou, no último domingo (18), edital de seleção pública de projetos voltados para comunidades em situação de vulnerabilidade socioambiental. A ação é realizada em conjunto com o Programa CAIXA ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio), desenvolvido pelo banco com o objetivo de promover a cidadania e o desenvolvimento local sustentável. Serão selecionados 79 projetos, a serem elaborados por entidades da sociedade civil sem fins lucrativos, sediadas em um dos municípios onde exista agência da CAIXA e cujo público beneficiário esteja em situação de risco socioambiental.

A seleção agrega ao Programa CAIXA ODM uma modelagem de investimento social privado, a qual consiste na aplicação de recursos de forma planejada e orientada. O investimento é acompanhado por meio de indicadores, buscando-se medir o impacto das ações na transformação da vida da comunidade. O desenvolvimento dos projetos contará com o apoio institucional e técnico da CAIXA, e o acompanhamento será feito por meio das 79 Superintendências Regionais do banco.

O edital foi publicado no jornal Folha de São Paulo e no site do PNUD. Na terça-feira (20), foi publicado também no Diário Oficial da União. As propostas serão recebidas até 13 de agosto. A entidade participante deve encaminhar o projeto via Correios, no prazo estipulado, para o endereço constante no edital.

Objetivos do milênio - A CAIXA, o PNUD e a Agência Brasileira de Cooperação, ligada ao Ministério das Relações Exteriores, assinaram, em novembro de 2009, um acordo de cooperação técnica. O acordo visa fortalecer e aprimorar as práticas do Programa CAIXA ODM, por meio da sistematização de metodologias de intervenção social, aprimorando as capacidades internas do banco na elaboração, análise, gerenciamento e avaliação de projetos de desenvolvimento humano, em especial aqueles voltados às comunidades vulneráveis no Brasil.

Esse acordo tripartite está inserido na política de responsabilidade social da CAIXA e contribui para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, definidos durante a reunião da Cúpula do Milênio, realizada em Nova Iorque, em 2000, na qual líderes de 191 nações oficializaram pacto para tornar o mundo mais solidário e mais justo até 2015. São eles: 1 - Erradicar a extrema pobreza e a fome; 2 - Educação básica de qualidade para todos; 3 - Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; 4 - Reduzir a mortalidade infantil; 5 - Melhorar a saúde das gestantes; 6 - Combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças; 7 - Garantir a sustentabilidade ambiental; 8 - Estabelecer parcerias para o desenvolvimento.

Criado em 2006, o Programa CAIXA ODM faz parte da estratégia de relacionamento da instituição com as comunidades e visa consolidar a atuação da CAIXA, como agente financeiro de responsabilidade social, que promove o desenvolvimento local de forma integrada com os objetivos negociais. | www.caixa.gov.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira