Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/07/2010 - 08:46

Fundação Telefônica lança concurso de tecnologias de vida artificial

Os projetos devem ser entregues até 7 de novembro de 2010 Prêmios totalizam 80 mil Euros.

São Paulo – A Fundação Telefônica da Espanha acaba de abrir inscrições para a 13ª edição do VIDA, concurso que premia obras artísticas desenvolvidas com tecnologias de vida artificial e suas disciplinas associadas, como a robótica, a inteligência artificial, os algoritmos caóticos, os vírus de informática, a biotecnologia e a escultura sonora. Desde o início do concurso, já foi registrada a participação de um total de 842 artistas de 30 países e foram premiados mais de 115 trabalhos.

Como nos anos anteriores, o VIDA 13.0 dispõe de duas modalidades de participação: Projetos Finalizados e Incentivos à Produção. O prazo de entrega dos trabalhos se encerra em 7 de novembro.

A categoria “Projetos Finalizados” premia obras artísticas desenvolvidas com tecnologias de vida artificial criadas após setembro de 2008. Serão destinados 40 mil euros para premiar os três melhores projetos (18 mil para o primeiro colocado; 14 mil euros para o segundo e 8 mil para o terceiro). Além disso, serão outorgadas sete menções honrosas.

Já a modalidade “Incentivos à Produção” ajuda a financiar projetos artísticos de vida artificial que ainda não tenham sido realizados. Destina-se exclusivamente a artistas que tenham nacionalidade ou residam em países Ibero-americanos. A categoria também tem dotação total de 40 mil euros para premiação.

Os projetos premiados serão exibidos na Galeria VIDA do site da Fundação Telefônica da Espanha e poderão ser apresentados posteriormente em exposições organizadas pela instituição ou das quais participe.

Os trabalhos inscritos serão examinados por um júri internacional formado por especialistas do Peru, Espanha, Canadá, Argentina, Estados Unidos, Austrália e China. [ www.fundacion.telefonica.com/vida].

Arte e Tecnologia - O concurso VIDA 13.0 faz parte do programa Arte e Tecnologia da Fundação Telefônica, que é desenvolvido também Brasil. O programa tem como missão estimular o encontro, a reflexão e o intercâmbio entre os diversos setores da cultura, apoiando a pesquisa, a produção e a difusão de projetos culturais, em especial aqueles vinculados à tecnologia.

Aqui, além de manter o Núcleo Memória Telefônica, o Arte e Tecnologia apoia instituições como o MAM e o Instituto Tomie Ohtake e promove exposições de artes visuais. Neste ano, montou a mostra “Tão longe, tão perto – As Telecomunicações e a Sociedade”, no Museu da FAAP, em São Paulo. O Núcleo Memória Telefônica possui um acervo tridimensional, fotográfico e documental que abrange cerca de 125 anos e preserva mais de 100 mil objetos históricos. A população pode ter acesso a esse conteúdo pela internet por meio do Museu do Telefone, que reúne o maior acervo histórico virtual do Brasil, no endereço www.museudotelefone.org.br.

Fundação Telefônica - A Fundação Telefônica gerencia a maior parte da Ação Social e Cultural do Grupo Telefônica no mundo, demonstrando o compromisso da empresa com as sociedades junto às quais atua. A instituição está presente na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México, Peru, Equador e Venezuela e também desenvolve programas junto a operadoras locais da Telefônica em El Salvador, Guatemala, Nicarágua, Panamá e Uruguai. No Brasil, foi criada em 1999 e atua para o desenvolvimento social, através da consolidação dos direitos das crianças e dos adolescentes. Desde o início de sua atuação, mais de 500 mil pessoas já foram beneficiadas direta ou indiretamente pelos projetos que desenvolve, por meio dos programas EducaRede, Pró-Menino, Arte e Tecnologia e Voluntários Telefônica.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira