Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/07/2010 - 08:57

Mitsubishi/Gol vence primeira regata e Pajero mantém liderança da S40 na Rolex Ilhabela Sailing Week


Na ORCi 500, Gol/Touché Super continua em primeiro lugar

Ilhabela (SP) - O Mitsubishi/Gol, do tático Torben Grael, venceu nesta quarta-feira a sua primeira regata da Classe S40 e assumiu a vice-liderança na classificação geral, com 12 pontos perdidos - sete a mais do que o Pajero, de Eduardo Souza Ramos, líder absoluto da classe da 37ª Rolex Ilhabela Sailing Week, disputada até sábado no Yacht Club de Ilhabela, no litoral norte de São Paulo. O descarte do pior resultado começou a vigorar para todos que completaram a quinta regata da principal competição da América Latina nesta quarta-feira.

"O nosso barco começou a andar direitinho e a vitória foi consequência. Estamos com uma velocidade legal, mas precisamos polir mais as manobras. Umas saem muito boas e outras nem tanto. Só o tempo vai dar o conhecimento e o entrosamento necessários", comentou Torben, dono de cinco medalhas olímpicos e eleito o melhor velejador do mundo de 2009 pela Federação Internacional do esporte.

Com apenas dois dias de treinamento antes da estreia na competição, em que a preocupação principal foi a regulagem do mastro, Torben disse que a tripulação vibrou mais na primeira regata do dia, em que terminou em terceiro lugar, do que na vitória. "Fizemos uma prova de recuperação e passamos três adversários na linha de chegada. Foi uma alegria geral", comentou o tático, que tem o filho Marco no timão.

"Estou me acostumando com o barco. É muito diferente dos outros em que já estive como timoneiro", lembrou Marco Grael. "Temos melhorado dia a dia e o entrosamento geral vai aparecer com o tempo."

Já o líder Eduardo Souza Ramos prefere mostrar-se feliz, mas cauteloso. "Tivemos outro dia bom e estou muito feliz porque estamos muito melhor do que eu esperava. Estamos chegando na reta final do campeonato e não podemos perder a atenção", disse o comandante, dono de sete títulos de campeão da Rolex Ilhabela Sailing Week.

O comandante Ernesto Breda, do Gol/Touché Super, líder da ORC Internacional 500, tem o mesmo discurso de Souza Ramos. Com mais dois ótimos resultados - primeiro e segundo lugares -, Touché está descartando provisoriamente um segundo lugar, o que lhe dá certa tranquilidade. Apesar disso, acha importante a tripulação manter o foco. "Não posso perder a concentração. Vamos correr as regatas dia a dia até o último dia do torneio", lembrou Breda, que perdeu o título das duas últimas Rolex na reta final do campeonato.

O veleiro chileno Itaú, um Soto 42 pés, de Cristobal Lira, assumiu o segundo lugar, com 10 pontos perdidos, 1 a menos do que o Loyal/Carmim, de Marcelo Massa, terceiro colocado. "Tivemos um bom dia, ao contrário de segunda-feira", falou Massa, que promete lutar pelo título até sábado, último dia da competição.

Equilíbrio - Na ORC internacional 600, a competição está bem equilibrada. Zeus, de Inácio Vandressen, assumiu a liderança, com 9 pontos perdidos - 2 a menos do que San Chico, de Francisco Freitas, e Ventaneiro, de Renato Cunha, que estão em segundo e em terceiro lugares. "Está tudo ainda indefinido. Descartamos o 11º lugar de terça, quando enrolamos o balão de proa dobrado e perdemos uns 10 minutos para resolver o problema."

Com duas vitórias nesta quarta, o veleiro argentino Matrero reassumiu a liderança da ORC Club 600, com 7 pontos perdidos. O barco Vizcaya, de Guilherme Bungner, que estava na liderança, passou para a segunda colocação, com 11 pontos.

Na ORC Club 670, O Katana/Energia, de Fábio Filippon, manteve a ponta com mais duas vitórias, e soma cinco pontos. Best Fellow/GND Construtora, de Leonardo de Boni, está em segundo com 10.

Angela VI, de Renato Plass, lidera a ORC Club 700, com 9 pontos, seguido de Diferencial/Sempo Toshiba, de Fernanda Oliveira, com 11, e de Rajada, de Márcio Finamore, com 13.

Artemis mantém liderança no HPE25 - O veleiro Artemis, de Felipe Whitaker, venceu manteve a liderança da Classe HPE25, ao terminar nesta quarta em segundo e em quarto lugares na terceira e na quarta regatas da competição. Ainda sem o descarte, Artemis soma 9 pontos perdidos, contra 14 de Caninana, de Jorge Nasseh e Bixiga de Rafael Valdívia.

"A regularidade é muito importante e até agora o quarto lugar foi o nosso pior resultado. Vamos tentar manter o desempenho e brigar pelo título da classe até o último dia", disse Whitaker, que comanda um barco novinho pertencente ao alemão Jens Kroker, tricampeão mundial e bicampeão olímpico de vela paraolímpico. "Ele está gripado e só deve assumir o timão na sexta-feira."

Na RGS A, o catarinense Cinco Los Niños, de Osvaldo Ceccon, após a realização de quatro regatas, manteve o primeiro lugar agora com 6 pontos perdidos. Na B, Moleque, de Marcelo Gusmão, também de Santa Catarina, lidera, com 9 pontos, enquanto Zephirus/Tempo, de Tarcísio Mattos, ocupa a primeira posição, com 5 pontos. Na RGS Cruiser, Apoena, de Marcos Oliveira Cesar, é o líder, com 5 pontos perdidos.

Com ventos de até 17 nós no final do dia, Ilhabela teve outro dia de sol e calor. A Comissão de Regata marcou para esta quinta-feira uma regata barla-sota para as classes que já fizeram cinco provas e duas para as que fizeram apenas quatro, tentando igualar o número de regatas de todas as classes. | Key Partners (KPMS)/ Alex Bocage | João Pedro Nunes. [ www.risw.com.br | www.zdl.com.br | www.risw.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira