Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/06/2007 - 10:16

Banco do Brasil apresenta experiência em software livre no Ciab Febraban

A experiência do Banco do Brasil no uso do software livre e de código aberto foi o tema da palestra que o gerente de Núcleo de Software Livre da Diretoria de Tecnologia do BB, Vilson Carlos Pastro, apresentou, no último dia 15, no Ciab Febraban 2007 – Congresso e Exposiçao de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras. Segundo Pastro, a adoção de softwares livres permitiu que o modelo e a evolução do conhecimento se desse de forma colaborativa. Foram disponibilizados novos canais e ferramentas que possibilitaram maior interação entre os funcionários, e entre esses e a sociedade. Desse modo, o Banco pode participar de uma rede global de conhecimento e familiarizar os funcionários com o processo de desenvolvimento colaborativo.

Como parte dessas iniciativas, ele citou os Grupos de Discussão, Wiki-BB, Ambiente de Tecnolgias Abertas e o Portal do Software Livre. O Núcleo de Software Livre da Diretoria de Tecnologia coordena um dos grupos de discussão na intranet, recordista em número de mensagens, com o tema Software Livre no BB. O espaço é utilizado pelos usuários como um ambiente de colaboração, em que todos participam, trocam informações, propõem melhorias e disseminam conhecimento.

Também está sendo implantada a ferramenta de colaboração denominada Wiki (Wiki-BB), que servirá para desenvolver, de forma colaborativa, documentações e procedimentos internos. O BB também detectou a necessidade de criar um ambiente especifico para prospecção e= desenvolvimento (forge) de soluções em tecnologias abertas. “Inicialmente, a idéia era criar esse ambiente para uso exclusivo do BB, mas fomos além e criamos um ambiente que permitirá a participação de parceiros externos. Ele abrigará as soluções já desenvolvidas para a área social pelo próprio Banco e, em seguida, será disponibilizado para o desenvolvimento de soluções de infra-estrutura ou que atendam o segmento bancário”, afirma Pastro.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira