Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/07/2010 - 10:24

Moto para deficiente, ração animal com própolis e laminador de bananeira na Mostra Tecnológica


Os produtos inovadores estão na Mostra Tecnológica, evento paralelo à feira, que chama a atenção dos empresários e dos visitantes.

Moto para deficientes físicos, triciclo de carga para transporte de mercadorias no trânsito urbano, equipamento para medir a velocidade do chute e projetos como o de uso de própolis para fabricação de ração animal, são alguns dos projetos inovadores apresentados na Mostra Tecnológica, evento paralelo à Feira Metalmecânica, que acontece no Parque de Exposições de Maringá. A criatividade e as soluções propostas chamam a atenção de empresários e dos visitantes da feira.

São projetos desenvolvidos por alunos e professores do Senai e do Sesi Paraná, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), da Incubadora Tecnológica de Maringá e do Centro Universitário de Maringá (Cesumar). O objetivo é demonstrar o trabalho desenvolvido por estas instituições e aproximar empresários e empreendedores. “É uma grande oportunidade para o empresário conhecer projetos que podem se transformar em produtos inovadores e, também, para revelar novos talentos”, diz o presidente do Sindimetal Maringá, Carlos Walter Martins Pedro, que preside também o Conselho Gestor da Incubadora.

Muitos dos produtos inovadores apresentados na Mostra Tecnológica já estão prontos para o mercado. É o caso da moto para deficientes, desenvolvida pela empresa RT Indústria, na Incubadora Tecnológica. O veículo é um triciclo, dotado de rampa (acionada por controle remoto), que permite acoplamento da cadeira de rodas no próprio chassi. “O veículo permite autonomia para a pessoa embarcar e desembarcar”, explica o empreendedor Julio César Neves Panão, que desenvolveu o produto junto com o sócio Alexandre Andreatta. Segundo Panão, a idéia é fazer o lançamento comercial do produto em setembro.

Entre os nove projetos da Incubadora Tecnológica apresentados na Mostra está também o triciclo de carga, veículo com chassi único, com frente de moto e carroceria de camionete, com capacidade para transportar até 350 quilos. “São dois lugares na moto”, explica o inventor Guilherme Fernandes Martins, da Muzzi Motor. “A idéia é facilitar transporte de pequenas cargas, como gás, galões de água, compras de supermercados. O veículo permite economia de combustível e mais agilidade no trânsito”, diz ele.

O “ChuteGol” também está pronto para ser comercializado. Desenvolvido pelo empreendedor Álvaro Gilmar Araújo, o equipamento é dotado de sensores que permitem medir a velocidade da bola a partir do chute. “Visamos clubes e academias, onde o equipamento pode avaliar o desempenho dos atletas, e também festas e eventos, como diversão”, diz Araújo, que contou com o apoio de alunos de mecatrônica do Cesumar para finalizar o produto.

Concretos de resíduos – Concreto polimérico para uso na construção civil, que não usa cimento na fabricação, mas sim resíduos como garrafa pet, óleo vegetal cru e cinza de bagaço de cana-de-açúcar é um dos 17 projetos levados à Mostra pela UEM. O produto já tem patente depositada. É também da instituição o projeto de uso de própolis para fabricação de ração animal (que serve como tratamento e prevenção de doenças) e o de produção de hidrogênio a partir do etanol. A UEM apresenta, ainda, a Inovatec, empresa junior do departamento de engenharia mecânica, pela qual os alunos atuam como voluntários na prestação de consultorias para A área da Cesumar dentro da Mostra reúne 18 projetos inovadores. Um deles é o Laminador PCI (Placa de Circuito Impresso), que garante mais precisão e praticidade na operação de transferência do desenho para a placa. Outros projetos que chamam a atenção são o da torre geradora de energia alternativa; o da furadeira automática para linha de produção (que dispensa o trabalho manual nesta operação é dá mais conforto ergonômico ao trabalhador); a esteira verificadora de processos de envasamento (que dispensa automaticamente o produto que não está em conformidade com o padrão estabelecido pela empresa) e o coletor automático de produto, que faz a seleção e separação de produtos solicitados por computador.

Mostra Inova – O aluno Alexandro Dias dos Santos, do curso técnico em eletromecânica, do Senai Maringá, desenvolveu a máquina laminadora de bananeira, equipamento que permite extrair a fibra (usada para artesanato) com mais segurança, eficiência e qualidade. O projeto de Alexandro já conta a parceria de consultores e já resultou na empresa Fibra Arte. Outros equipamentos (para enrolar a fibra cortada, máquina de trama de colagem) estão em fase final de desenvolvimento e devem estar prontas até o final do ano. A idéia é a produção em série de fibras para uso na indústria moveleira, designers e decoração de ambiente.

A laminadora de bananeira faz parte dos dez projetos da Mostra Inova Senai-Sesi. A mostra inova é uma iniciativa das duas entidades para estimular a inovação e o empreendedorismo de seus alunos e professores. Na feira Metalmecânica estão sendo apresentados projetos vencedores, ou finalistas, do “Concurso Mostra Inova-Cidades Inovadoras”, realizado durante a Conferência Internacional de Cidades Inovadoras, em Curitiba, em março.

Alguns já passaram pelo Hotel de Projetos Inovadores (HPI), uma incubadora do Senai-PR, e receberam a graduação durante a Metalmecânica. É o caso da laminadora de bananeira e também do “Mobiliário Urbano Sustentável”. Proposto por três meninas alunas do Colégio Sesi e do curso de eletrotécnica do Senai, o projeto usa resíduos da construção civil como matéria-prima para construção de bancos de praça ou de parques. A prefeitura de Maringá já encomendou 50 bancos para serem colocados no Parque do Ingá.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira