Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/07/2010 - 10:24

Matriz cultural e influência nas escolhas dos jovens

Venho pensando sobre isso há algum tempo... escolhas. Fazemos várias delas a cada dia, algumas mais importantes que outras, mas sempre escolhas. Minha filha, de 16 anos, realizou um sonho, de uma escolha de muito tempo atrás: fazer um intercâmbio de high school e vivenciar o dia a dia em uma escola americana. Muitas experiências e aprendizado.

Nos encontramos no final do programa, em junho deste ano, na cidade onde ela morou por 10 meses. Qual não foi nossa surpresa: no primeiro café da manhã, ao pedirmos um chocolate quente e algumas torradas, ela escolheu Pink lemonade (espécie de refrigerante de limão, mas de cor rosa) e batatas cozidas.

Me surpreendeu, mas não muito. Sua matriz cultural tinha sido alterada. Assim o termo foi ficando mais claro para mim. Matriz cultural foi tudo aquilo que, por quase 15 anos, tentei imprimir nos meus filhos: meus valores, meu padrão de conduta, meu regime alimentar, minhas prioridades. Enfim, a vida que levo com eles.

Ao passar pela experiência do intercâmbio, a matriz cultural recebeu novas marcas, que incluem os mesmos fatores: valores, alimentação, prioridades...

Como jovem, ela está na encruzilhada da escolha profissional. No terceiro ano do Ensino Médio, com os desafios do vestibular, do Enem; da escolha da carreira, da faculdade, do curso etc. Aos 17 anos tomará muitas decisões. Já não farei parte de muitas delas, mas posso compartilhar outras. Visitamos algumas faculdades, conhecemos os processos seletivos, vimos a estrutura física, o ambiente, entre outros aspectos. Ela fará suas escolhas e tomará suas próprias decisões. A matriz foi impressa e agora poderemos acompanhar os resultados.

Esse é nosso papel como pais; orientar, acompanhar e apoiar. Mostrando que, a partir de cada escolha vem as consequências. Etapas a cumprir: conclusão do Ensino Médio, avaliação do Enem, vestibular, entre outras que virão depois.

Estaremos juntos, acompanhando sempre e torcendo para que façam boas escolhas, lembrando que um dia também já tivemos que fazer as nossas, que nos tornaram o que somos hoje. Mesmo que quisermos, não poderemos poupá-los. Terão que passar por isso. Afinal, é isso que fazemos todos os dias: escolhemos.

. Por: Leticia Bechara, coordenadora de Vestibular da Trevisan Escola de Negócios. | E-mail: [email protected]. | twitter.com/leticiabechara

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira