Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/06/2007 - 10:22

Jato Embraer 170 certificado para pouso com aproximação íngreme

Aprovação marca etapa final rumo à operação no aeroporto de London City

São José dos Campos– O jato comercial Embraer 170 foi certificado para aproximação íngreme pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e pela European Aviation Safety Agency (EASA). O Embraer 170 é o primeiro E-Jet a oferecer esta capacidade operacional, que representa a etapa final rumo à operação a partir do aeroporto de London City (London City Airport – LCY). O Embraer 190 será o segundo jato da família a incorporar essa funcionalidade, com certificação prevista para dezembro de 2008.

O procedimento de aproximação íngreme foi especialmente desenvolvido para operação no aeroporto de London City, pois o pouso por instrumento exige rampa de descida de 5,5 graus, ao invés da rampa padrão de 3,0 graus. A certificação foi obtida após uma bem-sucedida campanha de desenvolvimento, que incluiu vôos específicos nesse aeroporto.

“A capacidade para operar no aeroporto de London City foi algo que prometemos ao mercado desde o início da concepção do Embraer 170”, afirmou Mauro Kern, vice-presidente Executivo para o Mercado de Aviação Comercial. “Foi um grande desafio vencido por nossa equipe de desenvolvimento. As empresas aéreas européias podem, a partir de agora, contar com um importante instrumento para operações a partir do lucrativo mercado do aerporto de London City.”

O Embraer 170 realizará a aproximação íngreme mediante o uso de um software desenvolvido no atual sistema fly-by-wire, o que representa melhor qualidade de vôo e controle, além de carga de trabalho reduzida para o piloto, com peso e custo de manutenção menores. O alcance da aeronave (superior a 750 milhas náuticas ou 1.389 km) abrange todas as rotas atuais operadas a partir do LCY, proporcionando às empresas aéreas maior flexibilidade para acrescentar novos destinos em um mercado de grande retorno.

As empresas aéreas e o próprio aeroporto de London City aguardaram com ansiedade a certificação do Embraer 170 para operar a partir deste aeroporto, pois a frota de jatos atualmente em serviço no LCY tem quase 15 anos de vida e, agora, um novo jato no estado da-arte é uma alternativa para substituir aquelas aeronaves, oferecendo confiabilidade, desempenho, conforto e ótimo custo-benefício.

Sobre a Família Embraer 170/190 - A família Embraer 170/190 de E-Jets é composta por quatro jatos comerciais com 70 a 122 assentos, fruto de um projeto de engenharia avançado que apresenta performance destacada, grande economia operacional e uma ampla cabine.

Os E-Jets têm velocidade operacional máxima de Mach 0,82 e voam a 12.497 metros (41.000 pés) de altitude, com um alcance de até 4.448 km (2.400 milhas náuticas). O alto grau de comunalidade entre as quatro aeronaves resulta em uma excepcional redução nos custos de manutenção e de peças de reposição.

Outro ponto forte é a tecnologia fly-by-wire utilizada no sistema de comandos de vôo, semelhante à empregada em jatos comerciais maiores e aeronaves militares. A família de jatos Embraer 170/190 oferece conforto superior com o projeto da fuselagem em dupla-bolha, que inclui duas entradas principais para passageiros e duas portas de serviço que minimizam o tempo de permanência em solo. Os E-Jets oferecem muito mais conforto e espaço ao passageiro, em uma única ou em duas classes, que qualquer outra aeronave do mesmo tamanho.

Em 31 de março de 2007, a carteira de pedidos da família de E-Jets tinha 630 pedidos firmes e 558 opções, totalizando 1.188 aeronaves encomendadas por 32 clientes em 22 países.

A Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. - NYSE: ERJ; Bovespa: EMBR3) é uma Empresa líder na fabricação de jatos comerciais de até 120 assentos e uma das maiores exportadoras brasileiras. Com sede em São José dos Campos, no Estado de São Paulo, a empresa mantém escritórios, instalações industriais oficinas de serviços ao cliente no Brasil, Estados Unidos, França, Portugal, China e Cingapura. Fundada em 1969, a Embraer projeta, desenvolve, fabrica e vende aeronaves para os segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, e Defesa e Governo. A Empresa também fornece suporte e serviços de pós-vendas a clientes em todo o mundo. Em 31 de março de 2007, contava com 21.005 empregados e sua carteira de pedidos firmes totalizava US$ 15,0 bilhões. | www.embraer.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira