Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/07/2010 - 09:40

Estação Conhecimento no Rio beneficia juventude em região afetada por criminalidade

A Estação Conhecimento Engenhão - núcleo de desenvolvimento humano e econômico idealizado pela Fundação Vale - vai promover a partir de agosto atividades esportivas, nas modalidades de atletismo e futebol, para 600 crianças e adolescentes de 10 a 18 anos no Estádio Olímpico João Havelange. Mais de oito mil estudantes de escolas públicas e privadas da região, considerada uma das áreas mais afetadas pela criminalidade na cidade, fizeram a inscrição para a seleção, que acontece até 30 de julho, sexta-feira.

Na primeira etapa da seleção os candidatos passarão por cinco testes: arremesso de medicine ball, velocidade em 20 metros, corrida em nove minutos, salto em distância parado e agilidade no quadrado. Quem chegar à final vai participar de testes específicosde atletismo e futebol, como corrida em 1000 metros e coletivo de futebol.

O projeto social da Fundação Vale vai aproveitar o Engenhão, que faz parte do legado dos Jogos Pan-americanos para a cidade, para oferecer aos estudantes atividades esportivas e educacionais no contraturnoda escola. Os selecionados passarão três horas diárias, três vezes por semana na Estação, onde terão aulas teóricas e práticas.

Na Estação Conhecimento os alunos vão aprender valores de cidadania, desenvolver atividades esportivas, ter acompanhamento escolar e ainda poderão ter oportunidade de tornarem-se atletas de alto rendimento. Ao todo, a Fundação Vale está implementando 18 Estações Conhecimento no Brasil, nos estados do Pará, Maranhão, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Os jovens que mais se destacarem na área de esporte das Estações e tiverem potencial para ser tornarem atletas olímpicos participarão do projeto da Vale, Brasil Vale Ouro, e serão treinados em um centro de excelência que está sendo implantado em Deodoro, no Rio de Janeiro.

A iniciativa de criar uma Estação Conhecimento no Engenhão nasceu de uma parceria entre a Vale e o Botafogo. O acordo prevê a cessão de uso de parte do estádio para a formação de jovens atletas até as Olimpíadas de 2016. Serão utilizados pelo projeto a pista de atletismo profissional e o campo oficial de futebol externos, além de salas para aulas teóricas. Os alunos terão acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, formada por profissionais de educação física (alguns ex-atletas), psicólogo, pedagogo e assistente social.

De acordo com Ruy Cezar, secretário especial para a Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, a área do Engenhão é o local ideal para a implantação de um projeto como esse.

As crianças que participarem da seleção, e seus responsáveis, podem aproveitar a passagem pelo Engenhão para conhecerem um pouco mais sobre mineração. Uma "mineroteca", com amostras de minérios e fichas informativas, e jogos digitais sobre o tema são algumas das atrações do Caminhão Vale, que ficará montado junto à área das seletivas, de 27 a 30 de julho. O veículo, que pode ser adaptado para minicursos e palestras, será lançado no Engenhão e depois seguirá para cidades da Região Norte do país, onde a Vale tem operação,e onde será usado em ações com as comunidades em outros eventos promovidos pela empresa.

Estação Conhecimento e o Brasil Vale Ouro - As Estações Conhecimento funcionam na forma de Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs), sendo viabilizadas por meio de parcerias locais com o poder público e entidades da sociedade civil organizada.

O público prioritário da Estação Conhecimento são crianças e adolescentes, que participam de atividades nas áreas de esporte, cultura e educação profissional. Por suas peculiaridades, a Estação Conhecimento Engenhão promoverá apenas atividades esportivas, nas modalidades de atletismo e futebol. Até 2012, estima-se que aproximadamente 30 mil jovens serão beneficiados por meio de 18 núcleos.

Os atletas das Estações que obtiverem índices olímpicos serão encaminhados ao Centro Nacional de Excelência do programa Brasil Vale Ouro, no Círculo Militar de Deodoro. No local, a Vale irá construir, em parceria com os ministérios da Defesa e do Esporte, uma pista profissional de atletismo e dois alojamentos com capacidade para cem atletas. Um ginásio de judô, com seis áreas de treinamento simultâneo e arquibancada para 1.500 pessoas, já está pronto.

Os atletas do programa Brasil Vale Ouro contarão com apoio financeiro e acompanhamento profissional de uma equipe multidisciplinar composta por médicos, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, professores de educação física e assistentes sociais. O objetivo é prepará-los para conquistarem bons resultados nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira