Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/07/2010 - 10:07

Ventaneiro conquista o tri da ORC Internacional 600 da Rolex Ilhabela Sailing Week


Veleiro levou a melhor no desempate numa das classes mais disputadas da competição. Catarinenses dominam RGS.

Ilhabela (SP) - O veleiro Ventaneiro, comandado por Renato Cunha, ganhou o tricampeonato da ORC Internacional 600 da Rolex Ilhabela Sailing Week, neste sábado, último dia de regatas da principal competição náutica da América Latina, no Yacht Club de Ilhabela, no litoral norte do Estado de São Paulo. Ventaneiro foi campeão apenas nos critérios de desempate, depois de somar 16 pontos perdidos, como San Chico 2, de Francisco Freitas, segundo colocado, e Zeus/Effect, de Inacio Vandressen, terceiro.

"Foi uma competição sofrida. Ficamos sempre nas três primeiras colocações e acreditamos até o fim no título", comentou Renato Cunha, do Iate Clube do Rio de Janeiro, que terminou em segundo lugar na regata deste sábado. "Ganhamos aqui também o Campeonato Brasileiro de Beneteau 40.7 e não poderíamos estar mais felizes." Cunha pensa em enfrentar novos desafios. Ele pretende vender o seu barco, arrumar um patrocinador e talvez comprar um S40, já para a próxima Rolex Ilhabela Sailing Week.

O vencedor da regata foi o gaúcho San Chico 2, que ficou com o vice-campeonato. "A vitória esteve muito perto e o Ventaneiro só levou porque conseguiu melhor resultado na regata Eldorado Alcatrazes por Boreste, que abriu a competição", lembrou Xico Freitas. "Mesmo assim, estamos feliz porque foi um ótimo resultado em nossa estreia em Ilhabela." Campeão da ORCi 600 do Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina e da ORCi geral da Búzios Sailing Week, o San Chico 2 deve participar do Circuito Rio deste ano.

Num sábado que teve sol¸ garoa e muitas nuvens, os velejadores enfrentaram um calor de 24 graus e ventos fracos, variando de 6 a 12 nós, no sentido leste. Por isso, as raias foram montadas na Ponta das Canas¸ no extremo norte da ilha, voltada para o mar aberto.

A ORC Club 600 também foi muito equilibrada. O veleiro argentino Matrero, de Toríbio de Achaval, conquistou o sétimo título em nove participações em Ilhabela. Ele terminou com 12 pontos perdidos, a mesma pontuação do carioca Miragem, de Paulo Roberto Fernandes, segundo colocado.

Matrero, um Frers de 50 pés, completa este ano 40 anos - 31 dos quais nas mãos de Achaval -, ganhou também o Sul-Americano da classe. "Estou muito feliz por vencer novamente. Estou com 75 anos e mantenho o prazer de velejar. A minha tripulação é muito especial e responsável por mais um título", disse o comandante, que apesar de dores fortes no ciático faz questão de voltar velejando para Buenos Aires. Serão mil milhas, ou 1.852 quilômetros, de viagem, completadas em oito dias."

Na ORC Club 700, a briga pelo título reuniu dois J/24. Angela VI, de Renato Plass, ficou com o título, com 9 pontos perdidos, 2 a menos do que o Diferencial / Semp Toshiba, da medalhista olímpica Fernanda Oliveira.

Catarinenses dominam RGS ¬ - Os catarinenses, que formaram a terceira maior flotilha da Rolex Ilhabela Sailing Week, dominaram a classe RGS, a mais numerosa da competição com 74 embarcações. Na RGS-A, o Cinco los Niños, comandado por Osvaldo Ceccon já havia garantido o título da classe na sexta-feira e nem disputou a regata de sábado, evitando assim alguma punição ou quebra de equipamento.

"Persigo este título há dez anos e estou muito feliz. Nossa tripulação foi muito bem montada e conseguimos andar melhor que nossos adversários mesmo nas regatas em que não éramos os favoritos", declarou.

O Moleque/Anasol, do comandante Marcelo Gusmão, faturou o título na RGS-B. "O título é fruto de uma série de fatores, que passa pelo nível do barco até a participação positiva da tripulação. Já participei aproximadamente 20 vezes aqui em Ilhabela e agora consegui sair campeão. Não esperava o título antecipado, ainda mais pela forte concorrência".

O Zephyrus/Tempo, de Tarcísio Mattos, levou a RGS-C e garantiu o bicampeonato. "O saldo da competição foi extremamente positivo. Os adversários são de alto nível, mas a nossa tripulação sempre esteve preparada."

Na RGS-Cruiser, o Cocoon, um Delta 36 de Ilhabela, ficou com a vitória, após disputa equilibrada com o Apoena, que permaneceu até os últimos instantes da regata. "A regata de hoje (sábado) favoreceu nosso barco. A largada foi boa e conseguimos terminar à frente do Apoena, que era nosso objetivo", afirmou Marcos Caggiano, um dos tripulantes do barco campeão.

Campeões antecipados - Na sexta-feira, o Gol/Touché Super havia garantido o título por antecipação na ORC Internacional 500. Por isso nem entrou na raia neste sábado. O vencedor da última regata foi o chileno Itaú, de Cristobal Lira, seguido de Loyal/Carmim¸ de Marcelo Massa.

Na S40, Pajero, de Eduardo Souza Ramos, também garantiu o título por antecipação. A vitória neste sábado foi de Negra (URU), de Nicolás Gonzalez, que terminou em terceiro lugar, à frente de Mitsubishi/Gol, de Torben Grael, segundo colocado na classificação geral.

"Fomos crescendo no decorrer da competição porque conhecemos o barco na semana passada e a tripulação foi montada em cima da hora. Estou feliz com o resultado. O grupo tem muito ainda o que aprender", comentou Torben, o melhor velejador do mundo de 2009, que agora volta as suas atenções para a Pré-Olímpica de Weymouth, no início de agosto, na Inglaterra.

Na HPE25, Artemis, de Felipe Whitaker, também assegurou o título por antecipação. O veleiro competiu neste sábado e terminou em 10º lugar. O vencedor da última prova foi o Argos, de Manfred Kaufmann Jr.

Classificação final: S40 - oitava regata: 1- Negra (Uru - Nicolas Gonzalez) | 2- Cusi 5 (Jose Estevez) | 3- Mitsubishi (Arg - Torben Grael)

A Rolex Ilhabela Sailing Week, o principal evento náutico da América Latina, teve patrocínio titular da Rolex, assim como patrocínios ouro da Mitsubishi Motors e da Semp Toshiba e prata do Bradesco Private. O evento teve ainda os apoios da Marinha do Brasil, da Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM), da Associação Brasileira de Veleiros de Oceano (ABVO), da Classe S40, da Classe HPE25, da Classe BRA-RGS, do Yacht Club Argentino, da Prefeitura Municipal de Ilhabela, Marinha do Brasil, Stella Artois, Med Salva, Holt Nautos, Brancante, Hertz, Zeta Estaleiros e Climatempo. A organização, sede e a realização são do Yacht Club de Ilhabela.[ www.risw.com.br | www.kpms.com | www.risw.com.br|] .Alex Bocage e João Pedro Nunes.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira