Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/07/2010 - 11:08

Luiz Badia entra em cartaz na Almacén e apresenta ao carioca um Rio de Janeiro lúdico e abstrato


O artista plástico Luiz Badia realizou, nos últimos três anos, uma série de exposições de arte abstrata, entre elas "Pop Irreal", "Sub Pop" e "Serpentina Pop". E, para celebrar seus 25 anos de carreira, o pintor carioca inaugura mais uma mostra, desta vez em homenagem ao Rio de Janeiro. A partir do dia 4 de agosto, o público que quiser conferir o novo trabalho de Badia, intitulado "Pop Abstrato", deve ir à Almacén Galeria de Arte, na Barra da Tijuca, onde 17 obras em acrílica sobre tela apresentarão um Rio de Janeiro lúdico e, ao mesmo tempo, erudito e popular.

Segundo o artista, a mostra, que tem entrada gratuita, é resultado de uma confluência de estilos e técnicas desenvolvidas ao longo de uma trajetória pautada pela incessante busca de união entre o clássico e o contemporâneo.

A iconografia carioca do século XIX, de Debret, Taunay e de outros pintores apaixonados pelas paisagens da cidade, é confiscada para um processo antropofágico pelas mãos de Badia, que, ao propor uma atemporalidade em sua exposição, incorporou ao trabalho ícones da cultura Pop (séries de TV e quadrinhos) e elementos da arte contemporânea, provocando sensações e percepções distintas no espectador e em seu imaginário.

Em "Pop Abstrato", Luiz Badia compara a arte abstrata com a música instrumental, relacionando a melodia e a harmonia com cores e formas. É como se acrescentasse letras às músicas ou figuras às abstrações.

Dos traços delicados e precisos, extraídos de pinceladas em tons pasteis e terra, surgiram formas perfeitas de elementos característicos do cenário do Rio de Janeiro, como asa-delta, barracas de praia, bicicleta, banquinho e violão, que ajudaram a compor cada retrato pintado que o artista fez do Rio Antigo e do Rio de hoje, num trabalho baseado numa evidente mistura de história da arte e belas paisagens.

Os Arcos da Lapa, o Pão de Açúcar, o Jardim Botânico, a Pedra da Gávea, o Cristo Redentor e as praias cariocas são alguns dos protagonistas de “Pop Abstrato”, que ainda mescla a beleza do Rio com objetos surgidos em outros lugares do mundo, como o dirigível Zeppelin, criado na Alemanha, e a estátua grega Vênus de Milo, criações que dividem espaço com as mundialmente famosas paisagens do Rio nas telas “Zeppelin no Rio” e “A Vênus de Ipanema”.

A exposição “Pop Abstrato” fica em cartaz na Almacén até o dia 22 de agosto e é aberta ao público todos os dias, incluindo domingos e feriados.

.[ Mostra: “Pop Abstrato”, por Luiz Badia, de 04 de agosto a 22 agosto, segunda das 12h às 22h., terça a sábado das 10h às 22h, domingos. e feriados, das 15h às 21h, no Almacén Galeria de Arte, Av. Ayrton Senna, 2.150, bl. G, lojas F e M, Casa Shopping, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Duração: Entrada: Gratuita. Informações: (21) 3325-3322/3325-8622 | www.almacen.com.br ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira