Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/06/2007 - 05:44

São Luís recebe a Tocha do Pan-americano

Secretária de Turismo aposta no aumento do turismo local após a cidade ganhar mais visibilidade mundial com o evento.

A secretária de Turismo de São Luís, Socorro Araújo, destacou a importância da passagem da Tocha dos Jogos Pan-americanos pela cidade como forma de fomentar o turismo local e de todo o estado do Maranhão. “A diversidade cultural, a beleza das praias – principalmente a região dos Lençóis Maranhenses -, e o valor do patrimônio histórico e cultural de nossa cidade e de nosso Estado ganham hoje uma visibilidade mundial e nacional incomparável. Isto certamente vai resultar no aumento da nossa capacidade de captação de eventos e de novos segmentos turísticos”, afirmou a secretária.

Socorro Araújo participou, dia 19 de junho,da cerimônia de acendimento da Tocha Pan-americana, na Praça Pedro II, em frente à prefeitura local, ao lado do governador do Maranhão, Jackson Lago, e da prefeita em exercício de São Luís, Sandra Torres. O revezamento percorreu 25 km e 60 moradores da cidade foram os condutores da tocha olímpica representativa dos Jogos Pan-americanos.

Responsável pela conservação de um patrimônio arquitetônico, a capital maranhense, com mais de três mil prédios, atrai cada vez mais novos turistas, que podem visitar suas belezas naturais que confirmam o elevado potencial do ecoturismo. São cachoeiras, matas nativas, dunas e até um banco de corais, considerado o maior da América Latina.

Investimentos - O Ministério do Turismo, para impulsionar o segmento, desenvolve vários programas e projetos no Estado. Nos Lençóis Maranhenses, o MTur desenvolve o Aventura Segura, que já conta com mais de 100 participantes. O Projeto de Fortalecimento e Qualidade do Turismo de Aventura tem como finalidade estruturar o segmento e estabelecer bases para o desenvolvimento com qualidade, segurança e sustentabilidade. O programa, em parceria entre o MTur e a Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura (Abeta), é direcionado a empresários e profissionais que atuam no setor. Mas há, também, outros programas. São eles:

Cooperativas – Outro projeto que está em execução nos Lençóis Maranhenses é Reaplicação de Tecnologia de Incubação de Cooperativas Populares e Organização Comunitária em Áreas de Baixo Índice de Desenvolvimento Humano com Potencial Turístico. A finalidade principal é incentivar a criação de cooperativas por pessoas ou grupos que já mantenham articulação com a cadeia produtiva do turismo, como artesãos, guias, agricultores familiares, entre outros. Os objetivos do programa são criar alternativas de trabalho e renda para estas populações; inserir as cooperativas na cadeia produtiva e formar multiplicadores em economia solidária. O projeto está sendo executado em parceria entre o Ministério do Turismo e a Fundação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos.

Qualidade na Mesa - Desenvolvendo a Gastronomia Brasileira – O programa, que também está em execução em São Luís, tem como principal finalidade fortalecer a culinária do país e melhorar a qualidade dos serviços prestados nos bares e restaurantes. O Qualidade na Mesa tem como público-alvo empresários e trabalhadores de bares e restaurantes e, principalmente, o consumidor, que também se beneficiará dos resultados a serem alcançados. O programa é desenvolvido em parceria entre o MTur e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Brasil Sabor – Além de São Luís, o festival foi realizado nas cidades de Alcântara, Raposa e São José do Ribamar. Participaram do evento cerca de 80 restaurantes, que ofereceram a seus clientes pratos elaborados com ingredientes tipicamente brasileiros. O Brasil Sabor tem como finalidade promover e valorizar a gastronomia brasileira como diferencial competitivo para o setor do turismo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira