Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/06/2007 - 05:48

Tecnologia aproxima Governo de eleitores

Sistema desenvolvido em Santa Catarina leva o gabinete para a web, auxiliando o político na organização das informações e na execução de tarefas e permitindo ao eleitor a comunicação direta com os representantes eleitos.

No que depender de tecnologia, transparência no mandato e fiscalização dos atos políticos vão deixar de ser promessas de campanha. Acaba de ser desenvolvido em Santa Catarina o IPOL, um sistema de gestão e assessoria política que leva para a internet todas as informações que circulam nos gabinetes. Em fase de implantação em alguns partidos do Estado, o IPOL mantém o eleitor informado sobre os assuntos de seu interesse.

Desenvolvido pela Consultoria Sintonia, empresa incubada no Midi Tecnológico de Florianópolis, o IPOL – Inteligência Política atua como um escritório virtual do político, envolvendo desde o armazenamento de documentos até a supervisão de atividades e tarefas delegadas. “A meta é tornar mais eficiente o trabalho dos agentes políticos e de seus assessores, potencializando os serviços que estes prestam à sociedade", afirma um dos sócios da Sintonia, Frederico Biehl.

O princípio fundamental do sistema IPOL está em tornar dinâmicas, integradas e de fácil acesso todas as informações que circulam no gabinete político assim como as ações que são determinadas a partir dele. Dessa forma, consegue-se melhorar a comunicação entre as pessoas envolvidas nos processos, ter maior controle sobre as ações, e fiscalizar as pendências. O sistema acaba sendo bom para os dois lados: para o político, que passa a gerir eletronicamente, em tempo real e de qualquer lugar, o próprio gabinete, e para o eleitor, que, através das lideranças locais, estabelece um contato mais próximo com o representante eleito, podendo cobrar ações e obter respostas de ações não-cumpridas em curtos períodos de tempo.

Visando melhorar a comunicação interna entre partidários, lideranças e filiados, o Partido Progressista (PP) está implantando o sistema em Santa Catarina. Segundo Aldo Rosa, secretário geral no Estado e 1º secretário nacional do Partido, a melhoria na comunicação é o desafio principal a ser superado na implantação do IPOL. “O sistema de comunicação interna que não só o PP, mas os partidos de uma forma geral possuem ainda é pouco eficiente. Geralmente o contato é feito por carta, comunicado ou telefone, o que acaba sendo inviável quando considerados os 293 municípios do Estado. Com o sistema IPOL, o PP passará a ter um meio de comunicação on-line, direto e praticamente em tempo real com toda a rede de contatos”, afirma.

A expectativa é que implantação total do sistema no PP em Santa Catarina esteja finalizada em 30 dias. Após esse período, terá início o segundo ato do projeto, que implantará o IPOL no diretório nacional do Partido, passando a ser o principal meio de comunicação entre as lideranças nacionais e estaduais. Em um terceiro momento, com o sucesso do modelo implantado em Santa Catarina, os demais Estados da república também adotarão o sistema. “A nossa expectativa é tornar o IPOL não só um meio de comunicação eficiente para os partidos políticos, mas uma ferramenta de apoio e gestão de todos os gabinetes políticos, aproximando os colaboradores e ampliando a rede para as lideranças locais e para os próprios eleitores”, conclui Biehl.

A Consultoria Sintonia é uma empresa que faz parte do Midi Tecnológico de Florianópolis, incubadora de empresas de tecnologia mantida pelo SEBRAE-SC e gerida pela ACATE (Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia). Mais informações sobre o IPOL podem ser encontradas em www.ipol.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira