Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/07/2010 - 08:23

ABPIP: Operação da Orteng no São Francisco confirma necessidade de desenvolvimento de uma política pública para o segmento independente

A petroleira Orteng iniciou a perfuração na bacia do São Francisco, inaugurando uma nova fase no segmento independente no Brasil. O bloco SF-T-132 – do qual a Orteng é operadora em parceria com a Codemig, Imetame Energia e Delp Engenharia – é o primeiro a ser perfurado na bacia do São Francisco por uma empresa privada.

A área, considerada uma das mais promissoras em terra, com importantes perspectivas em gás, foi concedida em 2006 na Sétima Rodada de Licitações da ANP, a última a ter como foco o estímulo ao desenvolvimento de uma indústria independente no País. Já foram investidos no bloco R$ 10 milhões em levantamento sísmico e a expectativa é de que sejam gastos mais R$ 11 milhões na perfuração, o que irá gerar emprego e renda.

Ao contrário do que fazem as petroleiras de grande porte, as pequenas e médias empresas adquirem seus bens e serviços localmente, movimentando economias regionais. Trata-se de um processo de diversificação e de dinamização da indústria de petróleo brasileira. O sucesso deste empreendimento, mais uma vez, aponta para a necessidade de desenvolvimento de uma política pública que garanta crescimento e longevidade aos independentes.

"A ausência de estímulo à atividade tem retraído as chances dos independentes. Com reservas limitadas e poucas perspectivas de ampliá-las, esse grupo de empresas está impossibilitado de implementar logística própria ou consorciada de tratamento, escoamento e comercialização de hidrocarboneto, o que compromete o sucesso financeiro do negócio. A solução do problema passa pela adoção de uma política efetiva de incentivo a essa indústria", afirma o presidente da Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo e Gás (ABPIP), Oswaldo Pedrosa.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira