Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/07/2010 - 08:57

Lições de reciclagem que farão a diferença

Livro lançado pela editora DCL ensina crianças a partir de quatro anos de idade a cuidar melhor do planeta e a reciclar o lixo.

É preciso respeitar e preservar o meio ambiente e a reciclagem é fundamental nesse processo. Para isso, nada melhor do que envolver as crianças e conscientizá-las de que são necessárias atitudes no dia a dia que farão a diferença e ajudarão a construir um planeta saudável. Com essa intenção, a escritora Ingrid Biesemeyer Bellinghausen está relançando pela editora DCL (Difusão Cultural do Livro) o livro Reciclando com os coelhinhos, no qual explica e dá dicas do que fazer com o lixo, melhorando a saúde do nosso planeta.

No livro que está em sua segunda edição, Ingrid Biesemeyer fala dos cuidados que as pessoas devem ter com o planeta Terra, utilizando uma família de coelhos como narradores. São quatro animais – o pai, a mãe e os dois filhos – dando dicas de como tratar o lixo. “Quero com a publicação conscientizar as crianças da questão ambiental, incentivá-las a realizarem a coleta seletiva na escola e em casa. São atitudes e hábitos que devem ser adotados por todos para promover a educação ambiental”, explica.

Indicado para crianças a partir dos quatro anos de idade, Reciclando com os coelhinhos parte da origem do lixo para conscientizar as crianças frente à questão dos resíduos no planeta. A autora explica o que são os aterros sanitários e os danos que eles trazem à natureza. “Todo dia são abertos mais e mais buracos na Terra para depositar o lixo, o que vai destruindo nossa paisagem natural. E não pára por aí: quando chove a água entra nesses buracos e depois escoa água suja para os rios”, explica na obra, que ensina o que reciclar, como proceder, os cuidados que devem ser tomados com o lixo, entre outras grandes lições.

Para elaborar o livro, Biesemeyer pesquisou muito e trouxe algumas dicas que ainda são pouco trabalhadas com as crianças. “Pesquisei em várias fontes e me preocupei com a atualização das informações, como, por exemplo, a questão do óleo de cozinha, que não deve ser despejado no ralo da pia, deve ser colocado numa garrafa e também encaminhado para a reciclagem”, diz. Segundo ela, é muito importante trabalhar esse tema com as crianças, já que é importante despertar a consciência nas crianças. “É o despertar do cuidado e do amor ao nosso planeta. Acredito que esta consciência e as boas atitudes devem ser conquistadas desde os primeiros anos”, justifica.

Os coelhinhos - Para crianças não há nada mais encantador do que os animais. Para ajudar a contar a história do livro e mostrar lições de como reciclar o lixo, a autora criou uma família de coelhos para ensinar algumas lições aos pequenos. “Foi muito divertido produzir o livro e as personagens. Usei técnica mista, carimbos com guache, desenhos, recortes e colagens com papéis coloridos”, conta. Bastante colorido e com uma leitura didática e interessante, De mãos dadas será um grande aprendizado para crianças de todas as idades.

No final do livro, a autora ensina como fazer um brinquedo a partir da sucata e mostra uma tabela com o tempo aproximado de decomposição de diversos materiais, além de um glossário com vários termos que são úteis para entender melhor o texto e dicas de sites para aprofundar o assunto. De mãos dadas é uma verdadeira lição de reciclagem.

Título: Reciclando com os coelhinhos | Autora e Ilustradora: Ingrid Biesemeyer Bellinghausen | Formato: 30 X 30 | 32 Páginas| Acabamento: Brochura | ISBN: 978-85-368-0862-8 | Preço: R$ 23.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira