Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/07/2010 - 08:57

De mãos dadas com os direitos da criança

Editora DCL lança livro que mostra de maneira leve e colorida os princípios da Declaração Universal dos Direitos da Criança.

Aprovada em 1959, a Declaração Universal dos Direitos da Criança, proclamada pela ONU (Organização das Nações Unidas), garante aos pequenos os direitos a liberdade, estudos, brincar e convívio social que devem ser respeitados e preconizados em dez princípios. Para que as próprias crianças tomem conhecimento dos seus direitos, a escritora e ilustradora Ingrid Biesemeyer Bellinghausen está relançando pela editora DCL (Difusão Cultural do Livro), o livro De mãos dadas, no qual adapta os dez princípios para a linguagem infantil. Com a obra – que está em sua segunda edição –, é possível descobrir como é gostoso ser criança.

Com uma linguagem simples e acessível a todas as idades e ilustrações feitas a partir de colagens com barbantes coloridos e recortes de revistas velhas, a obra apresenta os princípios da Declaração de forma colorida, interessante e bastante atrativa. “Pensei em fazer uma adaptação para as crianças saberem seus direitos, já que o texto é meio complexo/difícil para elas. Minha ideia foi escrever de forma simples os seus direitos, ilustrando-os”, explica Ingrid Biesemeyer.

A intenção da autora com o livro De mãos dadas é atentar a todos - não somente as crianças – para os seus direitos, promovendo uma infância digna e feliz. Para Ingrid, ainda há bastante desrespeito ao que foi apresentado na Declaração Universal em 1959. “Principalmente nas classes de baixa renda, o trabalho infantil ainda existe, basta pararmos num sinal em São Paulo, por exemplo. É complicado alterar esta realidade, mas acredito que devemos questionar, não aceitar e não contribuir com isso, não comprando o que nos oferecem ou limpando os vidros do carro, já é algo que está ao nosso alcance. Os pais destas crianças precisam respeitá-las, encaminhando-as para a escola, e não vê-las como fonte de renda”, declara.

Ilustrações - Ao folhear e ler a obra, o leitor irá se deparar com ilustrações que fascinam, tanto pelas cores como pelas formas. São crianças, animais, lugares e objetos criados a partir de recortes e barbantes coloridos. “Queria propor uma arte com materiais disponíveis a todos. Os barbantes podem ser tingidos com tinta ou pintados com giz de cera e as revistas velhas são reaproveitadas, reutilizadas depois de lidas”, explica Ingrid sobre o processo de criação. Primeiro foram feitos os esboços, posteriormente os desenhos. Em seguida, a autorailustradora selecionou os materiais, recortou e fez as colagens.

Ingrid Biesemeyer é uma autora de sucesso. São mais de 30 livros publicados e para cada um deles ela pensa em uma atividade pedagógica para ser apresentada junto com a leitura da obra. “Para De mãos dadas será um trabalho de plástica com foco na discussão realidade x infância ideal”, adianta. O livro é uma forma de mostrar os direitos da criança de uma maneira mais leve e simples e tudo aquilo que se pode fazer para ajudá-la nessa fase da vida tão deliciosa e importante.

Título: De mãos dadas – às crianças de toda parte do mundo | Autora e Ilustradora: Ingrid Biesemeyer Bellinghausen | Formato: 30 X 30 | 32 Páginas | Acabamento: Brochura | ISBN: 978857338846-6 | Preço: R$ 23,00.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira