Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/07/2010 - 08:57

Doença holandesa pode inviabilizar completamente a indústria de um país

O livro “Doença holandesa e indústria”, organizado pelo economista e professor da FGV Luiz Carlos Bresser-Pereira, reúne os trabalhos apresentados durante o IV Fórum de Economia da Fundação Getulio Vargas, em que se discutiu a doença holandesa. A obra é dividida em três partes: a primeira apresenta uma análise geral do Brasil e da América Latina; a segunda trata diretamente da doença holandesa e a forma como ela vem causando a desindustrialização do país; e a última aborda duas estratégias de desenvolvimento – a chinesa e a argentina – e a maneira como o Brasil vem enfrentando o furacão econômico representado pela China.

A doença holandesa é uma falha de mercado que atinge todos os países em desenvolvimento que dispõem de recursos naturais abundantes e baratos, fornecendo uma renda que não decorre da produção mais eficiente, mas de diferenciais de produtividade originados nesses recursos. Como resultado, a taxa de câmbio que equilibra a conta corrente é a mais apreciada do que a torna viável a produção de bens comercializáveis que empregam tecnologia no estado da arte. Dependendo da gravidade da doença holandesa, ela pode inviabilizar completamente a indústria de um país, como ocorre com muitos dos produtores de petróleo. [ Crise Global e o Brasil | Organizador Luiz Carlos Bresser-Pereira | Editora FGV | 342 páginas].

Sobre o organizador: Luiz Carlos Bresser-Pereira é professor emérito da Fundação Getúlio Vargas e editor da Revista de Economia Política. Foi secretário do Governo de São Paulo (1985/86), ministro da Fazenda (1987), da Administração Pública e Reforma do Estado (1995-98), e da Ciência e Tecnologia (1999).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira