Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/07/2010 - 09:14

Petróleo é responsável por crescimento populacional rápido em Rio das Ostras


Censo 2010 vai nortear políticas públicas do município.

Rio das Ostras registra a maior taxa de crescimento populacional do Estado do Rio e uma das maiores do Brasil, segundo dados do IBGE. A grande responsável pela procura do município da Baixada Litorânea, e consequentemente, pelas altas taxas populacionais tem sido a produção de petróleo e gás na Bacia de Campos, com a instalação da Petrobras e de grandes empresas offshore na cidade vizinha de Macaé. Um fenômeno que não é exclusivo de Rio das Ostras, mas acontece em várias cidades onde o setor de petróleo e gás é predominante. Uma realidade que demanda, por parte do município de Rio das Ostras, mais investimentos em saúde, educação, saneamento básico e lazer para a população. Por conta disso, o Censo 2010 será uma ferramenta ainda mais importante para o planejamento das políticas públicas do município. E para que a comunidade esteja consciente sobre a relevância da pesquisa, a Prefeitura de Rio das Ostras promove uma apresentação pública nesta quarta-feira, dia 28 de julho, às 18h, na Câmara Municipal.

Para se ter uma idéia do rápido crescimento dos últimos anos, demandado pelo petróleo, em 2000, data do último Censo, a população de Rio das Ostras era de 36 mil habitantes. Nove anos depois, o número de pessoas morando no município cresceu a impressionante marca de 265%, chegando aos atuais 96 mil habitantes. Mas, o maior salto se deu de 2006, quando a população era de 50 mil habitantes, segundo estimativas do próprio IBGE, para 2009. Um aumento de 194%.

Para acompanhar a demanda pelos serviços públicos, Rio das Ostras investiu em áreas prioritárias como saúde, educação, e obras de infraestrutura básica. E com o intuito de desenvolver economicamente o município e não depender unicamente dos royalties vindos da exploração do petróleo, a Prefeitura investiu em 2006, mais de R$ 15 milhões para estruturar uma área reservada especialmente para a instalação de empresas do setor offshore, a Zona Especial de Negócios (ZEN). Atualmente, 28 empresas estão instaladas na ZEN e geram 2,8 mil postos de trabalho.

No Brasil, o censo demográfico é realizado a cada 10 anos, e o IBGE começa o levantamento de dados do Censo 2010 em Rio das Ostras no dia 2 de agosto. "O crescimento populacional em Rio das Ostras deve mais uma vez surpreender. Em 2000, encontramos uma taxa de crescimento anual de 8%. Em 2007, essa taxa subiu para 10%. Então, temos dificuldade em prever os resultados. Porém, sabemos que continuamos com uma taxa de migração alta e acreditamos que continuamos entre os primeiros municípios em crescimento no Estado do Rio de Janeiro", conta a secretária de Planejamento, Rosemarie Teixeira.

Devido à importância do Censo 2010, a audiência pública dará aos moradores de Rio das Ostras as informações necessárias para que eles possam colaborar com a pesquisa no município. O evento contará com a presença do prefeito Carlos Augusto e da secretária de Planejamento, que vai apresentar os números oficiais do município e explicar como o grande aumento populacional impacta nos serviços públicos.

Haverá ainda a presença de representantes do IBGE, que esclarecerão sobre o processo de recenseamento. Também serão apresentados os profissionais que vão às residências levantar os dados estatísticos junto aos moradores. Os recenseadores vão trabalhar devidamente identificados.

"É muito importante que o Censo mostre a realidade de Rio das Ostras. A partir desses resultados é que o Governo Municipal pode identificar as áreas de investimento prioritárias", destacou o prefeito Carlos Augusto. "Por isso, pedimos que os moradores recebam bem os recenseadores e respondam com paciência às entrevistas. Esses dados vão se reverter em melhorias para todos", completou o prefeito.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira