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28/07/2010 - 09:24

Da advocacia para o setor de segurança

Segundo o Sebrae, no Brasil existem 5,1 milhões de empresas sendo que 98% deste total são micro e pequenas empresas. E investir em um empreendimento tem sido a grande aposta de profissionais que querem deixar de ser funcionários para ter o negócio próprio. Mas, para obter sucesso como empresário, é preciso ter ousadia para criar projetos diferenciados, atrelando criatividade a um bom planejamento estratégico e financeiro.

É o caso da VAULT, empresa especializada em Blindagem Arquitetônica e Sistemas Integrados de Segurança (Controle de Acesso, CFTV e Alarme). Há quase vinte anos fabricando, distribuindo e implementando soluções integradas de segurança, a VAULT surgiu como um embrião dentro de uma empresa de engenharia voltada para execuções de projetos e estruturas metálicas no segmento de módulos habitáveis para plataformas de petróleo, containers de cargas e vagões ferroviários.

Um dos sócios fundadores, Cristiano Vargas, viu no negócio uma oportunidade de mudar o rumo profissional, já que, formado em Direito, o empresário não estava feliz trabalhando em escritório de advocacia. “Nessa época, eu tinha um amigo que morava em San Diego, Estados Unidos, e tinha comentado sobre uma feira de segurança que ele havia visitado na região e achado interessante. Então, pedi que me mandasse um material sobre os produtos e as empresas do mercado americano. Passei a pesquisar este mercado no Brasil e constatei que havia uma demanda muito grande por este tipo de serviço e poucas empresas que o prestavam.” Ao perceber que o nível de produto no mercado americano era extremamente mais avançado do que o brasileiro, Vargas passou a importar estes produtos em sociedade com seu amigo de San Diego.

Com o aumento da violência no início dos anos 90, a empresa de engenharia (hoje extinta) decidiu criar uma empresa destinada especialmente à fabricação de portas de segurança em função da crescente demanda por estes produtos. Atualmente, a VAULT desenvolve projetos mais complexos, customizados, com proteções de ambientes inteiros para residências, condomínios, bancos, empresas e representações diplomáticas. “No início, contamos apenas com recursos próprios, mesmo porque passamos bastante tempo apenas pesquisando e estudando, ou seja, só gastando. Então, ninguém ia nos conceder empréstimo sem um negócio propriamente montado e funcionando. E nem nós mesmos tínhamos esse objetivo, já que ainda não tínhamos nosso negócio operando”, pontua o executivo.

A principal dificuldade no início da VAULT, segundo Vargas, foi ter paciência e determinação para passar tanto tempo só investindo e pesquisando sem ter receita alguma. “Tanto é que o meu sócio, que iniciou o projeto comigo, ao voltar para o Brasil, não aguentou e arrumou um emprego. Portanto, fiquei sozinho na empreitada e, posteriormente, arrumei outros dois sócios (amigos antigos) que abraçaram o projeto e estão comigo até hoje.” Outro problema, percebido mais à frente, foi a dificuldade de lidar com burocracia, carga tributaria e a legislação trabalhista. “Essa nossa estrutura arcaica acaba resultando em uma quantidade enorme de informalidade, gerando concorrência desleal.”

Com faturamento de 12 milhões de reais em 2009, a VAULT realizou importantes investimentos como a mudança da fábrica que passou de uma área de 850 m2 para 1600 m2; a aquisição de máquinas modernas como guilhotina e debradeira tipo CNC; maior participação em feiras especializadas como ISC Brasil e Exposec; a inserção no mercado corporativo de cofres blindados padrão tesouraria, atendendo clientes como Banco do Brasil e Correios que, juntos, somam mais de 1000 cofres em produção; e o lançamento do bollard, equipamento utilizado para controle de tráfego motorizado e de pedestres em áreas protegidas.

A VAULT já atendeu mais de 3000 clientes e realizou desde blindagem de portas residenciais (mais de 1500 residências) até blindagem de fachadas inteiras de prédios localizados em área de risco de bala perdida no Rio de Janeiro, como da Fiocruz, White Martins, Tribunal de Justiça e Petrobrás. Este último, resultou em uma das maiores blindagens feitas no Brasil (Nível III contra fuzil), totalizando mais de 1000 m2 de área protegida (vidros blindados). “Acredito que o grande segredo para obter sucesso no empreendedorismo é ter persistência, ter pleno conhecimento sobre o mercado em que irá atuar, além, claro, de um bom planejamento”, finaliza Vargas.

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