Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/06/2007 - 06:08

Petrobras avalia possibilidade de negócios no Qatar

O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli de Azevedo, esteve no dia 17 de junho, no Qatar para uma série de reuniões com representantes do Governo local a fim de avaliar oportunidades de negócios naquele país. O Qatar é o maior produtor mundial de Gás Natural Liquefeito (GNL) e detentor de aproximadamente 5% das reservas mundiais de gás natural. A delegação liderada pelo presidente da Petrobras encontrou-se com o Vice-Primeiro Ministro e também Ministro da Energia e da Indústria do Qatar, HE Abdullah Bin Hamad Al Attivah, com o Ministro de Estado, Dr. Mohammad Saleh Al-Sada, e com executivos das empresas Qatar Petroleum e RasGas.

Com o CEO da Qatar Petroleum International, Nasser Khalil Al-Jaidah, José Sérgio Gabrielli de Azevedo discutiu a possibilidade de a Petrobras importar GNL do Qatar e entrar no setor de exploração e produção daquele país árabe. A Qatar Petroleum International também demonstrou interesse em discutir oportunidades de negócios conjuntos em outros países e a possibilidade de participação na geração termelétrica no Brasil. As duas companhias estudam a assinatura de um memorando de entendimentos para aprofundar esse relacionamento e dar prosseguimento às negociações.

A convite da Petrobras, uma delegação técnica do Qatar deverá visitar o Brasil para conhecer as operações da Companhia. A visita da delegação brasileira ao Qatar foi destaque no noticiário de Economia dos principais jornais daquele país, como o Gulf Times (http://www.gulf-times.com/), Qatar Tribune e The Península (http://www.thepeninsulaqatar.com), assim como na rede de TV Al Jazeera.

Além do presidente da Petrobras, fizeram parte da comitiva o diretor de Gás e Energia da Companhia, Ildo Sauer; o gerente executivo de Marketing e Comercialização de Gás e Energia, Luiz Antonio Pereira; o Coordenador de Desenvolvimento de Alternativas de Suprimento do Mercado para a área de GNL, Marcio Demori; e o Gerentes da área de Novos Negócios Internacionais , Demarco Jorge e Bassim Dhajah

Os passos do projeto GNL - Há dois meses, a Diretoria da Petrobras aprovou a contratação da empresa Golar LNG Ltd para o afretamento das embarcações para os terminais de Gás Natural Liquefeito (GNL) da Baía da Guanabara, no Rio de Janeiro, e de Pecém, no Ceará. São duas Unidades Flutuantes de Regaseificação e Armazenamento que também podem ser usadas no transporte de GNL. Uma das unidades terá capacidade para regaseificar até 14 milhões de metros cúbicos de gás por dia, e a outra até 7 milhões de m3/dia.

No mesmo período, a Companhia firmou com a companhia nigeriana Nigeria LNG um acordo de suprimento de GNL do tipo Master Agreement. Com a estatal argelina Sonatrach, também foi firmado um acordo semelhante, além de um memorando de entendimentos para estudar, entre outros projetos, uma possível cooperação no suprimento de Gás Liquefeito de Petróleo (GNL) para atender os terminais de importação do produto que serão implantados em Pecém (CE) e na Baía da Guanabara (RJ).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira