Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/07/2010 - 08:24

BID e CELPA assinam acordo para implantar programa de eficiência energética para consumidores de baixa renda

O Programa tem o apoio de US$ 1 milhão do Banco.

A Dra. Carmem Campos Pereira e o Dr. Alexei Macorin Vivan, respectivamente diretora presidente e diretor vice presidente das Centrais Elétricas do Pará S.A. – CELPA, e o Dr. José Luis Lupo, Representante do BID no Brasil, assinaram um acordo de cooperação técnica no dia 28 de Julho em Brasília para a implantação de medidas de eficiência energética em mais de 7 mil moradias de clientes CELPA.

O objetivo específico do Programa consiste em colaborar com a CELPA e Rede Energia no desenho final das medidas de eficiência energética, na aquisição e instalação de equipamentos e sistemas eficientes em moradias de baixa renda e na preparação de um plano de monitoramento para retroalimentar a replicação das medidas. Adicionalmente, serão desenvolvidos mecanismos para assegurar a sustentabilidade das medidas a longo prazo e analisada a possível venda de créditos de carbono derivados do Programa.

Devido ao elevado percentual de perdas de energia elétrica por falta de recursos financeiros dos clientes de baixa renda para adquirir equipamentos e instalações internas eficientes, a CELPA, através do Programa, pretende reduzir essas perdas de energia com a substituição das instalações elétricas inadequadas e a substituição de lâmpadas incandescentes por lâmpadas compactas fluorescentes de alta eficiência. Além disso, deseja estimular nos clientes beneficiados pelo Programa a modificação de seus hábitos de consumo, para que adquiram consciência sobre o uso racional da energia elétrica.

Para financiar o Programa o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) utilizará recursos de doação do seu Fundo da Iniciativa de Energia Sustentável e Mudança Climática - SECCI por US$1.000.000.

O Programa, cuja execução se inicia com a assinatura deste acordo, faz parte de uma iniciativa mais ampla de eficiência energética do BID no Brasil, também financiada pelos fundos SECCI, que inclui outros dois Programas:

1) Programa de Eficiência Energética da Secretaria de Estado de Saneamento e Energia (SSE) do Estado de São Paulo, que projetará, avaliará e implantará uma serie de medidas de eficiência energética, incluindo: (i) Desenvolvimento de um sistema de informação energética para o Estado de São Paulo, (ii) Apoio a Gestão Energética Municipal que permitirá a redução do consumo de energia elétrica em todos os municípios do Estado de São Paulo, com base a experiência num primeiro município piloto; (iii) Projetos de eficiência no uso de energia elétrica nas Faculdades de Tecnologia (FATECs) e nas Escolas Técnicas (ETECs) dirigidos a capacitação de profissionais; e, (iv) Preparação de planos de investimento para ampliar a implantação de medidas de eficiência energética. O Governador do Estado de São Paulo José Serra e o Chefe da Divisão de Energia do BID Leandro Alves assinaram o acordo de cooperação técnica deste programa no dia 15 de Dezembro de 2009 na COP 15 em Copenhagen, Dinamarca.

2)Programa de Eficiência Energética em Minas Gerais, em preparação pela Cemig Distribuição S.A. – subsidiaria da Companhia Energética de Minas Gerais - CEMIG, para a realização de diagnósticos do mercado de eficiência energética no Estado de Minas Gerais, através do: (i) Monitoramento e gestão do consumo energético de residências; (ii) Implantação de um programa de gestão energética de órgãos públicos; e, (iii) Preparação de planos para ampliar a escala do Programa com o financiamento de projetos adicionais de eficiência energética.

“A Agencia Internacional de Energia – AIE indica que a nível mundial, as medidas de eficiência energética serão responsáveis no ano de 2030 de mais da metade da redução das emissões de carbono associadas a produção e uso de energia. Os Programas de Eficiência Energética do BID em implantação no Brasil estão dando um passo acertado nesta direção, com medidas que podem ser consideradas como modelo a repetir em outros países da América Latina e o Caribe” Indicou Arnaldo Vieira de Carvalho, Líder da equipe de projeto do BID.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira